Meu pai teve no olho esquerdo e ha um ano e meio vem sofrendo com coceira e uma dor quase insuportável.

3 respostas
Meu pai teve no olho esquerdo e ha um ano e meio vem sofrendo com coceira e uma dor quase insuportável. Já procuramos orientação mas em vão. Qual o conselho?
Essa situação, infelizmente, não é rara. O herpes zoster (HZ) é uma reativação do Vírus Varicela-Zoster. Diferentemente do herpes simples, o HZ não manifesta-se por ciclos, ocorrendo quase sempre apenas uma vez. A dor é consequente à inflamação do(s) nervo(s) atingido(s) e por isso é tão forte. Quando a dor se mantém após a cura das "feridas" é chamada de neuralgia pós-herpética. Pode durar meses ou, mais raramente, anos. Tratamento correto do HZ na fase aguda pode reduzir a ocorrência de neuralgia pós-herpética. Felizmente, existem muitas formas de tratamento da dor após o HZ. Seu médico poderá selecionar o mais adequado. Podem ser usados analgésicos (locais ou via oral), antidepressivos (que agem sobre a dor do nervo), anticonvulsivantes (que são usados para o tratamento de convulsões e muitas vezes controlam a dor) e ainda bloqueios anestésicos. Existem estudos com acupuntura médica. Em resumo, é uma doença que afeta seriamente a qualidade de vida, mas existem tratamentos efetivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Infelizmente a dor após as lesões por Herpes Zoster não são raras. Você deve procurar seu médico para o controle dessa neuralgia que irá indicar o melhor para seu caso.
A nevralgia pós-herpética tem controle e cura, porém o tratamento pode ser relativamente longo. Lembrar que Analgésicos comuns tem pouco ou nenhum efeito (como dipirona, paracetamol). As medicações mais indicadas são a pregabalina (anticonvulsivantes), amitriptilina (antidepressivos tricíclicos) associados a emplastros de lidocaína (como o toperma). Procure se medico para avaliação e terapêutica apropriada.

Especialistas

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Infectologista

São Paulo

Breno Matos

Breno Matos

Infectologista

Fortaleza

Drielly Castilho Gitti

Drielly Castilho Gitti

Infectologista

São Paulo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Infectologista, Intensivista

Frederico Westphalen

Juliana Santoro Bagnatori

Juliana Santoro Bagnatori

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 928 perguntas sobre Herpes zoster
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.