Meu primeiro diagnóstico foi de depressão. Depois fui diagnosticada Borderline. Mas passo por várias

2 respostas
Meu primeiro diagnóstico foi de depressão. Depois fui diagnosticada Borderline. Mas passo por várias situações em que acho que não há nada de "errado" e tenho vontade de abandonar o tratamento. Isso pode ser por causa do transtorno?
Assim como quaisquer situações em que não temos segurança sobre alguma coisa que pode estar ocorrendo conosco, surge o sofrimento. Pela sua descrição não está claro para você a função de seu tratamento ("porque está fazendo terapia/seguimento médico") e não parece ter havido compreensão de seu ("possível") diagnóstico.
Sempre parto do pressuposto que antes de mais nada, o próprio cliente / paciente tem que compreender seu funcionamento, seus pontos fortes e possíveis dificuldades, para que a terapia tenha um papel claro em sua vida e possa ser visto como algo que possa te agregar qualidade de vida.
Para isso, concordo com as colocações de outros colegas que é fundamental estabelecer um vínculo importante com seu terapeuta / médico, e que ele possa te explicar de forma clara o que pode estar disfuncional em sua rotina. Experimente solicitar maiores informações aos profissionais que te acompanham sobre como eles veem seu quadro e avalie se está a vontade com eles.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O desejo pela interrupção do tratamento pode ocorrer por diferentes razões. O que você traz quanto aos diferentes diagnósticos que veio recebendo, isto denota uma questão delicada no quadro da nossa contemporaneidade, onde muitos diagnósticos são ofertados para as pessoas, inclusive com um grande apelo à medicalização. Infelizmente, em muitos casos, as pessoas realmente não tem nada de "errado", além de um sofrimento que é inerente ao ser humano (trabalhável em terapia psicológica). Aprender a lidar com com as próprias questões é uma opção, um recurso, que, em muitos casos, afasta o uso de medicamentos. As pessoas são muitas outras coisas para além dos diagnósticos que as rotulam e de fato é importante a vinculação através da confiança entre o paciente e o médico/psicólogo que o acompanha para um melhor tratamento, por tanto busque o acompanhamento de um profissional, especialmente um/a psicólogo/a que seja da sua confiança para investigar suas questões. Att, Dra. Mariana.

Especialistas

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Danielle Moura de Carvalho

Danielle Moura de Carvalho

Psicólogo

Fortaleza

João Carlos Artismo

João Carlos Artismo

Psicólogo

Criciúma

Túlio Morais de Oliveira

Túlio Morais de Oliveira

Psicólogo

Morrinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 220 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.