Meu Pai vai realizar uma cirurgia na cabeça pra retirar um hematoma subdural crônico. Essa cirurgia

2 respostas
Meu Pai vai realizar uma cirurgia na cabeça pra retirar um hematoma subdural crônico. Essa cirurgia é de riscos? Ele já tem 67. Esse hematoma é devido um acidente. Pós operatório é necessário que ele fique na UTI?
Os hematomas subdurais crônicos são tecnicamente fáceis de operar e o risco desta cirurgia não se baseia, no meu ponto de vista na parte técnica. Os riscos envolvem idade mais avançada, tempo de cirurgia, comorbidades (doenças clínicas associadas) e uso de anticoagulantes ou anti-agregantes que podem dificultar e aumentar o risco da cirurgia. Dependendo destes fatores associados e também do nível de consciência no qual ele foi admitido no hospital será necessário observação em Unidade de Terapia Intensiva ou não. Muitos casos não é necessário sequer intubação orotraqueal, sendo necessário somente sedação, visando diminuir os riscos anestesiológicos em pacientes mais idosos. Mas claro a decisão de todos esses passos será feita a partir da avaliação de todos estes critérios. Qualquer dúvida em relação a doença procure seu neurocirurgião de confiança.

Ola! O hematoma subdural crônico é uma patologia que ocorre principalmente em idosos, alguns dias após um trauma no crânio. Não é uma cirurgia isenta de riscos, já que sangramento dentro do crânio é sempre grave, e os pacientes idosos possuem uma chance maior de apresentarem complicações clínicas. No geral é indicado que o pós-operatório seja feito em unidade de terapia intensiva, para uma melhor vigilância neurológica. Um abraço.