Meu namorado tem esquizofrenia e de vez em outra quando estamos conversando ele fica repetindo as pa

4 respostas
Meu namorado tem esquizofrenia e de vez em outra quando estamos conversando ele fica repetindo as palavras queria entender se isso faz parte do quadro? Pq ficar repetindo algumas palavras que eu menciono não acho que è normal e isso acontece sempre.
A repetição de palavras ou frases inteiras, que é denominada na psiquiatria de ecolalia, é uma manifestação que pode sim ocorrer na esquizofrenia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, como a colega disse, a ecolalia é comum em pacientes esquizofrenicos. Entretanto, se tratados da forma adequada ela não ocorre ou diminui de forma tao drastica que só em casos de pico de ansiedade ela retorna. É legal ele citar isso pro psiquiatra referencia dele, para amenizar!
Bom dia. A repetição de palavras ou frases, ecolalia, pode ocorrer em indivíduos com Esquizofrenia e podem ser minimizados com o tratamento correto.
A repetição de palavras ou frases pode ser um sintoma da esquizofrenia, conhecido como "ecolalia". Na ecolalia, a pessoa repete palavras ou frases que foram ditas por outra pessoa ou que ela mesma disse anteriormente, sem intenção clara ou lógica.

Esse tipo de comportamento é uma forma de pensamento desorganizado que pode ser um dos sintomas positivos da esquizofrenia. Os sintomas positivos são aqueles que adicionam alguma coisa a mais nas funções mentais normais, como alucinações, delírios e pensamento desorganizado.

É importante que o seu namorado continue recebendo tratamento médico e psicológico adequado para a esquizofrenia. O tratamento pode incluir medicação antipsicótica, terapia, apoio psicossocial e outras abordagens para ajudá-lo a gerenciar e controlar os sintomas.

Se você estiver preocupada com a repetição de palavras ou frases do seu namorado, você pode conversar com ele sobre como isso a faz sentir e encorajá-lo a discutir o assunto com o médico dele. O médico pode avaliar se há necessidade de ajustar a medicação ou incluir outras abordagens terapêuticas para ajudá-lo a gerenciar os sintomas.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.