Meu pai já fez uma cpre e por falta de material pra estourar a pedra colocaram um stent . Está a 5

3 respostas
Meu pai já fez uma cpre e por falta de material pra estourar a pedra colocaram um stent . Está a 5 meses com esse problema . Com dois meses o stent já era .a pedra é maior q a saída do ducto. É indicado a litotripsia ? Está todo ictérico . O risco pra ele é maior?
Seu pai precisa ser avaliado por um cirurgião do aparelho digestivo com experiência em cirurgia hepatobiliar. Deve-se avaliar o tamanho da pedra a dilatação de via biliar associada, pois muitas vezes não é factível resolver por CPRE e resta apenas o tratamento cirúrgico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Há, ainda, a possibilidade de realizar dilatação balonada da papila duodenal, afim de permitir a retirada do cálculo remanescente. A avaliação por um cirurgião hepatobiliar é realmente importante.
A passagem de stent para cálculos biliares grandes, na CPRE, nem sempre é devido à "falta de material". Em alguns casos o cálculo ultrapassa o tamanho da papila duodenal (desproporção cálculo-papila), gerando risco ao paciente para sua retirada por este método.
Algumas alternativas, ainda endoscópicas, incluem a dilatação balonada da papila duodenal e a litotripsia por colangioscopia, procedimentos que são mais comuns em grandes centros.

A passagem do "stent", ou prótese biliar, tem a intenção de paliar a obstrução dos ductos biliares e ganhar "tempo" com um melhor planejamento da conduta, visto que a recomentaçao de permanência da prótese é até 6 meses. Alguns autores afirmam ainda que a presença da prótese colabora para "triturar" partes do cálculos e diminuir seu tamanho, porém não há grande evidência.

Sendo reavaliado, ainda existe possibilidade de ser indicada cirurgia para retirada dos grandes cálculos ou mesmo para "desviar" o canal biliar.

Especialistas

Eduardo Franca Pereira

Eduardo Franca Pereira

Gastroenterologista, Endoscopista

João Pessoa

Agendar uma visita
Tiago Coelho Martins

Tiago Coelho Martins

Gastroenterologista, Endoscopista

Fortaleza

Agendar uma visita
Newton Teixeira

Newton Teixeira

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rafael Torres de Melo

Rafael Torres de Melo

Endoscopista, Gastroenterologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 199 perguntas sobre CPRE
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.