Meu pai 81 anos sofre de demência vascular e bastante autônomo e acompanhado por terapeutas neuro e

6 respostas
Meu pai 81 anos sofre de demência vascular e bastante autônomo e acompanhado por terapeutas neuro e psiquiatra. Estamos com
Uma viagem programada para Portugal -sonho da vida dele- e ouvimos comentários de q o voo poderia agravar ou desencadear uma demência irreversível. Essa informação procede?
No caso de um paciente com DV ou outro tipo de demência, toda e qualquer mudança significativa (sair da própria casa e permanecer num hotel ou casa estranha, sair da sua rotina, ir para lugares desconhecidos com pessoas desconhecidas, etc) resulta em dificuldades para o indivíduo: aumenta o grau de confusão temporal e espacial, falhas atencionais, raciocínio, tudo isso porque são muitas informações novas para processar. Claro, vai depender do grau de prejuízos e habilidades mentais preservadas do sujeito (varia de caso para caso a intensidade e a maneira de lidar). No entanto, esse estado confusional e piora cognitiva tende a durar enquanto ainda estiver fora da sua rotina e até voltar a se adaptar com a anterior (ou seja, é temporário). A demência em si é uma doença irreversível e progressiva, não tem a ver com viajar. A rotina é necessária para uma melhor qualidade de vida do paciente e dos familiares. Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! Existem algumas orientações sobre seguir rotina para pacientes com demências e outros comprometimentos, porém também existe a necessidade de inserir mudanças de rotina para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. A melhor orientação a seguir são a dos profissionais que acompanham seu pai. Eles irão te orientar em relação aos riscos, efeitos da medicação, pressão cerebral (altitude) e tudo que for necessário, não deixe de consulta-los.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Olá! Essa orientação de cautela em região a viagens aéreas está relacionada principalmente a fase aguda de acidente vascular cerebral, em pacientes com anemia falciforme ou pacientes com estenoses intra e extracranianas acentuadas ou portadores de doenças que não tolerem a mínima diminuição de oxigênio. Não existe nenhum contra-indicação formal para pacientes que possuem demência vascular por si só. Um sonho é sempre um sonho e a melhor coisa que um filho pode dar a seu pai idoso é disfrutar das coisas boas que a vida tem a oferecer. Consulte seu neurologista para uma avaliação desses outros fatores que realmente que são proibitivos a viagem. Abraço e Boas Festas!
Diego de CAstro
A. Terapia ocupacional poderia auxiliar a organizar a rotina. Viagens nao sao indicadas nao só pelo risco do avião mas pela troca brusca de rotina
Não é aconselhável para qualquer pessoa com problemas vasculares no cérebro, utilizarem aviões ou semelhantes, por isso que uma pessoa com traumatismo craniano não deve ser socorrida por um helicóptero, o risco de uma hemorragia é eminente
Não é aconselhável viajar com problemas vasculares mas, seria interessante buscar um hepatologista que talvez possa reduzir os riscos de seu pai ter um problema no vôo. Quanto a piora da demência ela pode ser acelerada por conta da dificuldades que os colegas pontuaram é preciso avaliar os pós e os contras dos sonhos junto com ele para decidir qual seria a decisão possível.

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Poliana Chueri Lima

Poliana Chueri Lima

Geriatra, Especialista em clínica médica, Especialista em dor

São Paulo

Isadora Góis

Isadora Góis

Geriatra

Natal

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.