Meu pai teve um AVC Hemorrágico do lado esquerdo, como ele era cantor, afetou um pouco a voz. As fono

4 respostas
Meu pai teve um AVC Hemorrágico do lado esquerdo, como ele era cantor, afetou um pouco a voz. As fono não deram resultado será que tem uma solução para as cordas vocais voltarem ao normal?
A resposta a esta pergunta vai depender do quadro de seu pai. Por exemplo, é importante saber se a paralisia é unilateral (o que acredito que seja) ou bilateral, e também se a paralisia se deu com a prega vocal aberta ou fechada (em abdução ou em adução). Diante destas informações, e de um correto acompanhamento, caso o quadro persista, podem ser realizados alguns procedimentos que poderiam ajudar. Em exemplo seria infiltração de substâncias (como ácido hialurônico ou gordura) em uma prega vocal paralisada em posição paramediana ("um pouco aberta") para permitir correta coaptação com a prega vocal contralateral e melhoria da voz. Cirurgias, como as tireoplastias, podem ser indicadas, de acordo com o quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, para iniciar esta orientação precisamos ter em mente que um AVC hemorrágico é um quadro grave que deixa grandes sequelas. Seria preciso uma avaliação mais minuciosa para entendermos se houve algum problema na mobilidade das pregas vocais - se este problema é de origem dos nervos motores da laringe ou se houve trauma por entubação. Se não há problemas motores na laringe, devemos considerar que a lesão cerebral pode ter afetado o controle de fala. O neurologista que o acompanhou pode dar esta informação. Provavelmente isso também está cooperando para o quadro vocal do seu pai. A atuação fonoaudiológica vai atuar tanto na questão neurológica, como na fala e também nos aspectos ligados à saúde vocal, mas os resultados dependerão, entre outras coisas, da cooperação do paciente e da extensão da lesão.
No hemisfério esquerdo do cerebro existem duas areas chamadas de area de Broca responsável pela fala e a area de Wernicke responsavel pela compreensão oral. Lesões nestas areas afetam diretamente a coordenação da fala e do pensamento lógico. A fonoterapia consiste em reorganizar o cerebro para que haja a neuroplasticidade, ou seja, a recuperação dessas areas afetadas ou readaptação auxiliado pelo hemisfério direito. Sugiro procurar um profissional especializado.
BOA TARDE, A PRINCIPIO A ALTERAÇÃO NÃO ESTÁ RELACIONADO A PREGAS VOCAIS E SIM NEUROLÓGICO,SUGIRO AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA TRATAMENTO,FAVORECENDO ESTÍMULOS PARA POSSÍVEIS QUADROS CLÍNICOS DE AVC.

Especialistas

Jane Celeste Guberfain

Jane Celeste Guberfain

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Ronielio Ribeiro

Ronielio Ribeiro

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Monique Ruescas

Monique Ruescas

Fonoaudiólogo

Londrina

Sheyla Bueno

Sheyla Bueno

Fonoaudiólogo

Ponta Grossa

Rosângela Travassos

Rosângela Travassos

Fonoaudiólogo

Campina Grande

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Paralisia Das Cordas Vocais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.