Meu neto de 8 anos. Toma risperidona que causou incontinencia urinaria. Foi resolvido associando ret

2 respostas
Meu neto de 8 anos. Toma risperidona que causou incontinencia urinaria. Foi resolvido associando retemic. Acrescentou-se tb a ritalina 2,5 mg. 2x ao dia . A incontinencia piorou. Será que é passageiro? Faz 2 meses que acrescentou a ritalina.
Talvez ele esteja muito sedado ( sonolento ) com a risperidona e por isso se urinava ( provavelmente dormindo , eu suponho). Pode ser que o retemic tenha feito efeito incialmente mas talvez até por questões de interação medicamentosa , não faça mais .
Não vejo a ritalina , ainda mais nessa dose super baixa , como causador do quadro. Sugiro, com médico , avaliar se a dose de dispersions não está muito alta .
Atenciosamente ,
Dra Ana Paula Bravo.

A incontinência urinária pode ser um efeito colateral de vários medicamentos, incluindo antipsicóticos como a risperidona e, em alguns casos, estimulantes como a Ritalina (metilfenidato). A Ritalina, usada no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pode afetar a função urinária de maneiras diferentes, embora isso não seja comum.

Aqui estão alguns pontos a considerar:

1. **Interações Medicamentosas**: A combinação de risperidona e Ritalina pode, em alguns casos, contribuir para efeitos colaterais inesperados. A interação entre medicamentos pode afetar a frequência e o controle urinário.

2. **Efeitos da Ritalina**: A Ritalina pode causar efeitos colaterais como aumento da pressão arterial e problemas de comportamento, e, em alguns casos, pode ter impacto indireto no controle urinário. No entanto, incontinência urinária não é um efeito colateral amplamente documentado da Ritalina.

3. **Adaptação do Organismo**: Às vezes, o organismo precisa de um tempo para se ajustar a novos medicamentos. Embora dois meses seja um período significativo, o acompanhamento regular é essencial para avaliar a persistência e a gravidade dos sintomas.

4. **Outras Causas**: Pode haver outras causas para a incontinência urinária que não estejam diretamente relacionadas à medicação. Problemas médicos subjacentes, alterações no desenvolvimento ou questões comportamentais podem influenciar a função urinária.

É importante comunicar ao médico que acompanha o tratamento do seu neto sobre a piora da incontinência urinária. Eles podem considerar ajustar a dose da Ritalina, explorar alternativas de tratamento, ou investigar outras causas potenciais para os sintomas. O acompanhamento regular é crucial para garantir que qualquer ajuste necessário seja feito para otimizar o tratamento e minimizar os efeitos colaterais.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta em psiquiatria infantil - R$ 300