Meu papanicolau deu ascus mas a colposcopia deu normal, no entanto a captura híbrida detectou HPV de

3 respostas
Meu papanicolau deu ascus mas a colposcopia deu normal, no entanto a captura híbrida detectou HPV de alto risco. Devo me preocupar? Isso é indício de câncer?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta e esclareça suas dúvidas.
O HPV de alto risco pode ser a causa de câncer de colo uterino, vagina, vulva, reto, ânus, pênis, orofaringe, etc.
No entanto, a maior parte das pessoas que tem o HPV de alto risco não terão qualquer lesão no colo uterino e não terão câncer de colo uterino. O vírus permanece no seu organismo como uma infecção crônica e latente e sem riscos para a sua saúde.
Se o seu Papanicolau mostrou o ASC US e a colposcopia veio normal, você não tem que se preocupar, apesar da captura híbrida positiva. Isso não é um câncer.
Mantenha o seguimento com o seu médico e faça uma nova coleta do Papanicolaou em 6 meses.
O seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico. Eles pode ter o vírus e lesões pelo HPV.
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C.
Converse com o seu médico.

Voce não deve se preocupar, todavia deve manter acompanhamento com seu médico. A presença do HPV pode levar a alterações no colo do utero que devem ser acompanhadas com preventivo. No seu caso com a colposcopia sem alterações o acompanhamento seria seguro. Porém, não deixe de seguir as orientações de forma correta. Uma boa opção tambem é a vacinação para HPV
Lesões HPV induzidas , que são provocadas na grande maioria das vezes por contato,
( relação sexual ) , pode nunca evoluir para lesões malignas , porém é de extrema importância o seguimento ginecológico adequado e preventivo .
Importante nesses casos, não só o teu acompanhamento como o acompanhamento do parceiro sexual.
Sega as orientações de um especialista