Meu pai, com 57 anos, tem o hábito de contar repetidamente as mesmas histórias e as mesmas piadas.

7 respostas
Meu pai, com 57 anos, tem o hábito de contar repetidamente as mesmas histórias e as mesmas piadas. As repetições se limitam a isso. Hoje isso parece ser apenas um hábito dos mais velhos, mas me pergunto se não seriam sintomas precoces de um Alzheimer.

Há esse risco?
Olá. As informações que você trouxe sobre o caso do seu pai são muito poucas, contudo creio que possa ser uma característica da personalidade dele ou desatenção mesmo. De qualquer forma seria interessante procurar um neurologista, assim ele provavelmente pedirá exames como tomografia, exames de sangue (anemia, vitamina B12, tireoide...), ressonância magnética do cranio, entre outros.
Pelas suas informações não se pode saber muito sobre o histórico familiar e do paciente, então creio que ir a um médico especializado seria mesmo o mais prudente.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Somente essas repetições não caracterizam sintomas de Alzheimer, mas traços não-patológicos da personalidade do seu pai. Caso outros sintomas apareçam consulte um médico.
Precisa que uma avaliação mais detalhada seja feita. Um detalhe por exemplo, ele conta sabendo que está contando novamente ou porque esqueceu de ter contado. Mas acho importante ressaltar que a perda da memória não necessariamente quer dizer uma demência, o mal de alzheimer é só um tipo de demência. Pode ser que ele apresente uma perda cognitiva e para tal há muitas razões, e dependendo tem como ser revertida. Por isso uma avaliação mais minuciosa com mais dados, seria necessária.
Não sei se o tríbulos aumentará sua libido, já que outros medicamentos mais incisivos estão sendo usados, então vale conversar com seu psiquiatra, e se for esse o caso, pedir remanejo de algum remédio pra outro que te dê mais prazer.
Tal informação seria muito pouco para um diagnóstico e realmente pode ser apenas um hábito que se relacione com alguma outra coisa.
À princípio, se esse é seu medo, seria mais interessante ir a um especialista nessa área específica. Caso negativo e se for algo incômodo, questione, talvez ele não perceba, ou goste de repetir, mas também pode ter uma motivação mais interna.
Busque ajuda de um Neuropsicólogo para avaliar a cognição (Memória, atenção... ) de seu pai.
Precisa que uma avaliação mais detalhada seja feita. Um detalhe por exemplo, ele conta sabendo que está contando novamente ou porque esqueceu de ter contado.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Anaisa Carneiro Ruas

Anaisa Carneiro Ruas

Geriatra, Médico clínico geral

Uberlândia

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.