Meu pai sofreu AVC hemorrágico há uns dois meses, está com a parte esquerda imóvel e recebe tratamen

1 respostas
Meu pai sofreu AVC hemorrágico há uns dois meses, está com a parte esquerda imóvel e recebe tratamento em casa, como fisioterapia e cuidados. A maior parte do tempo ele e fica na cama hospitalar deitado.. porém de uns tempo pra cá temos tentado colocá-lo sentado uma ou duas vezes ao dia por no máximo uma hora, acontece que dessas vezes, três vezes perdeu o sentido, pressão baixou e teve vertigem. Isso é normal? A primeira vez levamos no hospital e o médico apenas disse que foi uma vertigem, mas não sabíamos que ia acontecer novamente, estamos preocupados, ele fixa gélido, com olhos estatalados e totalmente sem força, como devemos proceder?
Olá;

o sintoma que você descreveu sugere a ocorrência de uma síncope. Trata-se de condição em que há perda transitória da consciência causada por um hipofluxo cerebral difuso. Uma das causas mais comuns de fato é a pressão arterial mais baixa, condição que pode estar presente pelo fato do seu pai estar predominantemente acamado. Nessa condição em específico, a melhor conduta envolve deitar-se novamente e elevar as pernas, além de manter-se hidratado e evitar levantar-se rapidamente.

Ressalta-se, porém, que é muito importante uma avaliação médica detalhada para se afastar outras condições que podem levar à síncope: arritmias, insuficiência cardíaca, etc.

Da mesma forma, outras condições que levem a perda transitória de consciência, como crises epilépticas/ convulsivas, também devem ser sempre afastadas. No seu caso em questão, não se parece tratar de epilepsia devido a presença de sintomas autonômicos (palidez da pele, sudorese fria) e ausência de movimentos involuntários, condições presentes nas crises epilépticas.

Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.