Meu pai tem 68 anos e a uns 8 anos vem mudando o comportamento, vinha tendo impulsos pra fazer beste

7 respostas
Meu pai tem 68 anos e a uns 8 anos vem mudando o comportamento, vinha tendo impulsos pra fazer besteiras sem pensar, um pouco agressivo, levou alguns tombos por falta de equilibrio, babava , muito tinha comportamentos inadequados em publico e ao passar do tempo foi piorando, hoje esta em um lar de idosos e os musculos parece que definham, sinto que tem um pouco de dificuldade pra engolir, e tem falado pouco. Fez uma Tomografia a uns 6 meses atras que nao apresentava nenhum nodulo ou coisa parecida, apenas algumas alterações e o medico disse que era pela idade.
Quais sao os estagios da demência ja que os sintomas dele sao bem caracteristicos?
Olá tudo bem? Antes de mais nada, alguma avaliação médica e neuropsicológica ja foi realizada com seu pai? Existe algum diagnóstico fechado?

Em relação a sua duvida, as manifestações mais comuns são déficits cognitivos, alterações de comportamento e sintomas psiquiátricos. Ou seja, discriminação social, mudança no papel social, solidão, problemas financeiros e desconforto emocional, associados ou não a algum comprometimento físico.

Em estágios iniciais da doença, podem ser observadas a perda
de memória episódica e a dificuldade na aquisição de novas tarefas. Esses danos gradualmente envolvem outros comprometimentos cognitivos, como a capacidade de julgamento, capacidade de abstração e habilidades visuoespaciais.

A afasia pode ocorrer na fase intermediária, com dificuldade em nomear objetos ou escolher a palavra certa para expressar ideias, assim como apraxia. Em estágios terminais da doença, mudanças notáveis são observadas, desde alteração do ciclo do sono, alterações comportamentais (irritação e agressividade), sintomas psicóticos, até inabilidade para caminhar, falar e realizar o autocuidado.

O déficit progressivo de memória teoricamente explicaria o padrão do declínio das atividades de vida diária básicas e complexas. O comprometimento cognitivo global está relacionado com o declínio funcional.

A demência tem assumido maior importância como problema de saúde pública devido ao aumento da população envelhecida em todo o mundo, particularmente na faixa etária acima dos 80 anos.

Para acesso a informações mais amplas, reforço que você converse com o médico que o acompanha para uma possível avaliação neuropsicológica e clínica. Espero ter ajudado. Grande abraço!

Alguns estudos demonstram que cada fase do processo demencial dura rm torno de 3 anos, e que os primeiros sintomas aparecem quando a demência já está instalada a uns 5 anos. Mas, uma avaliação neuropsicológica e médica poderia ajudar a elucidar melhor a sua questão, e a determinar o tipo de demência que seu pai apresenta se ste for o caso. Abraço
Olá! Como vai?
É preciso investigar com detalhes toda a mudança de comportamento que ele teve, associar isso as áreas cerebrais prejudicadas. Sugiro que você faça uma avaliação Neuropsicológica, pois assim saberá o que está preservado e prejudicado. Saberá como agir e intervir para auxiliá-lo.
Caso precise de auxílio, deixo meu contato.

Abraços
Olá, a Demência Senil é quando ocorre um declínio cerebral, onde o seu comprometimento neurológico é tão significativo a ponto de comprometer a qualidade de vida e independência do idoso. O Mal de Alzheimer é uma doença neurológica, que tem como uma das consequência o quadro de demência. Um dos primeiros sinais é quando o idoso começa a ter comprometimento significativo de memória, esquecendo tarefas simples, que pretendia executar, ou mesmo como se faz tal atividade, como arrumar uma cama. Pode também ter perdas de noção de espaço e tempo, não reconhecendo lugares ou pessoas, esquecendo a ordem cronológica das coisas, querendo ficar acordado, na hora que deveria estar dormindo. Ocorre também uma mudança de humor considerável, como ficar irritadiço ou passivo. É importante lembrar de como a pessoa era antes dos sintomas para assim poder fazer uma comparação. E, o mais importante é levá-la a um especialista, que poderá fazer uma avaliação mais assertiva do quadro do paciente.
Prezado(a), seu pai deverá fazer uma Avaliação Neuropsicológica para investigar todas funções cognitivas e chegar um diagnóstico preciso e consistente.
Atenciosamente!
Mônica/ Neuropsicóloga/Especialista em demências
É necessário considerar avaliação das funções executivas, mas antes de mais nada... Como está o nível de estresse de seu pai?
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.