Meu pai tem diabetes, ja faz mais de 6 meses de tratamento com índice glicemico ok, porém ele tem ti

2 respostas
Meu pai tem diabetes, ja faz mais de 6 meses de tratamento com índice glicemico ok, porém ele tem tido formigamentos nas pernas e braços e tem se tornado frequente, se sente com fraqueza no corpo e tem dores musculares no pescoço e quadril. Qual médico indicado para ir além do endócrino?
olá o endocrinologista pode investigar neuropatia ou encaminhar para acompanhamento em conjunto com neurologista.

Os sintomas que seu pai está experimentando, como formigamentos nas pernas e braços, fraqueza no corpo, e dores musculares no pescoço e quadril, podem ser indicativos de complicações relacionadas à diabetes, como a neuropatia diabética, ou até mesmo outras condições de saúde que requerem avaliação específica. Embora o acompanhamento com um endocrinologista seja crucial para o manejo da diabetes, os sintomas mencionados sugerem que seria benéfico consultar outros especialistas para uma avaliação mais abrangente.

Um neurologista pode ser particularmente útil para investigar o formigamento e a fraqueza, que podem ser sinais de neuropatia diabética ou outras condições neurológicas. A neuropatia diabética é uma complicação comum da diabetes, resultante do dano aos nervos devido a altos níveis de glicose no sangue ao longo do tempo. Um neurologista pode realizar testes específicos para diagnosticar essa condição e sugerir tratamentos adequados para aliviar os sintomas.

Além disso, um reumatologista pode ser indicado para avaliar as dores musculares no pescoço e quadril. Essas dores podem ser devido a condições reumáticas ou musculoesqueléticas que não estão diretamente relacionadas à diabetes, mas que podem afetar significativamente a qualidade de vida. O reumatologista pode identificar a causa dessas dores e recomendar o tratamento mais apropriado, que pode incluir medicamentos, fisioterapia ou outras intervenções.

A medicina integrativa também oferece uma abordagem holística que pode ser útil no caso do seu pai, considerando não apenas o tratamento dos sintomas específicos, mas também a promoção do bem-estar geral através de mudanças na dieta, estilo de vida e o uso de terapias complementares. Este enfoque pode ajudar a melhorar os sintomas relacionados à diabetes e suas complicações, além de abordar outros problemas de saúde que possam estar contribuindo para o quadro clínico.

É importante que seu pai continue o acompanhamento regular com o endocrinologista para o manejo da diabetes e discuta com ele a necessidade de consultas com outros especialistas. O endocrinologista pode oferecer recomendações e encaminhamentos específicos com base no histórico médico e nos sintomas atuais do seu pai.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.