Meu pai tem 84 anos, não é sedentário, sua alimentação é saudável, não come carne, apenas peixe

7 respostas
Meu pai tem 84 anos, não é sedentário, sua alimentação é saudável, não come carne, apenas peixe e ovos. Nunca fumou ou bebeu. Não tem diabetes ou hipertensão, nem cardiopatias. Tem colesterol alto. Faz uso de antidepressivo e clonazepam 2mg. Sua memória recente está afetada. Pode ser Alzheimer? Ou efeitos dos antidepressivos?
A primeira providencia seria conversar com o medico que passou a medicação para avaliar se estes sintomas sao efeitos colaterais da medicação.
Outra procedência você poderia consultar avaliaçao com a terapia ocupacional para ajuda lo nos sintomas da memoria e na qualidade de vida dele. Nos fazemos reabilitação cognitiva que vai ajuda lo na perda da memoria com estímulos para atenção, concentração, memoria recente e vários sintomas que surgirem cognitivamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O prejuízo da memória pode ter múltiplas causas, incluindo a própria depressão ou transtorno de ansiedade. O clonazepam e alguns antidepressivos podem sim prejudicar a memória, mas também precisam ser investigados outros fatores, como doença da tireoide e deficiência de algumas vitaminas. É necessária uma avaliação cognitiva específica, e devem ser afastadas causas reversíveis para então se aproximar do diagnóstico da doença de Alzheimer.
Olá...com 84 anos é preciso considerar também a idade do seu pai. Com o passar dos anos perdemos capacidade cognitiva, isso significa que podemos ficar mais esquecidos e que nossa memória pode não funcionar da mesma forma por conta da idade. Diagnóstico precisos precisam ser feitos por geriatras, neurologistas, e psiconeurologistas. No mais, leia artigos e textos que possam explicar um pouco mais sobre a velhice, e consequentemente te ajudar a entender um pouco mais a fase em que está o seu pai. Até mais
O tratamento psicológico também é necessário, o remédio combate o sintomas, a psicoterapia vai trabalhar com a causa.
Olá.
É conhecido que o clonazepam é uma medicação que costuma favorecer a perda de memória recente quando utilizado por um período maior que 3 meses. Entretanto, um diagnóstico diferencial só pode ser realizado com acompanhamento profissional. A idade de seu pai (84 anos) é um fator importante para o surgimento do Alzheimer. As duas hipóteses, medicação ou Alzheimer, são válidas, mas eu diria que podem haver até outras possibilidades devido a idade avançada. Sugiro a procura de um geriatra para um diagnóstico diferencial. Para o tratamento da perda de memória, procure terapias que estimulem este exercício mental.
Espero ter ajudado, abraços
Além dos fatos descritos pelos profissional acima, a perda da memória recente pode ser uma consequência natural do envelhecimento. Além disso a perda da memória é apenas um dos sintomas do mal de Alzheimer. É de extrema importância uma conversa com o médico que acompanha seu pai. Assim ele pode definir uma conduta. Atenciosamente : Mariana Antony
Olá
Sugiro conversar com o médico que acompanha seu pai para avaliar os possíveis efeitos colaterais da medicação.
Algumas a perda da memória faz parte do processo de envelhecimento normal, a depressão, quando não tratada, em médio à longo prazo pode acarretar perdas cognitivas, como a memória. É importante perceber se esses lapsos de memória estão prejudicando as atividades de vida diária do seu pai.
Acredito que uma boa avaliação neuropsicológica irá auxiliar na identificação dos déficits cognitivos além de auxiliar o médico qual conduta seguir.
Quando o déficit de memória está relacionado apenas com a depressão, após 8 meses de tratamento da depressão, os déficits costumam desaparecer
Atenciosamente,
Tatiane Vilela Takayama

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.