Meu neto tem 4 anos é muito comunicativo e amável gosta de ver desenhos e filmes de monstro e quando

16 respostas
Meu neto tem 4 anos é muito comunicativo e amável gosta de ver desenhos e filmes de monstro e quando o desenho tem super heróis ele quer ser sempre o vilão, como meninos de pijama, ele diz que é o Romeu o menino cientista vilão que sempre inventa algo pra acabar com o dia e também gosta de ver Megamente que é uma vilão também, que no final salva a cidade , ele diz que que é o o cérebro e que o pink é o amiguinho dele da escola, acho engraçado a imaginação, mas fico preocupado quando ele diz que é do mal, mas já falei que pra ele que o mal é feio , mas ele disse que gosta de ser feio, acho que é uma fase, pois ele tem grande imaginação e está fazendo a máquina para dominar o mundo e gosta de fazer experiência, não para nunca sempre inventando. O que vcs acham sobre essa criança que me deixa de cabelo em pé. Kkkk
Olá! Primeiramente, achei sua questão muito engraçada (hahaha!). Sobre o seu filho, ele está numa idade que é super comum o pensamento lúdico, sonhar, brincar etc. E por sermos adultos, inferimos nossas visões sobre o que é bom ou ruim dentro do pensamento de uma criança que está em seu processo de formação. Não quer dizer que quando ele crescer ele vai cometer crime, como também não quer dizer que ele vai ser um bom samaritano de primeiríssima categoria exemplo para todos ao seu redor. Não precisa se preocupar, mas se for algo que realmente esteja de incomodando, busque um psicólogo infantil, pode ser importante.

Olá, isso é bem comum sim, eles começam a imaginar, criar coisas e muitas vezes entram nesse papel do vilão de brincadeira. Como já foi dito aqui, isso não vai fazer com que ele seja uma pessoa ruim ou não demonstra que ele já seja, pode ficar tranquila! Pode deixar ele brincar do que ele quiser, que isso não tem problema nenhum, ok? Abraços!
Olha, o instinto de dominação faz parte da natureza humana, em alguns é mais intenso que outros, mas isso não quer dizer que esse instinto será usado de forma destrutiva na idade adulta.
Olá!
Bem esperto seu neto! Está interessado em quem vai atrás do que deseja, poder! Com a idade dele a noção do outro vai se constituir, a noção do eu impera.
Os bonzinhos dos desenhos sempre fazem maldades justificadas pela maldade dos anti-heróis. Já os vilões fazem o que querem, sem justificar sua moral. Ele quer ser feio, se feio significa vencer!
Conheci algumas crianças que assim se posicionavam e agora são pessoas comuns, que entendem o bem e o mau e se localizam eticamente! Na socialização puderam reconhecer o outro e saber que ser mau pode ser bom pra si, mas não ao outro.
Olá. Seria interessante deixá-lo bem à vontade pra se expressar. Talvez possa compreender um pouco melhor a identificação dele com certas personagens dos desenhos, perguntando bastante o que eles tem, o que é legal neles, perguntando sobre suas roupas, cores, como gesticulam, falam, o que fazem etc etc etc

Os valores de seu neto, com certeza vocês estão trabalhando na vida real, para além dos desenhos.

Vale observar se há presença excessiva de telas e por isso ele está tão conectado com desenhos, que o repertório imaginativo que pode ter é esse ou se está gostando de chamar atenção dessa forma, mas enfim, essas são especulações muito superficiais.

Converse com a escola, caso já estude, observe ele interagindo com outras crianças, pergunte a ele sobre o bem e o mal...

Caso seu neto esteja apresentando comportamentos concretos que façam mal a si mesmo ou a outra criança e isso perdure, aí sim, valeria consultar um profissional.
Oi! Seu neto parece ser muito fofo! Aos 4 anos, ele ainda está desenvolvendo diversas habilidades, incluindo a noção de certo/errado e as exigências morais da sociedade. A forma como uma criança de 4 vê a vida, é muito diferente da forma como um adulto vê. Por isso, o que ele está enxergando nesses "vilões", é diferente daquilo que você enxerga. Ele pode, por exemplo, achar os vilões espertos, determinados, criativos, pode até achar as roupas mais legais, pode achar que a história deles é mais emocionante... Existe uma infinidade de características que seu neto pode estar encontrando nesses personagens para achá-los legais! Até mesmo, porque ele ainda não possui cognição para compreender pelo quê esses vilões passaram para se tornar vilões, e muito menos noção das consequências dos atos desses vilões. Dando um exemplo bobo, nessa fase a criança entende o que é uma explosão, mas quando pensa numa explosão, só pensa no acontecimento em si, o estouro, a luz. Nós, adultos, já pensamos nas pessoas que podem se machucar e casas que podem ser destruídas. Essas noções de consequência são adquirias mais tarde na vida, quando ele for bem maior. Não precisa se preocupar! Deixe que ele expresse a personalidade dele, os gostos, as preferências, pois isso o ajudará a desenvolver sua auto confiança!
Oii, bom dia!
Não se preocupe, seu neto é um menino inteligente e esperto.
Quando for brincar com ele, não fale do certo e do errado. Crie personagens criativos. Lembra professor Pardal, estava sempre inventando e as crianças gostavam dele.
Procure nos desenhos.
Olá, fique tranquila, as crianças nesta idade costumam fantasiar muito. É importante ele conseguir se expressar (principalmente os medos, a raiva) seja como o herói ou o vilão. Para a criança, o vilão nem sempre carrega a maldade (da forma como o adulto entende). O mais importante é compreender que ele está numa fase de desenvolvimento onde a imaginação é muito ativa. Invente, crie, brinque bastante, pois a expressão da infância é o brincar! E claro, ensine e explique as diferenças das ambivalências da forma que ele será capaz de compreender. Qualquer coisa procure ajuda profissional.
Há uma sabedoria interna em cada um de nós. Na senhora como avó e neste menino inteligente e decidido que é seu neto. O bem e o mal estão dentro de cada um de nós e isso é normal. Mas a medida deve ser dosada. A senhora pode sim expressar o que te move nessa relação, inclusive os seu ponto de vista como valores com os quais a senhora e sua família se construíram. O seu neto, por sua vez também expressará o que ele tem visto, vivido e experenciado, ainda que no faz de conta. Construam nas trocas diárias o possível e o equilibrado na relação de vocês e com o mundo. Acredite na senhora, no seu neto e na relação de vocês. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Não se preocupe. Perceba que ele se identifica com as personagens inteligentes. Uma delas, inclusive, ao final da trama salva o dia, o que mostra que, para seu neto, está pesando o que ele vê como sendo o fator do intelecto. Ele até se vale disso para expressar a maneira como se relaciona com o amigo: este é o Pink, e ele é o Cérebro. A variedade de personagens e brincadeiras, o fator em comum a todas elas e sua por assim dizer aplicação a situações e relações reais, tudo isso são características de brincadeiras saudáveis e de uma criança sadia.

Como apontado pelo colega, ele com o tempo passará a entender que as ações dos vilões têm consequências e elas gerarão nele o sentimento de repúdio moral. Por ora, vale notar que até mesmo nos desenhos as ações dos vilões são muitas vezes mitigadas nas consequências que trazem para outrem. Tudo é apresentado em tom jocoso. Não se preocupe se ele continuar a brincar no papel de vilões mesmo até daqui muitos anos.
Pelo seu relato, acredito que não há nada com o que se preocupar. O vilão de uma narrativa não é alguém que necessariamente é completamente "mal", há uma série de outras características de tal personagem que devem despertar o interesse nele. O Megamente é um vilão, mas ele salva a cidade, como você bem apontou.
É importante prestar atenção se isso fica só na imaginação ou se ele "passa ao ato" ou seja, se ele costuma fazer maldades com animais, outras crianças e adultos também. Fique atenta a isso. Espero ter ajudado!
Olá!! Adoro essas crianças tão criativas e divertidas. Ser o vilão nesta idade é diferente e inusitado, eles buscam por isso. A concepção de bem e mal começa sendo formada mas ainda não está instalada. As vezes o vilão das histórias são mais intensos e corajosos e no final sempre melhoram, se arrependem ou sofrem as consequências.
Busque sempre demonstrar o que é ser bom e quais vantagens temos. Por enquanto não me preocuparia.
Imaginar faz parte da infância o que não pode acontecer é que esta imaginação passe para a realidade. Ser mal com pessoas ou animais.

Adoramos perguntas de vovós e vovôs... mantenha sempre essa comunicação entre vocês. E deixe que ele se expresse. Criança vê o mundo de forma lúdica, é usa muito a imaginação, se ele por enquanto mostra gostar dos vilões, não tem problema. Importante que ele continue sendo esse menino comunicativo e amável. Fique tranquila, caso desejar pode buscar um psicólogo infantil para mais acompanhamento. Um grande Abraço! E vamos dominar o mundo haha (pink e cérebro).
Olá , como vai?
Adorei a criatividade do seu netinho.
É normal que as crianças tenham fases em que se identificam com os vilões e personagens do mal. Isso faz parte do processo de aprendizado e desenvolvimento da imaginação. É importante continuarmos conversando com ele sobre valores e ética, mostrando a diferença entre o certo e o errado. Também é importante incentivar a criatividade e imaginação dele, mas sempre ressaltando a importância de usar essas habilidades para o bem. Aproveite para se divertir com as histórias e brincadeiras que ele cria, e continue incentivando-o a explorar o mundo ao seu redor. A preocupação é natural, mas é importante lembrar que é apenas uma fase e que com o tempo ele vai aprender a diferenciar melhor o que é certo do que é errado. Aproveite esses momentos e divirta-se com o seu neto! Te desejo um feliz dia!!!
Olá! Diferente do mundo 'adulto', ao olhar da criança ela não filtra conteúdos por via moral. O brincar com espaço para diversificação dos personagens "do bem" e do "mal" tendem a ser importantes a medida em que ela os trazem para jogo. Através do brincar a criança tem a possibilidade de construção, elaboração de sentidos, reprodução de situações, e destinos para suas angústias. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!