meu neto tem 10 anos e ele obeso como posso ajuda-lo?

5 respostas
meu neto tem 10 anos e ele obeso como posso ajuda-lo?
Olá! Você pode procurar ir mudando um pouco os alimentos que tem em casa, já que a alimentação da família e da casa tem grande peso também sobre a criança. É uma casa cheia de congelados, doces? Também será importante buscar orientação de um nutricionista e pode ser interessante ir a um médico endocrinologista infantil para ver como estão os exames.
Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Exatamente..... A primeira coisa a fazer é procurar orientação de um profissional nutricionista para avaliá-lo..assim..poderá também fazer acompanhamento com o pediatra dele, ambos trabalham juntos em parceria, assim o resultado será ainda melhor!
A mudança de hábitos alimentares não é só da criança nesta fase eles usam os pais e familiares como exemplo, que podem ajudar e muito, a avaliação com a Nutricionista ajuda a se traçar metas e alternativas alimentares, auxiliando os familiares a estimular os pequenos nas escolhas dos alimentos.
Olá tudo bem? de forma geral voce pode ajudar seu neto retirando dele alimentos "nao saudáveis" e incentivando ele a pratica de exercícios físicos, com isso voce ja vai causar um impacto positivo nao so no peso como na saude dele como um todo.

De forma individualizada a busca por um profissional de saude especializado é a melhor forma para identificar causas especificas, sejam elas genéticas ou ambientais que levaram a esse excesso de peso, para que ele possa intervir e com isso dar o melhor resultado para o seu neto fazendo com que ele cresça e se desenvolver de uma forma mais saudável.
Olá! O ideal é ter auxílio individualizado, mas para início o que pedimos é sempre a colaboração dos pais e familiares em darem o exemplo. Quem bota a comida na mesa e trás tudo pra dentro de casa não é a criança, portanto, quem sabe o que oferta são as pessoas que convivem. Além de priorizar uma melhora na qualidade da alimentação comendo mais frutas e vegetais, ofertar boas fontes de proteína como ovo, carnes magras, peixe, frango, se atentem a quantidade que ele come, buscar fazer refeições à mesa sempre que possível e estimular atividade física são bons pontos para começar. O lanche da escola é ótimo incluir fruta, fazer algum sanduíche bem recheado com vegetais e frango desfiado também é uma opção para complementar a refeição. Evite de ofertar com frequência alimentos ultraprocessados, isso precisa ser eventual e a base da alimentação saudável. Tudo isso contribui muito bem para a saúde óssea, cerebral, cardíaca e até mesmo autoestima e bem-estar da criança. Espero ter ajudado.

Especialistas

Laura Pinheiro Navarro

Laura Pinheiro Navarro

Nutricionista

Fortaleza

Letícia Carolina Costa

Letícia Carolina Costa

Nutricionista

São Paulo

Camilla Cirelli Salvador

Camilla Cirelli Salvador

Nutricionista

Itanhaém

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

Lisandra Gerotto

Lisandra Gerotto

Nutricionista

São Paulo

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Sobrepeso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.