Meu psicólogo faz diagnóstico pra TDAH mas ele me falou que não pode fazer em mim pq eu sou paciente

30 respostas
Meu psicólogo faz diagnóstico pra TDAH mas ele me falou que não pode fazer em mim pq eu sou paciente regular dele. Procede isso? Um psicólogo não pode fazer diagnóstico no seu paciente só por que ele é atendido toda semana por ele? Desde já agradeço o esclarecimento!
Olá! Espero que você esteja bem!

Na verdade nada impede o seu psicólogo de realizar essa avalição, somente por já ser o seu psicólogo. O que pode acontecer é ele não dominar essa área e preferir não realizar a avaliação por não sentir segurança para tal.

É importante esclarecer que o diagnóstico de TDAH e de outros transtornos mentais requer uma avaliação completa e criteriosa. Normalmente, a avaliação envolve entrevistas clínicas detalhadas, observações comportamentais, coleta de histórico médico e psicossocial, e uso de questionários e testes padronizados que ajudam a identificar e avaliar os sintomas e o funcionamento cognitivo.

Espero ter te ajudado!
Um forte abraço!

Boa tarde, sugiro conversar melhor com ele para entender, diagnosticar é sempre complexo e precisa mesmo de muito cuidado. Entendo que o diagnóstico acalma muitas pessoas e as vezes é preciso para definir os cuidados necessários, mas também entendo a importância de não banalizar e sair diagnosticando pacientes.
Olá!
Essa decisão é muito particular de cada profissional. Entendo que, se o paciente já esta em acompanhamento, a análise clínica fica mais fácil de ser observada, contudo se faz necessário a aplicação de teste e escalas para refutar ou confirmar o diagnóstico. Muitos psicoterapeutas não fazem a aplicação de testes específicos, esse pode ser um dos motivos, mas independente se o seu psicólogo faz ou não, se você tem dúvidas sobre essa possibilidade, entre em contato com um neuropsicólogo, ele poderá fazer uma avaliação bem detalhada e te auxiliar a esclarecer esse diagnóstico.
Parte substancial do que faz um tratamento ser efetivo é a transferência que o sujeito tem com o/a profissional de sua escolha. Cada profissional trabalha da forma que lhe convém e não cabe a mim ou a nenhum outro colega aqui falar sobre algo que não conhecemos que, no caso, é a prática clínica do seu psicólogo. O que posso e irei lhe falar é da minha experiência. Se tratando desse tema, acredito ser contraproducente a pessoa "saber o que tem", até porque se a pessoa que se trata não for profissional da área, o que irá fazer com isso? Deslocar a responsabilidade de seus atos para um transtorno? Essa questão contratransferêncial que você está trazendo pode ser trabalhada em seu tratamento e aí sim, trazer resultados muitas vezes superiores a ter simplesmente um carteirinha de transtorno x ou y, o/a famoso/a porta-dor.
Olá! Tudo bem? Cada profissional tem uma visão e uma maneira própria de conduzir seu trabalho, não me cabe aqui avaliar ou julgar ninguém . Muito menos saber os porquês dele não estar querendo fazer esta avaliação diagnóstica, propriamente dita, mas pode ser que isso seja importante pra você, e então deve falar sobre isso com ele.
Existem controvérsias mas ao meu ver o diagnóstico psicológico é de extrema importância para o paciente compreender seu problema, se autoconhecer. Ao meu ver, diagnóstico psicológico ajuda a identificar e entender as questões emocionais, cognitivas ou comportamentais que o paciente está enfrentando. Isso permite que o profissional de saúde mental compreenda melhor as causas subjacentes dos sintomas e desenvolva um plano de tratamento adequado. Tratamento direcionado: Um diagnóstico psicológico preciso é essencial para orientar o tratamento adequado. Espero ter ajuda, precisando estou a disposição.
Olá, bom dia. Provavelmente além do seu psicólogo trabalhar com a clínica, ele também faça avaliação psicológica. São duas áreas distintas. Dessa forma, ele deve preferir lhe encaminhar para outro profissional capacitado para que não haja conflito por você já ser uma paciente regular dele.
Olá, tudo bem?

O processo de diagnóstico do TDAH, ou de quaisquer transtornos, é complexo, por isso, exige investigação e análise profundas. A escolha do profissional em realizar o diagnóstico ou não, pode estar relacionada, muitas das vezes, à falta de habilidade para tal, preferindo, o mesmo, por encaminhar a outro profissional. Entretanto, não significa que o fato de ele te acompanhar semanalmente o impeça de realizar o diagnóstico, pois isso até o auxilia no maior conhecimento sobre o paciente, ajudando no processo de diagnóstico e também prognóstico. Mas realizar o diagnóstico ou não é uma decisão do profissional.

Espero ter esclarecido, estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraços!
Olá, tudo bem? Olha isso vai depender da abordagem que seu terapeuta segue. Veja a psicologia tem várias vertentes; as abordagens psicanaliticas e psicodinamicas não fazem avaliação neuropsicológica em pacientes de psicoterapia; já outras abordagens não veem problema. Vai depender de cada profissional. Eu acredito que talvez ele prefira te encaminhar para uma pessoa isenta para que o diagnóstico seja feito sem nenhum viés. Entendo que você confia nele e que prefira que ele mesmo faça mas tenho certeza que ele está buscando o melhor para você. Fale com ele sobre esse seu incomodo e pergunte porque ele acha melhor te encaminhar. Grande abraço.
O seu terapeuta não fala sobre você, mas com você. Este é o princípio da psicoterapia. Ela serve para você se ativar. A arte do psicoterapeuta é fazer você falar e assim crescer. Este trabalho independe de diagnóstico. Ele procura entender você, não rotular você. Além disso, o chamado diagnóstico poderia enganar. Ele poria você num modelo geral e não ajudaria para detectar e fortalecer as suas capacidades de melhorar. Não deve-se confundir a psicoterapia com o trabalho de médico. Este procura identificar a doença e trata esta doença. E só. O psicoterapeuta trabalha com a pessoa, não com doenças. O seu pedido de diagnóstico reflete uma ansiedade sua que a terapia vai diminuir aos poucos.
Olá! Você deve conversar melhor com seu profissional e entender qual a sua real necessidade. Se ele não pode realizar, converse com ele sobre isso e da sua necessidade de um diagnóstico. Em que o diagnóstico pode te ajudar? Você já tem suspeitas e quer apenas confirmar? Espero ter ajudado.
Olá. O diagnóstico de TDAH pode ser realizado por psicólogo, mesmo o que já realiza o seu acompanhamento. Geralmente o psicodiagnóstico é realizado em conjunto com outro profissional, neuropsicólogo ou psiquiatra, por ser necessária uma avaliação detalhada, com diferentes ferramentas. Embora o diagnóstico possa ser realizado em conjunto com outros profissionais, a avaliação clínica do psicólogo é imprescindível e quanto mais informações sobre o seu padrão de comportamento, melhor.
Somente seu psicólogo pode lhe explicar os motivos que o levam a recusar a fazer seu diagnóstico. Pode ser parte da intervenção analítica dele, ele pode não se senti confortável produzindo diagnósticos, enfim, é direito dele recusar. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
Olá, todo psicólogo pode aplicar um diagnóstico em seu paciente, recomendo conversar com seu terapeuta para solucionar estas dúvidas. Pode ser que ele não se sinta confortável o suficiente para finalizar o diagnóstico. Neste caso recomento uma Avaliação Psicológica, neste processo você vai passar por uma série de testagens para inteligência, memória, velocidade de processamento que resultarão em um possível diagnóstico.
Todos os psicólogos estão aptos a fazer o diagnóstico do TDAH, porém é interessante que você busque a avaliação neuropsicológica, pois é importante saber não só os traços do TDAH, mas também quais as funções cognitivas estão sendo afetadas pelo transtorno. E mais ainda, se tem alguma outra comorbidade (outros transtornos) que possam estar afetando o seu desempenho.
Para o seu psicólogo afirmar que vc tem o diagnóstico de TDAH, ele precisa realizar uma avaliação psicológica / neuropsicológica ou te encaminhar para um colega especialista. Como o diagnóstico é multiprofissional, é importante te encaminhar para outros profissionais (psiquiatra, neurologista, etc.). Mas, se ele não se sente confortável ou não quer fazer (por motivos próprios) essa avaliação, não tem problema nenhum, ele pode fazer os devidos encaminhamentos. Mas, veja, seu psicólogo pode sim, pelo atendimento clínico ter uma HIPÓTESE que vc tem ou não o TDAH, mas precisa da avaliação para confirmar/não confirmar essa hipótese. No exercício da minha profissão, eu faço a avaliação do meu paciente (tenho especialização) e o encaminho para outros profissionais (psiquiatra, neurologista, etc.).
Olá, boa tarde! Na verdade, o diagnóstico de TDAH, necessita de uma avaliação neurológica, pois o TDAH pode ser de causa orgânica ou adquirida, quando é orgânica o neurologista é quem vai dar o diagnóstico, porém quando é adquirida pode ser de traumas psicológicos, de perdas afetivas, inseguranças excessivas, medo e fobias. Sugiro, marcar uma consulta com especialista Neurologista e depois conversar com a seu psicólogo.
Olá! Mesmo te atendendo, ele poderia, sim, realizar a avaliação e, talvez, diagnosticá-lo com TDAH ou descartar essa possibilidade. Porém, talvez ele prefira não fazê-lo por motivos profissionais distintos, como por exemplo uma tentativa de preservar a relação terapêutica de vocês como sendo uma relação de intervenção e não de avaliação.
No entanto, aconselho conversar diretamente com ele sobre isso. No processo terapêutico, a comunicação clara e assertiva é sempre essencial e tomar o primeiro passo para esta pode, inclusive, auxiliar na sua evolução clínica!
Olá! É possível, sim, que seu psicólogo faça o rastreio de TDAH e possa diagnosticá-lo. Talvez seja interessante questioná-lo sobre o porquê dessa decisão. Não deixe de buscar um auxílio profissional especializado! Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Oi, como você vai? Espero que você esteja se sentindo melhor desde a pergunta.
Ninguém melhor do que seu psicólogo para determinar um possível diagnóstico de TDAH. Agora se ele não se sente capacitado para tal, talvez sua indicação para buscar uma avaliação multiprofissional seja a mais indicada. Espero que te ajude :)
Você precisa marcar uma consulta com um Neuropsicólogo Clinico para fazer algumas testagens para confirmar tal diagnóstico. A testagem total geralmente dura algumas sessões, não tem como ter um diagnostico com apenas uma sessão com qualquer profissional que seja. Qualquer duvida estou a disposição!
Os psicólogos têm a responsabilidade de realizar avaliações e diagnósticos com base em critérios clínicos e éticos. Em alguns casos, um psicólogo pode hesitar em diagnosticar um paciente que está em tratamento regular com ele, para evitar possíveis conflitos de interesse ou viéses.
No entanto, essa decisão deve ser explicada e discutida com o paciente. Se você tem preocupações ou dúvidas sobre o diagnóstico de TDAH, é importante discutir isso abertamente com seu psicólogo para entender melhor a situação e buscar um encaminhamento para avaliação diagnóstica, se necessário.
Lembre-se de que o processo diagnóstico é uma parte importante do tratamento, e você tem o direito de buscar esclarecimentos e informações adicionais.
Qualquer dúvida estou a disposição,
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Um psicólogo pode fazer um diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), desde que esteja qualificado para fazê-lo e tenha realizado uma avaliação abrangente e criteriosa do paciente. O fato de você ser um paciente regular do psicólogo não necessariamente deve impedir que ele faça um diagnóstico, desde que seja apropriado dentro do contexto do tratamento.

No entanto, a decisão de diagnosticar uma condição como o TDAH pode ser complexa. Os critérios diagnósticos para o TDAH incluem uma avaliação detalhada de sintomas e histórico, e é importante descartar outras condições médicas ou psiquiátricas que possam apresentar sintomas semelhantes.

Às vezes, um profissional pode querer avaliar um paciente ao longo do tempo antes de fazer um diagnóstico definitivo, especialmente se a condição estiver sendo tratada com outras abordagens terapêuticas. Além disso, alguns psicólogos podem preferir trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde, como psiquiatras, para garantir uma avaliação multidisciplinar completa antes de fazer um diagnóstico.
No meu entendimento, nada impede de fazer a avaliação de TDAH, se ele for neuropsicólogo e tiver conhecimento suficiente, já que envolve uma certa complexidade e formação.
Em geral, um psicólogo pode fazer diagnóstico de um transtorno, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), para um paciente regular, desde que seja apropriado e justificado com base na avaliação clínica. No entanto, os critérios para o diagnóstico de TDAH envolvem uma avaliação abrangente que deve incluir informações detalhadas sobre os sintomas, histórico médico, entrevistas com o paciente e, em muitos casos, informações de fontes adicionais, como familiares ou professores.

Se o seu psicólogo expressou dúvidas ou reservas em relação ao diagnóstico de TDAH, pode ser útil discutir isso com ele. Pergunte sobre os motivos específicos para essa decisão e se ele acredita que uma avaliação mais detalhada ou a consulta com um especialista, como um psiquiatra, é necessária para confirmar ou descartar o diagnóstico. Em algumas situações, um psicólogo pode preferir encaminhar o paciente a um especialista para avaliação mais especializada.

Lembre-se de que o diagnóstico é um processo importante e deve ser conduzido com cuidado e precisão. Se você tiver preocupações ou dúvidas, é apropriado discuti-las com seu psicólogo para garantir que você esteja recebendo a avaliação e o tratamento adequados.
O diagnostico de TDAH é feito com testagem cognitiva, a avaliação neuropsicológica é a melhor forma de diagnostico e para um reabilitação efetiva. Eu fico a disposição. Abraço
Bom dia !
Desconheço este fato. Na verdade a regularidade dos atendimentos, apresenta uma possibilidade de um diagnóstico, mais certeiro e profícuo . Hoje em dia todos somos induzidos a uma rotina de grande aceleramento, o que dificulta o diagnóstico de TDH, A regularidade do atendimento facilita o processo de diagnóstico. Um forte abraço, espero ter ajudado
Olá. Bom dia! O psicólogo é capaz de fazer diagnóstico mesmo quando atende semanalmente seu paciente. Por sinal, ele é a pessoa mais indicada para isso, uma vez que ele tem contato com você semanalmente. Só não deverá fazê-la, caso ele tenha dúvida ou não saiba fazer tal diagnóstico.
Seu psicólogo pode fazer o diagnóstico de TDAH mesmo que você seja seu paciente regular. No entanto, pode haver razões específicas pelas quais ele optou por não fazer o diagnóstico imediatamente. Ele pode querer observá-lo por um período mais longo antes de chegar a uma conclusão ou pode preferir encaminhá-lo a um especialista para uma avaliação mais detalhada. É importante discutir suas preocupações diretamente com seu psicólogo para entender melhor sua abordagem.
Psicólogos podem fazer diagnósticos psicológicos. O profissional precisa ter o conhecimento necessário para poder realizar um diagnóstico. Isso envolve formação acadêmica, experiência clínica e contínua atualização sobre os critérios de diagnóstico e as melhores práticas na área da psicologia. O CFP (Conselho Federal de Psicologia) emite resoluções que orientam a prática dos psicólogos no Brasil. Essas resoluções abordam diversos aspectos da prática profissional, incluindo o processo de diagnóstico.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150
O Código de Ética do Psicólogo realmente menciona que os psicólogos devem manter a objetividade e evitar conflitos de interesse. Embora não haja uma regra específica que proíba um psicólogo de fazer um diagnóstico em um paciente que ele atende regularmente, é uma prática recomendada para garantir a imparcialidade e a precisão na avaliação. Seu psicólogo pode estar seguindo essa recomendação para assegurar que você receba um diagnóstico justo e imparcial. Para um diagnóstico formal de TDAH, é aconselhável procurar um outro profissional qualificado que possa avaliar sua situação sem influências prévias. Para um diagnóstico mais preciso de TDAH, é importante realizar uma avaliação neuropsicológica. Essa avaliação envolve uma série de testes que medem diferentes habilidades cognitivas e comportamentais, proporcionando um entendimento detalhado das suas dificuldades e pontos fortes.
Eu realizo avaliações neuropsicológicas e posso te ajudar com isso. Vamos marcar uma consulta para que possamos explorar isso juntos?