Meu namorado toma carbamazepina 200mg, ele pode me engravidar?, e o bebê pode vir com má formação?

2 respostas
Meu namorado toma carbamazepina 200mg, ele pode me engravidar?, e o bebê pode vir com má formação?
Não há evidências conclusivas de que a carbamazepina reduza a fertilidade masculina, apesar de esta possibilidade não ter sido totalmente excluída, porque pode haver mecanismos indiretos como, por exemplo, alterações hormonais devidas à medicação que levem a alterações da fertilidade. Porém, de modo geral, não se considera que homens que usam carbamazepina teriam dificuldades significativamente maiores para engravidar uma mulher. Não há evidências, também, de que o uso pelo homem possa levar a malformações. Porém, fale com seu ginecologista-obstetra e consulte também um neonatologista a respeito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, seu namorado pode engravidá-la mesmo tomando carbamazepina. No entanto, a carbamazepina pode estar associada a um risco aumentado de má formações congênitas se utilizada durante a gravidez. É importante que ele converse com o médico dele sobre a medicação e as possíveis implicações antes de tentar engravidar. Se você está planejando uma gravidez, é aconselhável que ambos consultem um médico para discutir os riscos e as melhores opções de cuidados pré-natais.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 375 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.