Meu pai faleceu devido a um AVC aos 55 anos por problemas de estresse. Nenhum familiar meu tem probl

2 respostas
Meu pai faleceu devido a um AVC aos 55 anos por problemas de estresse. Nenhum familiar meu tem problemas de pressão. Eu corro algum risco ao usar medicamentos para TDAH?
Seus riscos têm de ser analisados no contexto do seu estado de saúde e não no de seu pai. Primeiramente, ninguém morre de AVD apenas por problemas de estresse: a pessoa tem de ter uma predisposição (por exemplo, aterosclerose ou aneurisma) - o estresse demorado, pode, entretanto, contribuir, no sentido de predispor ao desenvolvimento de fatores de risco físicos, por vários motivos. Assim, o que pode ocorrer é você ter herdado de seu pai, por exemplo, uma predisposição para aterosclerose, hipertensão arterial, diabete etc. e, com isto, seus riscos de AVC aumentarem. Mas, novamente, o que interessa é se você apresenta estes fatores, pois não necessariamente você os terá, mesmo seu pai tendo tido. Se tem algum fator de risco deve tratá-lo e, devidamente tratados, a maioria dos fatores de risco para hipertensão arterial ou cardiopatias não impede o uso de medicações para o transtorno de déficit de atenção. Mas, logicamente, deve fazer sob acompanhamento médico e cabe ao médico checar seu estado de saúde, pedir exames, se necessário e verificar possíveis interações medicamentosas, se você já usa outros remédios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a princípio o quadro que você descreve do seu pai não aumenta seus riscos por usar medicamentos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) . Pelo contrário, o tratamento do TDAH ajuda a ter mais estabilidade e conseguir lidar melhor com os eventos estressores da rotina. Melhor ainda se tiver acompanhamento com psicóloga nesse processo.
Se ainda houver dúvidas agende uma consulta com psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos sobre esta e outras questões pertinentes ao seu tratamento. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.