Meu sobrinho de 20 anos foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, porém o diagnóstico de Transtorno

6 respostas
Meu sobrinho de 20 anos foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, porém o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Esquizóide, não foi descartado pois ele não possui empatia, não associa ação sentimentos, e tem baixo QI.

Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
Ola, primeiramente seria bom além do Psiquiatra, fazer uma avaliação neuropsicológica. Com a avaliação é mais fácil fazer o diagnóstico, e depois sim procurar ajuda de um Terapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Ambos os profissionais estão habilitados para um psicodiagnóstico inicial.
Estas duas ciências são complementares, seria interessante para você manter as duas a sua disposição para que você possa utilizar os benefícios da medicação, prescritos apenas pelo psiquiatra, e a psicoterapia realizada pelo profissional da psicologia.
Desejo Sorte!
Neste caso, mais importante do que fechar um diagnóstico é trabalhar com treino de habilidades, para
que ele aprenda a se relacionar melhor com as pessoas e as situações que enfrenta e possa adquirir mais independência.
Ola! Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo são pessoas capacitadas, porém cada qual com suas importâncias. Sendo ambos importantes para seu tratamento.
Outro importante recurso que poderá para ser adicionado seria uma avaliação neuropsicológica, com o intuito de buscar um diagnóstico diferencial e assim um melhor direcionamento para tratamento adequado para ele.
Abraço!
Prezada, ambos os profissionais (psicólogo e psiquiatra) estão habilitados para realizar o psicodiagnóstico, mas no seu caso parece ser importante a realização do diagnóstico diferencial para verificar com mais precisão estas hipóteses diagnósticas lançadas.

Você pode buscar centros especializados em deficiência, como a Fundação Catarinense de Educação Especial localizada em Santa Catarina. Nesses serviços pode haver a possibilidade de tratamento multidisciplinar, ou seja, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social etc.
Segue o endereço:
www.fceesc.gov.br

Outra possibilidade é buscar um profissional capacitado (Neuropsicólogo, Psicólogo, Psiquiatra) para avaliar a demanda do paciente e fazer os encaminhamentos em caso de necessidade.

Fico à disposição para outras informações.
Veja bem, essas três características que você citou, ainda não são suficientes para determinar a diferenciação para um quadro de transtorno de personalidade esquizóide. O que antes era chamado de Síndrome de Asperger, entrou para o Espectro Autista segundo o DSM V. Duas diferenças entre o quadro esquizóide e transtorno de Espectro autista são que no segundo, as relações sociais são mais comprometidas e o paciente apresenta comportamentos estereótipados.
Minha recomendação seria procurar um psicólogo especializado em TEA para realizar a bateria de testes para verificar se é mesmo um caso de autismo (Asperger) e aí sim, direcionar as devidas terapias.
Espero poder ter contribuído para responder às sua pergunta.
Um forte abraço!

Especialistas

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Taís Xavier Rigobello

Taís Xavier Rigobello

Psicólogo

Ribeirão Preto

Jéssica de Lima Leite

Jéssica de Lima Leite

Psicólogo, Psicanalista

São Sebastião

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.