Meu sogro fez uma retossigmoidectomia para retirada de um tumor de aproximadamente 8cm. Não foi feita
2
respostas
Meu sogro fez uma retossigmoidectomia para retirada de um tumor de aproximadamente 8cm. Não foi feita a colostomia. Como se dá o processo de cicatrização do clampeamento nesses casos? O trânsito intestinal não afetará a cicatrização?
O tumor de reto localizado nessa altura, tem baixa chance de vazamento do clampeamento, o que chamamos de sutura, se respeitados os critérios para a realização adequada da reconstrução do trânsito intestinal. A passagem de fezes não afeta a cicatrização, e sim demais fatores relacionados ao paciente, principalmente. Consulte seu médico para esclarecimentos adicionais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
As junções do intestino, chamadas anastomoses, necessitam de alguns fatores para cicatrização adequada, dentre estes uma boa vascularização (chegada adequada de sangue), ser realizada sem tensão e com técnica adequada (seja com pontos ou grampeadores). Alguns fatores relacionados a saúde do paciente também podem afetar a cicatrização (anemia, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras).
O trânsito intestinal não afeta a cicatrização, inclusive a realização de colostomia "de proteção/desvio do trânsito" (necessária em alguns casos) também não, ela apenas minimiza uma infecção mais grave caso haja alguma falha na cicatrização que leve a um vazamento no local.
O trânsito intestinal não afeta a cicatrização, inclusive a realização de colostomia "de proteção/desvio do trânsito" (necessária em alguns casos) também não, ela apenas minimiza uma infecção mais grave caso haja alguma falha na cicatrização que leve a um vazamento no local.
Especialistas
Paulo de Azeredo Passos Candelaria
Coloproctologista, Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visitaJefferson André S. Alves
Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Bom dia meu nome Jacqueline!! Fiz uma cirurgia já fazem 30 dias, estou indo ao banheiro normalmente. Mas ainda tenho um pouco de dor na parte de baixo da barriga. Gostaria de saber se já posso me alimentar normalmente é se é normal sentir essa dor? Gostaria de saber também se já posso manter relação…
- Olá, fiz a cirurgia retossigmoidictmia a wartmamn a um mês, e fico com um tipo de spam como se fosse um soluço..o que poderia ser isso?
- Paciente que faz laparatomia, é sempre indicado o uso de bolsa de colostomia?
- Bom dia. Gostaria de saber quanto tempo demora a cirurgia de retossigmoidectomia. Desde já, agradeço.
- 6 meses é um tempo seguro para fazer colonoscopia após retossigmoidectomia por câncer?Pois a oncologista pediu meu pai pra repetir a colonoscopia em agosto e ele fez a cirurgia em fevereiro.
- Oi fiz uma reversão intestinal, e sinto dores abdominal, discorforto e tbm depois que eu vômito passa a dor isso é normal. Minha barriga está inchada tbm . Esses sintomas é normais ?? ..
- Tenho uma ileostomia, por doença de crohn, será temporaria, a cicatriz da laparotomia teve deiscência que já cicatrizou. É possível após a reversão fazer uma lipo? Quanto tempo após? Tenho 21 anos, e ficou horrível minha barriga
- Fiz uma cirurgia retisignoide e não ejaculo mais, o que será que pode ter acontecido? Meus espermas saem na urina
- fiz cirurgia de cancer no reto , retirou parte dele ,tem possibilidade de reversao da astomia , nao foi amputado o anus, uso bolsa a mais de um ano , faco revisao periodicamente , mas o medico nao quer fazer a reversao porque diz que estou muito bem com a bolsa, e que a cirurgia foi muito complicada…
- Fiz uma cirurgia de retossigmoidectomia em abril de 2021, E até hoje minhas fezes continua saindo finas e eu vo muito ao banheiro é normal isso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 158 perguntas sobre Retossigmoidectomia abdominal por câncer
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.