meu pai tem 79 anos, ele é surdo, usa aparelho, acho que ele tem mania de perseguição, pois ele costuma

9 respostas
meu pai tem 79 anos, ele é surdo, usa aparelho, acho que ele tem mania de perseguição, pois ele costuma formar imagens de situações cotidianas na mente, e estas situações que ele monta na mente são sempre contra ele,quando na verdade elas nem se quer existem, como o posso ajudar?
Leve-o a um hospital, ou posto de saúde onde ele possa ser examinado por um psiquiatra.

Prezado,
Pessoas idosas com estão em maior risco de uma série de doenças clínicas, metabólicas e mentais que podem cursar com delírios de perseguição/paranóia.
As principais causas nesta idade são as demências e transtornos do humor.
Recomendo que voce leve seu familiar imediatamente para consulta com psiquiatra com expertise em geriatria.

a disposição
Ola realmente ele precisa ser avaliado por um Psiquiatra e possivelmente um Psicólogo.
Atc

Iara Gomes
Leve seu pai a um psiquiatra se for especialista em idosos melhor ainda, se o psiquiatra achar necessário vai encaminhar para um psicólogo para fazer o tratamento em conjunto.

Att,

Adriana Santiago
Psicóloga
Olá, meu caro!
A melhor forma de ajudar seu pai é levando-o a uma avaliação médica psiquiátrica, que é imprescindível neste caso, pois somente esse profissional terá condições técnicas de avaliar o seu pai nos aspectos mental e físico.
Há dados importantíssimos para o diagnóstico dele que não foram passados aqui. O tratamento, seja com medicamentos seja com psicoterapia, depende sempre do diagnóstico.
Assim, diante da história clínica detalhada e de exames complementares para a exclusão de doenças que provocam sintomas dessa natureza é que perguntas do tipo "Tem cura?" e "Qual o tratamento?", por exemplo, poderão ser respondidas com segurança.
Luz e paz pra você e família.
De acordo com a idade de seu pai o profissional mais adequado para tratá-lo é um geriatra que poderá encaminhá-lo para outra especialidade se for necessário.
Existe a necessidade de um acompanhamento psicológico que complementa o trabalho de um geriatra e psiquiatra! Esse conjunto irá suprir as necessidades de uma pessoa idosa!
Uma avaliação médica e/ou psicológica se faz necessária para o esclarecimento do quadro apresentado pelo seu pai. Pois essa sensação de sentir-se perseguido aparece como sintoma de diversas patologias bastante comuns em idosos, o primeiro passo é descobrir a causa. O sofrimento do seu pai certamente pode ser aliviado talvez até mesmo revertido. Além disso o que você pode fazer é ficar atento aos fatores psicossociais que podem estar refletindo negativamente na saúde dele, tais como: *Perda de papeis sociais, *Perda de autonomia, *morte de amigos e parentes, *saúde em declínio, * restrições financeiras, * isolamento social, * diminuição do funcionamento cognitivo.E diante dessas situações se mostrar acolhedor, disponível para conversar, escutar, apoiar. Um abraço. Psic. Adriana Machado Gomes.
Olá...
Acho válido uma conversa com o geriatra que acompanha seu pai, o médico vai avaliar se existe necessidade de passar por um psiquiatra.
Uma psicoterapia fará muito bem para ele, sobre tudo, é importante que o psicólogo seja bilíngue, ou seja, fluente em libras, visto que seu pai é Surdo.
Abraços!