Meu pai está com um tumor na região entre esôfago e estômago, obstruindo a passagem total de alimentos

3 respostas
Meu pai está com um tumor na região entre esôfago e estômago, obstruindo a passagem total de alimentos e ate mesmo água . Gostaria de saber qual a melhor opção jejunostomia ou gastrostomia?
Atualmente, nos tumores da transição esôfago-gástrica obstrutivos (que é o caso do seu pai), tentamos conseguir uma via alimentar não cirúrgica, que consiste na passagem de uma sonda naso-enteral por endoscopia digestiva (passada através do nariz e que se aloja na primeira porção do intestino delgado). Assim conseguimos manter o aporte nutricional adequado que será muito importante para o tratamento.
Se a passagem da sonda naso-enteral não for possível por obstrução completa da luz do esôfago, aí sim indicamos uma via alimentar cirúrgica que pode ser tanto a gastrostomia ou jejunostomia. A escolha da melhor opção depende de cada caso, mas temos uma preferência por realizar a gastrostomia na maioria das vezes, a não ser que esta possa atrapalhar uma possível cirurgia com intenção curativa futuramente.
Se o seu pai está nesse estágio da doença, sugiro que procure um serviço de saúde buscando uma internação de urgência a fim de agilizar esse processo que pode ser bem demorado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algo que precisa ser observado ainda é a extensão do tumor. Se a lesao tumoral se estender ao longo do trajeto do estômago, a gastrostomia pode não ser possível. Concordo com o colega acima quanto a necessidade urgente de internação para resolução do problema. Melhoras para o seu pai.
Em geral, o melhor tratamento é a retirada completa da doença que causa a obstrução. Infelizmente, isso nem sempre é possível.
Quando o tratamento tem a finalidade paliativa, no caso paliação nutricional, sempre se propõe o menor e menos perigoso procedimento dentro do possível.
Se uma Sonda Nasoenteral via endoscópica for possível: ótimo! Mas na impossibilidade desta opção (seja por um estreitamento total ou quase total seja porque o tumor compromete extensamente o estômago) passa-se a avaliar as outras possibilidades.
Em resumo, cada caso é avaliado individualmente mas sempre baseado nestes princípios.

Especialistas

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

André Lanza Rizzo

André Lanza Rizzo

Cirurgião geral

Matão

Fernando André

Fernando André

Oncologista

João Pessoa

Rafael Franco

Rafael Franco

Oncologista, Especialista em clínica médica

Natal

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 166 perguntas sobre Câncer de estômago
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.