Meus nobres, preciso muito de uma orientação. tomo escitalopram 20mg a 3 anos, e vinha me sentindo m

3 respostas
Meus nobres, preciso muito de uma orientação. tomo escitalopram 20mg a 3 anos, e vinha me sentindo muito bem da TAG, no entanto de um mês pra cá, comecei a sentir novamente sintomas como: sensação de entalo, irritabilidade, humor alterado e batimentos acelerados. será que o medicamento não está mais fazendo efeito?
Olá, primeiro precisamos excluir alguns fatores como: troca da marca da medicação, uso de genérico, quadro de diarréia recente que afetaria a absorção e uso de outras medicações que venham a interagir com o Escitalopram. Também precisaria excluir a parte clínica, para depois pensarmos nessa possibilidade. Consulte seu médico. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além das possíveis causas citadas na resposta anterior também devem ser avaliados possíveis acontecimentos de vida, situações que possam ser gatilho para sintomas ansiosos. Importante ressaltar que a medicação é uma parte do tratamento de quadros de ansiedade, sendo importante as abordagens não farmacológicas, que são essenciais mesmo que em quadros em que houve remissão de sintomas (ex: atividade física, sono regular, psicoterapia, alimentação saudável, meditação, atividades de lazer, sociais e de relaxamento)
É possível que o escitalopram esteja precisando de ajustes, especialmente se você começou a sentir novamente sintomas como sensação de entalo, irritabilidade e batimentos acelerados. Às vezes, o efeito do medicamento pode mudar ao longo do tempo, e esses sintomas podem indicar que o tratamento precisa ser reavaliado. É importante conversar com seu psiquiatra sobre essas novas preocupações para que ele possa avaliar a situação e, se necessário, ajustar a dose, mudar o medicamento ou explorar outras opções de tratamento. O acompanhamento regular é fundamental para manter o controle dos sintomas.

Especialistas

Daniela de Oliveira Consentino

Daniela de Oliveira Consentino

Psicólogo

São Paulo

Maria Gabriela P. de Araújo

Maria Gabriela P. de Araújo

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Lucelia dos Santos Batista

Lucelia dos Santos Batista

Psicólogo

Aracaju

Carolina Teixeira de Assumpção

Carolina Teixeira de Assumpção

Psicólogo

Rio Das Ostras

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Transtorno da ansiedade generalizada (TAG)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.