Meu pai é portador de DPOC e interna em media 02 a a 03 vezes por ano por consequências respiratórias

3 respostas
Meu pai é portador de DPOC e interna em media 02 a a 03 vezes por ano por consequências respiratórias e pneumonia.
Ultimamente ele tem apresentado sintomas muito parecidos com os do Alzheimer. Temo ele estar com essa doença. Qual profissional devo procurar e se isso pode ser influencia da DPOC?
Olá! Qual a idade do seu pai? Caso ele seja idoso o ideal é procurar um geriatra pois é a especialidade mais apta a cuidar do idoso independente das doenças que o mesmo apresente. Todo geriatra é especialista em doença de Alzheimer e o mais importante é que o geriatra é especialista na pessoa idosa e portanto irá auxiliar no cuidado do idoso independente de qual a doença que está descompensada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Doença de Alzheimer é o principal tipo de demência, sendo a idade o principal fator de risco. Mas existem outros tipos que devem ser investigados por médicos especialistas, e exames devem ser realizados para exclusão de algumas outras causas de alterações cognitivas. Infecções e internações de repetição podem alterar a cognição, por isso deve ser feita uma avaliação completa para se chegar ao diagnóstico correto. Neurologistas e geriatras podem avaliar e tratar esses pacientes. A vantagem da última especialidade é também saber manejar outras doenças comuns do envelhecimento, como o próprio DPOC, osteoporose, quedas, hipertensão, incontinência urinária, depressão. Atenciosamente!
Caro internauta, recomendo o neurologista, pois é o profissional que habitualmente tem o maior treino com as doenças do cérebro. O DPOC influencia de forma indireta, pois quanto maior o numero de infecções que uma pessoa pega e maior o número de internações para receber antibiótico, mais o cérebro fica debilitado, assim como o restante do corpo. As sepses causam danos cerebrais e que parte deles não são reversíveis. Assim uma grande sequencia de internações é uma sequencia de pequenos danos ao cérebro. Outra coisa que também predispõe o paciente com DPOC a demência é a baixa saturação de oxigênio durante a noite. Isso sendo repetido diariamente, causa pequenos danos cerebrais que se acumulam e ajudam a produzir demência.
E por outro lado um paciente demente, tem mais chance de não cuidar corretamente do DPOC e acaba tendo mais infecções e complicações da doença.
Atenciosamente

Especialistas

Ana Laura Andrade Ramos

Ana Laura Andrade Ramos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Emerson Milhorin

Emerson Milhorin

Neurologista

Uberaba

Ludmilla Aparecida Cardoso Pinto

Ludmilla Aparecida Cardoso Pinto

Terapeuta ocupacional

Contagem

Danielle Mistura Cury dos Santos

Danielle Mistura Cury dos Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernando Alex de Souza

Fernando Alex de Souza

Neurologista

São Bento Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.