Meu sobrinho nasceu com pé torto congênito e hoje já tem 3 anos e a mãe dele parou de fazer o tratamento

4 respostas
Meu sobrinho nasceu com pé torto congênito e hoje já tem 3 anos e a mãe dele parou de fazer o tratamento com gesso à mais ou 2 meses, eu desconfio que ele ainda não tenha feito a cirurgia por escolha dela mesma, caso seja isso, ainda há tempo de fazer a cirurgia e corrigir os pés do meu sobrinho?
O tratamento do pé torto congênito, quando iniciado nas primeiras semanas de vida, envolve manipulação seriadas e delicada dos pés seguida da aplicação de imobilização gessada. Normalmente são necessárias seis a oito trocas de gesso, feitas com intervalos regulares a cada semana. Eventualmente é necessário cortar cirurgicamente o tendão de Aquiles sob anestesia local, o que pode ser realizado no próprio ambulatório entre a quarta e a sexta-semana de tratamento. Cirurgias maiores são necessárias somente após falha completa do tratamento conservador aonde persistem graves deformidades (mais raro hoje em dia) ou quando persistem algumas deformidades residuais pequenas que podem ser corrigidas com cirurgias menores, estas realizadas em geral após os três anos de idade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, o tratamento conservador(gesso, órtese e fisioterapia) deve ser realizado até a criança completar 3 ou 4 anos de idade, em casos em que não se obtenham resultados satisfatórios (6 a 7 gessos) a cirurgia deve ser realizada entre 3 meses e 1 ano de idade. O ideal é que ela procure um profissional para reavaliar seu sobrinho.
A mão da criança deveria seguir as orientações do médico.
Sim, se não houve correção suficiente com o tratamento com gesso ainda é possível a cirurgia mas quanto mais tarde se postergar pior é o tipo de procedimento que precisará ser feito e também o resultado.

Especialistas

Rhebeca Almeida Marchiore

Rhebeca Almeida Marchiore

Fisioterapeuta

Goiânia

Luis Henrique S. Souza

Luis Henrique S. Souza

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Daniella Dantas

Daniella Dantas

Ortopedista - traumatologista

São Bernardo do Campo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Pé Torto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.