Meu sobrinho foi diagnosticado com bouderline. Mas ele nao quer fazer tratamento. O q fazer?

3 respostas
Meu sobrinho foi diagnosticado com bouderline. Mas ele nao quer fazer tratamento. O q fazer?
Os pacientes que sofrem de transtorno de personalidade limítrofe, conhecidos como Borderline, tendem a ser indivíduos bastante resistentes a procurar ajuda, seja de qualquer individuo ou profissional. Então seria interessante ganhar a confiança desta pessoa e fazê-la compreender que o tratamento, tanto psicológico, como psiquiátrico, poderia ajudar a melhorar a qualidade de vida como um todo.
De qualquer modo, o diagnóstico é bastante comum atualmente, então quem sabe conversando com ele sobre isso, lendo e entendendo sobre as vantagens da psicoterapia ele não possa se motivar?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O principal tratamento para transtorno de personalidade borderline é psicoterapia, sendo necessário muito tato não apenas durante a terapia como para engajar o paciente na mesma. Importante avaliar a comorbidade com transtorno bipolar, cujo tratamento não resolve tudo mas ajuda bastante
O melhor nos casos de pacientes com borderline é que sejam companhados principalmente por um psiquiatra e um psicologo. A resistência ao tratamento é algo frequente em pacientes que são diagnosticados com borderline. Uma pessoa que está com borderline normalmente tem uma relação com o seu mundo instável, intensa e tempestuosa, e assim como ele se relaciona com os outros é como ele vai se relacionar com o terapeuta. Além disso, eles também têm uma elevada resistência à mudanças, fazendo assim com que o tratamento seja um desafio tanto para o profissional quanto para o paciente. Tentem conversar quando ele estiver mais "receptivo" e veja se consegue levá-lo pelo menos a uma primeira sessão. No caso disso ser muito difícil, é uma opção ver com os pais dele a possibilidade deles fazerem psicoterapia. Vendo os pais ou alguém muito próximo fazendo terapia, talvez isso faça com que ele fique mais aberto a essa possibilidade, além de ajudar os pais com a situação em que se encontram.

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Lara Balera Ferreira Pinto

Lara Balera Ferreira Pinto

Psicanalista

Londrina

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.