Meus pais, tios, primos ou avos nao sao esquizofrenicos (Nao conheci meus bisavos). Ja tenho 20 anos,

4 respostas
Meus pais, tios, primos ou avos nao sao esquizofrenicos (Nao conheci meus bisavos). Ja tenho 20 anos, usei maconha aos 16 por um breve periodo, e nunca tive sintomas na esquizofrenia. Sou ansioso e faço tratamento, as vezes tenho medo de enlouquecer. Posso ficar esquizofrenico?
A perspectiva de que o uso de substâncias psicoativas causa transtornos psiquiátricos é um tema controverso na área de saúde mental. Há pesquisadores que defendem tal correlação de causalidade e outros tantos que não entendem assim, onde o abuso de substâncias psicoativas é consequência de alguma dificuldade subjetiva pré-existente, de qualquer ordem, ao invés de sua causa..
Particularmente tendo a compreender e seguir a segunda perspectiva: o abuso (que é diferente do uso) de SPA tem correlação a outras dificuldades que as pessoas encontram na vida, que o abuso tem como uma de suas consequências o mascaramento e agravamento de muita dessas dificuldades e questões.
|O medo de enlouquecer e a ansiedade referidas na pergunta me parecem ter relação, então, com outras causas que não o uso de maconha, por breve período, na adolescência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Carissimo!!!
Deve-se aceitar que o consumo de maconha pode-se induzir sintomas psicóticos, principalmente entre pessoas predispostas ao surgimento de quadros esquizofreniformes. Apenas uma avaliação clinica especializada, bem como um acompanhamento intensivo poderá auxiliar o usuário de maconha com quadro psicótico a ser adequadamente tratado e diagnosticado.
Alguns autores em suas pesquisas ,concluiram que o uso de maconha conferem um aumento de 2 vezes no risco relativo para a esquizofrenia.
Atenciosamente!
Mônica Araujo
Prezado(a),
O fato de você estar se preocupando com isso já afasta esta possibilidade. Antigamente se fazia diagnóstico de esquizofrenia para várias coisas distintas. Atualmente, pensa-se em abandonar o termo, como já foi feito no Japão.
Mais importante do que dar um nome é entender o que você sente.
Questione-se sempre.
Procure auxílio com profissionais esclarecidos.
Fique bem.
Abs
Acho curioso o medo que as pessoas têm de diagnóstico de transtornos mentais, e penso que possa ser o seu caso. Acredito que não haja diferença em termos esquizofrenia ou ansiedade, qualquer transtorno imprimi níveis diferentes de intensidade do quadro, dependendo da pessoa, por isto, este medo que você tem de enlouquecer, pode acontecer em momentos que sua ansiedade está muito alta. Foca no tratamento adequado da ansiedade, procure ajuda psiquiátrica e psicológica, leve à sério este tratamento, e o autoconhecimento poderá lhe ajudar muito, para que estes medos não se repitam em outras fases da sua vida. Não brinque com os remédios, é muito comum pessoas ansiosas começarem tomar medicamento psiquiátrico e na melhora interromper, este tratamento é de médio/longo prazo. Insista no tratamento, você pode e deve melhorar sua qualidade de vida.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.