Meus sentimentos de arrependimento sempre trazem de volta outros sentimentos e cada vez eles ficam m

17 respostas
Meus sentimentos de arrependimento sempre trazem de volta outros sentimentos e cada vez eles ficam maiores, e não tenho bom controle sobre ele e cresci com uma mania de ter tudo sobre controle.
Nem tudo temos o controle, tem coisas que fogem de nosso alcance. Consulte um psicólogo para uma analise e vc lidar melhor com este sintoma.

Olá, infelizmente crescemos no geral com a ideia de que não lidar com nossos sentimentos e pensamentos (engole o choro) é uma forma de fazê-los ir embora, mas na verdade não funcionamos desta forma, ignorar algo (controlando para não sentir) não vai fazer com que deixe que exista e quando falamos de sentimentos, estes tendem a nos dominar e machucar cada vez mais quando não lidamos de forma adequada com eles. Tem um pensamento de Carl Rogers que diz “O paradoxo curioso é que, quando me aceito como sou, posso mudar”, você já reconheceu e aceitou que é assim, dando um grande passo para reconquistar e facilitar o seu processo de melhora. A psicoterapia com psicólogo/psicanalista poderá te auxiliar neste processo.
Olá! Espero que esteja bem apesar dessa questão.
Como disse a colega Gleiciane, se o controle que você tentou exercer sobre seus sentimentos tiver sido evitar de senti-los, realmente, tende muito fortemente a funcionar como um tiro que sai pela culatra. Mas à medida que for possível entender plenamente o significado dos seus sentimentos e vivê-los você pode assumir algum controle no sentido de administrar, nesse sentido, uma terapia será de ajuda crucial.
Um grande abraço e fico à disposição para o que mais possa ajudar.
Podemos pensar juntos sobre as nossas escolhas que fazemos na vida. Por que escolhemos isso e não aquilo? O sentimento de arrependimento existe quando? Quando nossa escolha não foi a melhor para nós mesmos? Mas por outro lado, também aprendemos com isso. As escolhas que fizeram nos arrepender delas posteriormente, ensina que também podemos errar e aprender com isto, do que nos fazer nos sentir culpados e fora do controle de nossas vidas. Nós aprendemos e perseveramos!
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 250
Olá!
Aceitar que não acertamos sempre, e mais, que a escolha sempre nos coloca em dúvida quanto ao que foi deixado, o que não foi escolhido. Quando fantasiamos que era aquele outro caminho que deveríamos ter escolhido, nele teríamos nos dado bem, sido mais felizes… seguindo com esta falta martelando, não respeitamos nossos limites e vamos nos tornando inseguros e insatisfeitos: neuróticos!
Lidar com isto é um longo caminho que a análise psicanalítica pode contribuir bastante! Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Em vários momentos de sua obra, Sigmund Freud, o criador da psicanálise, explicita a compulsão dos indivíduos à repetição. A ênfase dada a este ponto aparece, por exemplo, em "Além do princípio do prazer" - um dos mais conhecidos textos do psicanalista da Bergasse 19. A partir de Freud, é razoável supor que não é incomum o reaparecimento de afetos associados à culpa ou ao arrependimento. A questão fundamental é compreender por que há uma fixação de sua parte no significante "arrependimento". Tanto esta fixação quanto o desejo pelo controle - traço da antiga neurose obsessiva - são sintomas que dão conta de algo que não está lá; de uma "presença ausente". O motivo de seu aparelho psíquico recorrer aos expedientes em tela só pode ser revelado pela análise clínica. “Revelado” aqui não tem a ver com a descoberta de algo. Sublinho apenas que o trabalho com o psicanalista criará condições para que você, à luz do associativismo ou da cadeia de significantes, produza elementos de sua história psíquica.
Olá! Penso que seria interessante você buscar um psicanalista para trabalhar essa questão do controle, entender de onde vem essa fantasia do controle, a serviço de que ela se coloca no seu mundo psíquico.
Olá
Sugiro que busque ajuda psicológica.
A psicanálise pode te ajudar com estas questões

Fico a disposição
Olá! A pessoa controladora sente a necessidade de ficar de olho em tudo, normalmente, são pessoas perfeccionistas, metódicas e ansiosas. Nem tudo está no nosso controle, e isso causa sofrimento para essas pessoas, além de ansiedade! Sugiro que busque ajuda de um psicólogo e faça terapia!
Olá, tudo bem?
Pois então, a verdade fatídica é a de que ninguém tem quase nada sob controle... É difícil lidar com tal verdade, mas é apenas a partir desta aceitação que conseguimos estabelecer dentro de nós uma verdadeira noção de segurança que independe do que está acontecendo fora de nós.
Deve estar sendo bem difícil para você, recomendo que inicie psicoterapia de orientação psicanalítica. Certamente as coisas ficarão mais claras para você e o profissional vai te ajudar a desenvolver ferramentas para te sentires mais forte diante das adversidades do mundo.
Grande abraço e fico a disposição caso queiras iniciar tal processo comigo.
Olá!
O arrependimento geralmente é fruto da culpa, mediante uma mudança de valores. Sobre o controle, infelizmente isso não é possível, não temos controle sobre os nossos pensamentos e sentimentos, porém, a partir de um processo analítico minucioso, abriremos novas possibilidades para se chegar
à origem desses pensamentos e sentimentos obsessivos e encontrar melhores caminhos para lidar com eles.
Certamente, sem ajuda de um profissional, ficará mais difícil alcançar um equilíbrio diante dessa condição.

Ter sentimentos de arrependimento é uma experiência comum e natural. No entanto, quando esses sentimentos se tornam intensos e difíceis de controlar, pode ser sinal de que é preciso trabalhar com eles de maneira mais profunda.

É importante lembrar que o arrependimento é uma emoção complexa e pode ser desencadeada por uma variedade de razões, incluindo sentimentos de culpa, tristeza ou ansiedade. Ele também pode estar relacionado a problemas de autoestima ou padrões de pensamento negativos.

Uma maneira de lidar com esses sentimentos é aprender a aceitá-los e permitir-se senti-los, em vez de tentar controlá-los ou reprimi-los. Isso pode incluir práticas de meditação, yoga ou terapia, que podem ajudá-lo a se conectar com seus sentimentos e aprender a lidar com eles de forma saudável.

Além disso, é importante trabalhar em sua autoestima e aprender a perdoar a si mesmo. Lembre-se que todos cometemos erros e que o arrependimento é uma oportunidade para crescer e aprender com eles.

Considerar terapia individual pode ser útil para ajudar a entender e trabalhar essas questões. Não há necessidade de lidar com isso sozinho, é importante buscar ajuda e suporte para lidar com esses sentimentos complexos e difíceis.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Todos nós vivemos desejando uma zona de conforto onde tudo deve estar sob controle. Isso também está ligado ao perfeccionismo e tudo o que sai fora que dizer desafio. A Psicanálise atua na identificação de processos que acontecem ao longo da vida e que juntos podemos descobrir os gatilhos mentais que geram esse sentimento.
Olá! Normalmente as pessoas tomam decisões, com base na sua cultura, em suas crenças, na educação que teve, e nas informações e circunstância do momento. Mesmo querendo acertar, nem sempre isso é possível, pois podem existir diversas váriáveis que não estão e nem poderão estar sobre o contole. Assim, temos que aceitar nossas limitações e passarmos a ter certeza de que não podemos ter o controle de tudo. O que eventualmente sair errado em decorrência das decisões, não deveria servir para se culpar e muito menos para se ter um pensamento compulsivo de sentimentos de arrependimentos cada vez maiores e repetitivos. Para se libertar desse "labirinto" de sofrimento, sugiro iniciar um processo de psicanálise, através do qual vai identificar as razões desses sentimentos, a aprender a se perdoar - se for o caso, bem como a aceitar que não tem o controle sobre tudo...
Espero tê-lo(a) ajudado.
Entendo que os sentimentos de arrependimento podem ser difíceis de lidar e que, para você, a sensação de controle é importante. É normal que os arrependimentos possam trazer à tona uma série de outros sentimentos, como tristeza, culpa ou ansiedade, e que esses sentimentos possam crescer ao longo do tempo.
Primeiramente, é importante reconhecer que todos nós cometemos erros e temos arrependimentos ao longo da vida. Isso faz parte da experiência humana e é uma oportunidade para aprendizado e crescimento pessoal. Em vez de tentar controlar esses sentimentos, pode ser mais útil explorá-los e compreendê-los.
A terapia é um espaço seguro onde você pode discutir seus arrependimentos, explorar suas origens e entender melhor por que esses sentimentos estão se tornando tão avassaladores. Com a ajuda de um psicólogo ou psicanalista, você pode aprender a lidar com esses sentimentos de maneira mais saudável.
Lembre-se de que ter tudo sob controle o tempo todo é uma expectativa irrealista. A vida é imprevisível e cheia de desafios. Aprender a aceitar que você não pode controlar tudo e a desenvolver a capacidade de lidar com os arrependimentos de forma construtiva pode ser uma jornada de crescimento pessoal muito valiosa.
Se você está se sentindo sobrecarregada por esses sentimentos, considerar a busca de apoio profissional pode ser uma decisão positiva. Um terapeuta pode ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com os arrependimentos e outros sentimentos de forma mais saudável e equilibrada. Estou aqui para apoiá-la nesse processo, e lembre-se de que você não está sozinha em suas experiências emocionais.
Tudo bem? Aceitar que não acertamos sempre e que as nossas escolhas sempre vem acompanhadas de dúvidas, é um bom começo. O arrependimento pode desencadear por vários motivos, um deles é o sentimento de culpa, também pode estar relacionado à autoestima e perfeccionismo. Procurar a ajuda de um profissional poderá te ajudar a entender o porquê dessas repetições.
No campo psicanalítico não existe resposta pronta, por isso é preciso investigar as causas inconscientes sobre os sentimentos de arrependimento e de controle. De modo geral, esses sentimentos estão relacionados às fantasias de idealização e de perfeccionismo. As pessoas que são acometidas pelos sentimentos de arrependimento e de controle, geralmente estão fixadas nas ideias de: “E se eu tivesse tomado essa ou não aquela decisão?” ou “E se eu tivesse feito isso e não aquilo?”. Neste caso, é preciso compreender as causas inconscientes que produzem as ideias de “reparação” e “ajuste” da própria subjetividade/realidade, surgindo, com isso, os sentimentos de arrependimento e de controle. Sugiro que busque um psicanalista e faça análise.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!