Meu pai fez uma mamografia , apos verificar o crescimento de um caroço ,o exame constatou um nódulo

5 respostas
Meu pai fez uma mamografia , apos verificar o crescimento de um caroço ,o exame constatou um nódulo solido na mama esquerda ,com birards 5 ,porem ele teve um acidente que perfurou seu pulmão e com vários outros traumas ,esse nódulo pode ser decorrente do acidente ?
Não, não vejo relação com acidente.
Ele possui indicação de realizar uma biópsia desse nódulo da mama.
Não é comum mas sabemos que homens podem ter câncer de mama. Estatisticamente em 100 casos 2 são homens.

A mamografia com laudo Bi-Rads 5 indica imagem altamente suspeita, sendo este exame de boa qualidade e laudo bem feito, não vejo porque teria relação com o acidente .
Claro que está imagem deve avaliada também por ecografia, sendo ainda fundamental uma avaliação com um Mastologista
mamografia birads 5 significa que a probabilidade de ser câncer de mama é altíssima, praticamente 100% dos casos dessa classificação.
A relação de trauma com câncer não é frequente, geralmente essa fator (trauma ) chama a atenção do paciente pra aquela determinada área, não sendo o causador do nódulo.
Principal passo deve ser a biópsia para diagnóstico anatomopatológico e planejamento terapêutico .
A melhor recomendação é, com certeza, uma avaliação precoce com o mastologista para que seu pai seja avaliado. Ele irá examiná-lo e pedir uma biópsia, provavelmente, pois ele
pode ter câncer de mama. A relação com o traumatismo é pouco provável. Geralmente após algum trauma o que ocorre é uma maior observação da mama que até então poderia ter alguma lesão, mas antes não era valorizada pela pessoa.
Olá
Independente do acidente toda lesão Birads 5 deve ser biopsiada. Não é comum o homem desenvolver nodulações na mama. procure um especialista rapidamente para examina-lo e propor o tratamento correto