Meu sobrinho nasceu com pé torto congênito e hoje já tem 3 anos e a mãe dele parou de fazer o tratamento
4
respostas
Meu sobrinho nasceu com pé torto congênito e hoje já tem 3 anos e a mãe dele parou de fazer o tratamento com gesso à mais ou 2 meses, eu desconfio que ele ainda não tenha feito a cirurgia por escolha dela mesma, caso seja isso, ainda há tempo de fazer a cirurgia e corrigir os pés do meu sobrinho?
O tratamento do pé torto congênito, quando iniciado nas primeiras semanas de vida, envolve manipulação seriadas e delicada dos pés seguida da aplicação de imobilização gessada. Normalmente são necessárias seis a oito trocas de gesso, feitas com intervalos regulares a cada semana. Eventualmente é necessário cortar cirurgicamente o tendão de Aquiles sob anestesia local, o que pode ser realizado no próprio ambulatório entre a quarta e a sexta-semana de tratamento. Cirurgias maiores são necessárias somente após falha completa do tratamento conservador aonde persistem graves deformidades (mais raro hoje em dia) ou quando persistem algumas deformidades residuais pequenas que podem ser corrigidas com cirurgias menores, estas realizadas em geral após os três anos de idade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, o tratamento conservador(gesso, órtese e fisioterapia) deve ser realizado até a criança completar 3 ou 4 anos de idade, em casos em que não se obtenham resultados satisfatórios (6 a 7 gessos) a cirurgia deve ser realizada entre 3 meses e 1 ano de idade. O ideal é que ela procure um profissional para reavaliar seu sobrinho.
A mão da criança deveria seguir as orientações do médico.
Sim, se não houve correção suficiente com o tratamento com gesso ainda é possível a cirurgia mas quanto mais tarde se postergar pior é o tipo de procedimento que precisará ser feito e também o resultado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 65 anos. Tive paralisia infantil eu tinha 7ano. Quando fiquei doente. O meu pé esquerdo. encolheu eu piso com a ponta do pé melhor apoiado só com as pontas dos dedos. Gostaria de saber se tem como fazer cirurgia para voltar pisar normal
- Eu tenho ma formação no pé (pé torto, um menos que o outro, uma perna mais fina que a outra) posso jogar futvôlei?
- Minha filha nasceu com pé torto congênito, mais já fez 2 cirurgia ela tem direito em si aposentar ? Pois todos os anos tem o retorno os gasto com raio x botas ortopédica, pagar consulta. Ela tem?
- Minha filha tem 10 anos e tem os pes torto pea dentro o ortopedista disse q ia ser preciso cirurgia no quadril ,mais nunca ela usou sapatilha não usou nada pra ver se melhora. Tou com medo de cirurgia.
- Tenho uma doença neurológica chamada paraparesia espastica hereditária, que a conseguencia foi ter os pés tortos para dentro . existe cirurgia para isso ? obrigado
- Tenho 53 anos e alguns problemas na coluna, motivo pelo qual minha perna esquerda está muito fraca e meu pé esquerdo totalmente rotacionado para fora, gostaria de saber se tem relação do meu pé virado com os problemas da coluna. Ps. Fratura com colabamento, profusão discal....
- Com a idade de 43 anos pode-se fazer a braquimetatarsia dos dois pés ?
- Minha tia tem 35 anos, e está grávida, ela tem vários enjoos, o que é normal mas ela tem gastrite! Isto pode ser um risco para o nascimento do bebê ou para a saúde do bebê?
- Meu filho já fez duas cirurgias. Uma com 3 meses, outra com 2 anos. Atualmente tem 4 anos, sinto a perna dele virado um pouco para dentro. O médico disse que a torção tibial é um dos elementos do pé torto. Passou fisio, natação. É isso mesmo?
- Bom dia Meu filho tem o pé direito um pouco torto Usamos gesso e agora ele está usando órtese de Dennis Bronw porém está gritando de dor Ele tem quatro meses Tem alguma outra solução além do Dennis Bronw?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Pé Torto
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.