Meu neto tem 11 anos,levei ele ao psiquiatra pois estava apresentando reações adversas pra sua idade

35 respostas
Meu neto tem 11 anos,levei ele ao psiquiatra pois estava apresentando reações adversas pra sua idade.
O médico falou q ele tem TOC,e passou um medicamento de nome Roxetin XR de25 MG
Será q criança pode tomar esse remédio?
Por favor.
Bom dia, o médico receitou esse medicamento de acordo com o que você relatou no consultório? Ou foi de acordo com o que a criança disse?
De qualquer forma é um excelente medicamento, no entanto o ideal é um acompanhamento psiquiátrico juntamente com o acompanhamento psicológico, um não anda sem o outro.
Seria bom também que as pessoas mais próximas a ele fizessem um acompanhamento.

A criança e uma extensão dos pais. Como esta a vida familiar da criança? Recomendo uma terapia de casal ou familiar.
E muito comum e sei por mim que não deixando a vida profissional de lado, os pais entregam para terceiros a necessidade de amor constante e atenção nos primeiros sete anos das crianças.
Parapsicologa, Psicologa e Sexóloga Cida Santos
Olá! Se há dúvidas sobre a medicação para criança, sugiro que converse com o médico que prescreveu ou com outro médico psiquiatra. Na bula consta que não pode ser usado para crianças ou adolescentes menores de 18 anos. Por isso questione o médico. Lembrando que, somente o psiquiatra pode prescrever ou suspender o uso da medicação. O remédio irá atuar nos sintomas e não atuará nas causas, necessitando da psicoterapia como complemento ao tratamento. Procure também um psicólogo.
Olá! Neste caso sugiro que busque o mesmo profissional que receitou a medicação para perguntar sobre, ou até mesmo uma segunda opinião médica para que você se sinta mais confortável e segura em administrar a medicação junto ao seu neto. E, mesmo com o tratamento medicamentoso tratando os sintomas, a psicoterapia seria de grande valia atuando no cuidado das raízes e/ou causas desses sintomas. O atendimento interdisciplinar seria muito positivo neste caso.
Bom dia. O ideal seria realizar uma avaliação multiprofissional (psiquiatra,psicólogo). Geralmente é indicado tratamento psicoterapêutico para pacientes com TOC, devido a um elevado grau de ansiedade e sofrimento psíquico que este transtorno pode gerar. Quanto a medicação, Roxetin (cloridrato de paroxetina) é um antidepressivo inibidor da recaptação seritonérgica. Se tiver qualquer dúvida a respeito da medicação, dosagem, sugiro que entre em contato com seu médico para maiores esclarecimentos, pois assim, terá a confiança necessária para iniciar e dar continuidade ao tratamento.
Ola! A minha sugestão é que você leve seu neto para uma consulta com um profissional da psicologia, para que ele tenha uma avaliação mais completa antes de decidir pela medicação.
O ideal é um acompanhamento psicológico e também psiquiátrico, pois somente o psiquiatra pode prescrever medicamento.
A consulta com um psicólogo vai dar a você outra perspectiva, pois existem fatores emocionais que também podem gerar distúrbios de comportamento e não resolvem somente com medicamentos.
Somente ministrar o medicamento, sem o acompanhamento de terapia, não é o ideal. Espero que tudo de certo!
Olá! Esse tipo de problema tem questões emocionais e quando não é observado, reforços ocorrem. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta, antes de buscar um Psiquiatra.
Olá, na duvida se possível leve seu neto em outro Psiquiatra, para obter uma segunda opinião, que possa te deixar mais segura, o uso de medicamento é importante no alivio dos sintomas, mas para uma melhor qualidade de vida é indicado leva-lo também a um psicólogo.
Olá, entendo sua preocupação. Busque esclarecer com o próprio psiquiatra quais os efeitos do remédio no organismo do seu neto e, diga o que de fato está te deixando insegura. Uma boa conversa pode elucidar melhor o quadro. De qualquer forma, a psicoterapia é importante para ele, mas também para os pais / responsáveis, que precisarão lidar com uma criança com TOC. Compreendendo melhor o transtorno e desenvolvendo ferramentas / habilidades, que refletirá na dinâmica familiar.
Olá.
Primeiramente o médico que receitou tem alguma especialidade com criança?
É neurologista ou psiquiatra infantil? Isso é extremamente importante.

O toc para psiquiatria é recorrente de um quadro agudo de ansiedade, porém, eu daria como uma orientação mais segura, que essa criança passasse por um(a) psicólogo(a) com boas referências e que atenda criança e que esse(a) profissional avalie o seu neto, e se for o caso, encaminhe o pequeno para o médico com um parecer diante do que avaliou nas sessões.

A medicação não deve ser o primeiro passo para a melhora da criança e nem do adulto.
Não sei o que seria entendido como: "algo adverso para idade" e o médico entender que seja TOC.
Temos visto crianças que tem Espectro do Autismo nível 1, onde elas têm total capacidade de realizar atividades diárias, manter uma conversa normalmente, ler e escrever, além de outras atividades e os pais não saberem, mas tem comportamentos que assemelha muito ao TOC, mas na realidade são rituais e quando não são executados gera tamanha irritabilidade na criança e por ser nível 1, muitas vezes os pais não percebem. Inclusive estamos lidando com adultos com diagnóstico tardio de autismo nível 1. Só "agora" o autismo ser um transtorno onde se fala mais, se estuda mais e temos mais informações do que se tinha antigamente.

Espero que possam fazer uma avaliação com um(a) psicólogo(a) e entender o que de fato acontece com essa criança antes de medicar sem saber ao certo o que ele de fato precisa.

Abraço
Olá. Quanto a ser ou não apropriado para a idade de seu neto, deve ser de fato perguntado ao medico que o prescreveu. Quanto ao quadro em geral, somente o tratamento medicamentoso não irá solucionar o problema de seu neto. O tratamento psiquiátrico deve ser sempre conjugado com o tratamento psicológico. Leve seu neto para ser avaliado por um profissional de sua confiança.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá! A avaliação diagnóstica para uso medicamentoso pode ser feita pelo próprio psiquiatra. Caso tenha alguma dúvida ou insegurança com relação ao medicamento converse com o médico que irá acompanhar o seu neto. O uso do remédio irá ajudar o seu neto e minimizar alguns sintomas que ele vem apresentando (o que pode gerar mudança de comportamento). No entanto, para além do medicamento, é essencial que o seu neto faça acompanhamento com psicólogo para que seja possível identificar padrões comportamentais e estratégias de mudanças de comportamentos buscando assim melhor qualidade de vida para ele.
Olá, é importante que você converse com o psiquiatra que prescreveu a medicação para o seu neto a respeito da sua preocupação com a utilização da medicação. O uso de medicação auxilia na redução dos sintomas, porém a psicoterapia pode ajudar o seu neto na identificação e na modificação de comportamentos e pensamentos que podem estar prejudicando o bem-estar dele no dia a dia. Recomendo que além do acompanhamento psiquiátrico leve o seu neto a um psicólogo (a) para que o tratamento seja realizado de mais completa e eficiente.
Olá! Existem psiquiatras que possuem especialização em infância e adolescência. Tais profissionais são os ideias para responderem a sua pergunta. Espero ter ajudado. Abçs.
Olá, sim; crianças fazer uso dessa medicação, mas ele não pediu acompanhamento psicoterápico? É muito importante pois somente a medicação no caso do TOC não trará tantos resultados.
Você diz que seu neto estava apresentando reações adversas, entendo que na consulta você falou sobre isso e então ele avaliou, diagnosticou e direcionou o tratamento medicamentoso. Se você ficou com dúvidas é importante no retorno conversar com o médico e entender sobre o diagnóstico e principalmente a medicação para então seguir o tratamento com segurança. Tem crianças que necessitam de medicação e se ele receitou entende-se que é necessária.
Olá,
As crianças podem sim tomar medicações, que auxiliem a situação problema. Porém a medicação é um paliativo, que reduz os sintomas. Seria interessante que a criança fizesse além do acompanhamento ao psiquiatra, um acompanhamento psicológico, para que desenvolva recursos que o ajude a lidar com os sintomas do TOC. Temos um resultado efetivo, quando um é aliado ao outro. Já que só a medicação não resolveria o problema por si só.
Olá! Sugiro voltar ao profissional que receitou o remédio para verificar isso. Caso você não tenha se identificado com ele, sugiro buscar outro psiquiatra. Juntamente com o tratamento psiquiátrico, seria importante que a criança seja acompanhada também por um psicólogo. A medicação auxilia com relação aos sintomas, mas a psicoterapia ajuda a lidar com o TOC. Um abraço!
Sim, pode, mas é importante ele fazer psicoterapia, o remédio é para ajudar no tratamento psicológico.
Olá!
Se o médico psiquiatra prescreveu a medicação, é porque ele tem a devida propriedade sobre isso.
Siga as orientações dele e leve seu neto para a fazer psicoterapia e trabalhar os sintomas do toc.
Olá! Acredito que antes da intervenção medicamentosa o ideal no tratamento com crianças e realizar uma avaliação com o psicólogo. Este profissional irá identificar primeiramente o que está sendo chamado de TOC e como está se apresentando e afetando a criança e os contextos nos quais ela está inserida, isto é, sua relação com os pais e família, com os colegas da escola, com os estudos entre outros. Caso seja de fato necessária a medicação somente o psiquiatra poderá prescrever o remédio e a dosagem adequada, bem como fazer sua retirada gradual. Quando há outros profissionais atendendo um paciente, o ideal é que eles sejam próximos para que o tratamento fique alinhado para todos. E não fique tímida de tirar suas dúvidas com o profissional, ele está ali para isso também. Questione e pesquise. Se ele não responder suas perguntas ou não demonstrar interesse em te ajudar e ajudar a criança, procure outro profissional.
A decisão de prescrever medicamentos para crianças deve ser tomada pelo médico com base em vários fatores, incluindo a gravidade da condição, idade da criança, histórico médico e outros fatores de saúde relevantes. O medicamento Roxetin XR (fluoxetina) é um antidepressivo utilizado no tratamento de vários transtornos de saúde mental, incluindo o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em adultos e crianças acima de 7 anos. Portanto, é possível que o médico tenha prescrito esse medicamento para o seu neto como parte do tratamento do TOC.

É importante seguir as instruções do médico em relação à dose e à duração do tratamento. Além disso, certifique-se de informar o médico se o seu neto apresentar quaisquer efeitos colaterais ou mudanças em sua condição de saúde durante o uso do medicamento.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 100
Boa tarde, como está?
É interessante perguntar ao médico o que são reações adversas para uma criança ou um pré adolescente de 11 anos, quais eram as esperadas? Busque uma outra opinião de um outro psiquiatra sobre o medicamento e sobre o diagnóstico e um psicólogo para esclarecer um pouco mais suas dúvidas, poder dar início e continuidade a um tratamento psicológico que pode ser interessante também para ele aos 11 anos.
Espero ter ajudado um pouco, abraços.
Na minha visão, o primeiro profissional a ser consultado para uma avaliação mais aprofundada das questões emocionais e ambientais que possam estar ocasionando a ansiedade e as compulsões, deveria ser um Psicólogo especializado em crianças e adolescentes, a fim de dar o devido encaminhamento, se julgar necessário, para o médico Psiquiatra. De qualquer maneira creio que a senhora ainda poderia buscar um Psicólogo bem recomendado. Tratar apenas os sintomas sem tratar a causa costuma ser um luta árdua, onde a criança fica na dependência do uso prolongado de medicamentos psiquiátricos.
Boa noite!
Sim crianças podem ser diagnosticadas com TOC. Mas sugiro um acompanhamento psicológico para a criança, para um melhor tratamento! Também na consulta com o profissional é importante sentir-se à vontade para fazer qualquer pergunta, inclusive sobre medicação.
Também sugiro consultar com psiquiatras que possuem especialização em infância e adolescência.
Espero ter ajudado.
Olá, para o tratamento do TOC. são necessários dois passos fundamentais: 1- a pessoa e ou responsável ter o conhecimento do transtorno; 2 - buscar a ajuda de um profissional. Buscar a ajuda significa acreditar que é possível romper com os tabus e deixar que novos horizontes se abram para uma nova vida é funcional. Sobretudo confie nos especialistas, vá ao psiquiatra, credito que sejam necessárias algumas consultas em parceria com um profissional da psicologia, os pais ou responsáveis sempre estejam presentes nessa jornada, Acrescento ainda a inclusão da psicoeducação, principalmente em se tratando de um paciente em idade infantil, adolescente e/ou jovem. A psicoeducação será válida e de suma importância aos familiares, educadores e outros próximos. A TCC é uma abordagem prática em que o psicólogo ira possibilitar que o paciente ascese os ambientes e situações que promovam os gatilhos ao paciente trazendo prejuízos e desconforto pessoal e social a ele. Estarei a sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Vale a pena sempre ter uma segunda opiniao e diagnostico e ter uma equipe multi-disicplinar para acompanhar. Outra questao importante e que voce esta buscando e sempre ir buscar mais infomacoes e se manter atualizada sobre o tema sempre com o foco em buscar o melhor para o seu neto. Boa sorte!
É importante que a criança e a família frequente o psicólogo. Em caso de necessidade deverá ser feita uma avaliação neuropsicológica.
A medicação pode ajudar mas não deve ser usada como única fonte de tratamento, é importante que a criança e a família faça terapia com um psicólogo de abordagem psicanalítica para descobrirem juntos a raiz do problema.
Usar apenas a medicação pode mascarar o sintoma e não trata a raiz do problema.
Espero ter ajudado!
Olá. Psicólogos não atuam com prescrição de medicação, então nesse caso sugiro que tire suas dúvidas diretamente com o profissional que receitou esse medicamento e, caso não tenha sentido confiança, procure opinião de outro profissional. Abraço.
Boa tarde. Oriento verificar diretamente com o médico que passou. Mas, acredito que ele não passaria algo que não seja indicado para a idade do seu neto.
Olá! Boa tarde! Olha essa medicação é a indicada, de acordo com os psiquiatras. Porém é importante uma avaliação psicológica, bem como um acompanhamento com toda família. Estou a disposição, Abraço
Ola, boa tarde. Esta medicação sendo prescrita pelo psiquiatra, ele poderá tomar, se houver alguma duvida sobre a medicação entre em contato novamente com o psiquiatra . Sugiro que seu neto inicie um acompanhamento psicológico, para tratamento do TOC, e orientação familiar para lidar e ajudá-lo.
Conforme descrito na bula do medicamento:
"Crianças e adolescentes (menores de 18 anos): Não é recomendado o uso de Roxetin XR, em qualquer de suas indicações, em crianças e adolescentes menores de 18 anos".
Olá, tudo bem?

Primeiramente, a busca por ajuda para a criança é ótima, mas precisa verificar a funcionalidade da família, sendo que a mesma é uma extensão da criança. Onde recomenda-se a terapia familiar, se possível uma intervenção com a equipe multidisciplinar.
Nós profissionais, sabemos que o remédio Roxetin XR é excelente, porém a recomendação do uso, não é para menores de 18 anos.
Por isso, recomendo a você conversar novamente com o o especialista que receitou e tirar as suas duvidas.

Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.
Um grande abraço
Olá, tudo bem? Seria interessante uma avaliação multidisciplinar, especialmente com profissional psicólogo e neuropsicólogo.
Também iniciar a terapia no consultório.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.