Meu pai tem 64 anos e é transplantado renal.De 3 anos para cá, ele mudou muito. Diz que está prestes

4 respostas
Meu pai tem 64 anos e é transplantado renal.De 3 anos para cá, ele mudou muito. Diz que está prestes a morrer, que ninguém gosta dele e qualquer homem que se aproxime ele diz que é amante da minha mãe. Temos suspeita de transtorno bipolar, mas ele se recusa a ir ao médico. O que fazer?
Olá. Nem toda mudança ou oscilação de humor deve ser considerada como transtorno bipolar.
No transtorno bipolar as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor (mania) e períodos de irritação ou depressão. As oscilações de humor podem ser muito rápidas e ocorrer com muita ou pouca frequência.
Para um diagnóstico preciso é importante a avaliação de um profissional psicólogo/psiquiatra.
De todo modo, seu pai precisa ser sensibilizado para ir a uma consulta. Procure mostrar a ele aquilo que o incomoda: pode ser insônia, falta de concentração, dificuldade para fazer aquilo que ele gosta; seja solidário(a), mostre que você também tem problemas e procura ajuda; crie um ambiente tolerante e acolhedor e alimente a autoestima dele, reforçando cada avanço que ele fizer. Mostre ainda compreensão, mantendo a calma diante de situações conflituosas.
No entanto, se a situação for grave, que coloque a vida dele em risco ou de outras pessoas, a internação surge como recurso para conter uma crise.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se ele não está bem e se estiver se colocando em risco a internação pode ser necessária. Um exame de imagem da cabeça( por exemplo, uma Tomografia Computadorizada do Crânio) e exames gerais de sangue e urina são necessários. Abraço e boa sorte!
Olá! Não necessariamente esse comportamento está presente no transtorno bipolar. Se certifique que ele esta clinicamente estável pois é muito comum em idosos com algum tipo de infecção, por exemplo, delirium; no qual está presente um discurso desconexo e comportamento inadequado. Porém, ele precisa de uma avaliação médica que, em um primeiro momento, pode ser um geriatra ou um bom clínico que talvez ele aceite melhor do que uma avaliação psiquiátrica. Você pode agendar uma consulta com esse profissional para uma melhor orientação. Boa sorte!
Procure um bom profissional, geriátrico talvez te encaminhe caso for necessário, em vez de fazer diagnóstico google, pois depressões podem ter com surto, só um bom profissional pode diagnosticar, levando idade historia de vida etc....

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.