Meu namorado teve diagnóstico de diabetes tipo 2 está tomando os remédios mas está passando muito ma

2 respostas
Meu namorado teve diagnóstico de diabetes tipo 2 está tomando os remédios mas está passando muito mal tonto e cansado, é normal?
Olá boa tarde, com o diagnóstico recente de diabetes o que pode estar acontecendo que a baixa de glicose gradual e voltando a valores normal ele pode ter esses sintomas.
O mais correto a fazer é ele ter o glicosímetro ( medidor de glicose) para nos momentos que acontecerem esses sintomas medir a glicose, se for menor que 70 mg/dl isso significa hipoglicemia ou seja glicose abaixo do normal, caso esteja maior que 70 mg/dl pode ser apenas reação do tratamento e a glicose voltando ao normal.

Quando alguém inicia o tratamento para diabetes tipo 2, é possível experimentar uma variedade de reações à medida que o corpo se ajusta aos medicamentos e às mudanças no nível de glicose no sangue. Sentir-se tonto e cansado pode ser uma resposta ao tratamento, especialmente se os níveis de glicose no sangue estiverem se movendo em direção a um controle mais estável após períodos de elevação. No entanto, esses sintomas também podem indicar que os níveis de glicose podem estar caindo muito baixo (hipoglicemia), que é uma condição que precisa ser cuidadosamente monitorada e gerenciada.

A hipoglicemia pode ocorrer como um efeito colateral de alguns medicamentos para diabetes, especialmente se a pessoa não está comendo regularmente, se está se exercitando mais do que o habitual sem ajustar a medicação ou a ingestão de carboidratos, ou se está tomando uma dose de medicamento que é muito alta para suas necessidades atuais.

Além disso, o cansaço pode ser um reflexo do corpo se ajustando a níveis mais baixos de glicose no sangue ou pode ser um sinal de que a medicação, a dieta ou o plano de exercícios precisam de ajustes. É importante também considerar outros fatores que podem contribuir para o cansaço, como o controle inadequado do diabetes, outras condições médicas, estresse ou falta de sono.

É crucial que seu namorado comunique esses sintomas ao médico que está acompanhando seu tratamento para diabetes. O médico pode querer revisar a dosagem da medicação, sugerir ajustes na dieta ou no plano de exercícios, ou realizar exames adicionais para descartar outras causas para os sintomas que ele está experienciando. Em alguns casos, pode ser necessário usar um monitor contínuo de glicose ou realizar testes de glicose no sangue com mais frequência para entender melhor como os níveis de glicose estão variando ao longo do dia.

O manejo do diabetes tipo 2 é um processo contínuo que pode exigir ajustes regulares no tratamento para encontrar o equilíbrio certo que mantenha os níveis de glicose no sangue estáveis, minimizando os efeitos colaterais. A comunicação aberta com a equipe de saúde é essencial para garantir que o tratamento seja o mais eficaz e confortável possível.

Lembre-se, cada pessoa reage de maneira diferente ao tratamento para diabetes, e o que funciona bem para uma pessoa pode não ser o melhor para outra. Encontrar o plano de tratamento certo é um processo individualizado que leva em conta as necessidades específicas de saúde, estilo de vida e preferências de cada pessoa.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.