Meu sobrinho foi atingido por uma bala perdida, o medico falou que atingiu a medula e que ele não va

6 respostas
Meu sobrinho foi atingido por uma bala perdida, o medico falou que atingiu a medula e que ele não vai mais mecher as pernas, esse quadro é irreversivel?
Olá, para saber é preciso fazer uma avaliação fisioterapêutica com especialista em neurofuncional. Para saber se foi lesão completa ou incompleta!
att

Olá! Depende da extensão da lesão. O ideal é fazer uma consulta com um fisioterapeuta Neurofuncional para ele passar um prognóstico. Minha opinião é de estimular, fazer fisioterapia para estimular o máximo que puder para tentar reverter o que for possível. A cada momento a ciência nos surpreende com os efeitos da Neuroplasticidade, então precisaria tentar pelo menos um ano de reabilitação e observar as respostas que o corpo dele apresentar.
Vamos lá : A resposta tem que se basear no nível medular acometido. Quanto mais alto for esse nível, pior o prognóstico. Além disso precisamos entender se é uma lesão total ou não. Geralmente lesão por Arma de fogo são graves, com prognóstico ruim.

Mas como disse , depende muito da altura da lesão e da extensão da mesma
Ser irreversível ou não depende de um fator, a lesão ser completa ou incompleta, ou seja, a bala atingiu em cheio a medula ou pegou só uma parte. Se atingiu em cheio a informação que o cérebro manda não vai chegar até as pernas e o movimento não vai voltar, o melhor a se fazer é se adaptar a cadeira de rodas mais apropriada e funcional para o nivel da lesão (um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional podem fazer essa indicação). Caso a bala tenha atingido só um pedaço da medula, ainda sobram caminhos para a informação do cérebro chegar até as perna, nesse caso o movimento das pernas pode voltar, mas dificilmente será como antes da lesão. Para descobrir se a lesão é completa ou não é necessária a avaliação de um medico ou fisioterapeuta, e buscar sempre a opinião de mais profissionais
Olá;
Para ter uma boa resposta é indicado fazer uma avaliação com o fisioterapeuta Neurofuncional e checar todos os exames para saber como foi a lesão por PAF na medula.

Abraços.
O prognóstico (o quanto ele pode melhorar) depende de dois fatores principais: extensão da lesão (o quanto a medula foi afetada) e o tempo de lesão (em geral, o quadro neurológico se estabiliza após 1 a 2 anos após a lesão).
A avaliação com um fisioterapeuta especialista em neurofuncional pode ajudar a compreender melhor o quadro e propor atividades que possam favorecer o processo de recuperação da lesão, assim como estimular a independência do rapaz.
A neuromodulação não invasiva é um tratamento que tem trazido resultados satisfatórios em pessoas com lesão medular.
Te convidamos para uma consulta: Consulta fisioterapeuta - R$ 250