Meu pai passou pelo procedimento da traqueostomia, após ter dado avc Isquémico, e desde que foi remo

4 respostas
Meu pai passou pelo procedimento da traqueostomia, após ter dado avc Isquémico, e desde que foi removida, os médicos dizem que ele tem possibilidade de falar. Mas como ele deu afasia, nisso ta dificultando mto ele formar as palavras. Existe algum tipo de exercício que podemos estar fazendo para poder ajudar a recuperar a fala??
O AVC isquemico pode causar sequelas leves e passageiras até graves e incapacitantes. As sequelas mais vistas vão desde paralisia em partes fo corpo visão, memória e fala. Só uma avaliação com o especialista, no caso o fonoaudiologo poderá avaliar a extensão e necessidades para uma efetiva reabilitação de fala.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando uma pessoa retira a traqueostomia, o ar volta a passar pelas pregas vocais e a produzir som para a fala.
Se o caso é de um quadro de afasia, isto é, dificuldade para se comunicar verbalmente ou de entender o que os outros falam, o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para ajudá-lo. Ele fará uma avaliação completa da linguagem e outros processos cognitivos para saber exatamente o que está gerando essa alteração que o impossibilita de falar.
Sugiro que busquem um fonoaudiólogo especialista em linguagem, pois existem diversas áreas dentro da Fonoaudiologia.
A fim de possibilitar uma orientação eficaz e de acordo com a necessidade do paciente, é necessário uma avaliação fonoaudiolóagica detalhada. A atuação dos demais profissionais da equipe multidisciplinar recomendada (neurologista, psicólogo, fisioterapeuta e outros) é fundamental para a recuperação mais efetiva do paciente.
Olá, como vai? Quando um pessoa tem AVC realemnte pode-se comprementer e ter sequelas funcionais, como para engolir de forma segura e apresentar alterações na fala, ou atém mesmo perder a capacidade de se comunicar. O ideal seria uma avaliação Fonoaudiológica para a partir daí iniciar um plano terapêutico direcionado para ele.

Especialistas

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Maria Paulina Santos

Maria Paulina Santos

Fonoaudiólogo

Aracaju

Louise Dambrós

Louise Dambrós

Fonoaudiólogo

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Paralisia Das Cordas Vocais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.