Meu pai fez a mastoidectomia radical, mas o médico para preservar o estribo, para que não ele perdesse

1 respostas
Meu pai fez a mastoidectomia radical, mas o médico para preservar o estribo, para que não ele perdesse totalmente a audição optou em manter estribo e tirar somente o que dava da infecção. Ainda ficou um um pouco, pois não tirou 100%. Quais os riscos futuros?
A retirada do estribo de fato pode aumentar alguns riscos da Mastoidectomia Radical. Em geral sua remoção não é nem desejada. É comum o cirurgião ser mais conservador nessa região do estribo/janela oval para evitar danos que a própria cirurgia traria se "mexesse" muito nessa região. Para responder a sua pergunta: se o restante da cirurgia tiver sido um sucesso, nem sempre algum resíduo de doença perto do estribo vai acarretar em algum risco futuro. Ainda mais se a técnica empregada tiver sido a Radical, como você citou. Mas quem sabe bem o que encontrou na cirurgia, o que foi possível "limpar" ou não e que tipo de resíduo foi deixado perto do estribo ( só tecido edemaciado? tecido de colesteatoma?) é o cirurgião mesmo que fez a cirurgia. Assim aconselho que conversem melhor com o próprio cirurgião que certamente poderá esclarecer suas dúvidas pois ele mesmo tem mais conhecimento do que foi realizado na cirurgia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Mastoidectomia Radical
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.