Meu pai está com câncer (linfoma não hodgkin). Fez 3 quimioterapias. Ficou muito debilitado e não

3 respostas
Meu pai está com câncer (linfoma não hodgkin). Fez 3 quimioterapias. Ficou muito debilitado e não pode continuar. Está com anemia e ficou com pneumonia dupla. . Mal consegue levantar. Estômago fraco para comprimidos. Mal come. Qual a solução para recuperar as forças?
Ola. Cuidado multidisciplinar sem duvida é fundamental, mas sugiro que reporte estes sintomas ao médico que está acompanhando o caso clinico. Os sintomas relatados podem ser decorrentes do efeitos colaterais do tratamento ou da doença e é importante o reconhecimento da origem para saber a melhor forma de tratamento. Por vezes, medicações orais conseguem minimizar os sintomas e, outras vezes, é necessário internação hospitalar para uso de medicamentos de suporte para que ele se recupere mais rápido. Bem, não deixe de informar ao médico responsável os sintomas. Melhoras para ele!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, é difícil falar em fortalecer fisicamente uma pessoa sem um bom acompanhamento médico, acredito que este é o profissional mais qualificado pra lhe orientar.
Mas vamos pensar também em fortalece-lo para enfrentar as demais dificuldades, por exemplo: Ele está ciente do diagnóstico? E do prognóstico? Pelo que você relata tira-lo deste estado para a saúde plena talvez dependa de conhecimentos e tecnologia que ainda não dispomos e a medicina esgota seus recursos, mas não digo que seja impossível, pois desconheço detalhes de seu pai e do tratamento que está recebendo. Mas ouvi-lo com amor e carinho, sem julgamento e interrupção, pode ser uma forma de, como filho(a) lhe fortalecer emocionalmente, assim, você estará fazendo a sua parte, os médicos as deles e seu pai poderá se sentir amado, amparado, cuidado e dedicar suas forças para enfrentar tudo o que lhe aguarda tendo você como companhia.
Peço a Deus que lhe de sabedoria para enfrentar mais esta dificuldade.
Forte abraço.
Os efeitos colaterais relativos a quimioterapia, proporcionam grande desconforto em relação a alimentação, pois diminuem o apetite, o paciente é acometido por náuseas e vômitos. Para amenizar os efeitos, pode procurar o Nutricionista Oncológico da equipe que está tratando o seu pai, o profissional lhe dará dicas para diminuir os efeitos adversos do tratamento quimioterápico, é muito importante que o paciente se sinta confortável no ambiente em que está sendo tratado, seja em casa ou no hospital, caso o cheiro da comida ou sabor esteja incomodando o paciente o mesmo poderá ser substituído por outra alimentação de igual valor nutricional, mas sempre com orientação profissional. Recomendo o acompanhamento psicológico especializado, para que seja tratado tanto o paciente quanto os cuidadores, a psicologia trabalha os aspectos que promovem a Resiliência frente a dificuldade que está sendo vivenciada.

Especialistas

Frederico Muller de Toledo Lima

Frederico Muller de Toledo Lima

Oncologista

Rio de Janeiro

André Henares Campos Silva

André Henares Campos Silva

Oncologista

Campo Grande

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Câncer e quimioterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.