Meu neto foi diagnosticado com autismo aos 02 anos. Então comecei estudar o comportamento para melho

2 respostas
Meu neto foi diagnosticado com autismo aos 02 anos. Então comecei estudar o comportamento para melhor entende-lo. Com isso, percebi que minha mãe pode ser autista, hoje ela está com 84 anos, extremamente ingênua, nunca conseguiu aprender a ler, tem muita seletividade ao alimentar dentre outros. Vale a pena submetê-la ter um diagnóstico, será que não faria ela sofrer?
Diagnosticar autismo, de modo geral, não costuma trazer sofrimento, pois basta entrevistar a paciente (e, por vezes, pessoas próximas) e observar seus comportamentos. Quanto a valer a pena, depende de como ela está: se está se sentindo bem e as pessoas à sua volta, também, não há porque insistir num diagnóstico. Mas, caso ache que as dificuldades comportamentais dela trazem prejuízos, vale a pena consultar um(a) psiquiatra com experiência em autismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de autismo geralmente é dado nos primeiros 20 anos de vida, pensar em um autismo em uma pessoa de 80 anos e passá-la por consultas é desnecessário pois a base do tratamento é psicológica. E diversas condições do paciente idoso podem ser semelhantes as do autismo, lembrando que para estabelecer um diagnóstico efetivo deve se saber sobre como foram os primeiros cinco anos de vida da pessoa, como foi adolescência, e início da idade adulta. Acho que não há pessoas em vida para informarem com clareza como foram essas fases pois é um transtorno do Neurodesenvolvimento.

Especialistas

Juliana Fazendeiro Machado

Juliana Fazendeiro Machado

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Natália Faverzani

Natália Faverzani

Nutricionista

Porto Alegre

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 356 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.