Meu namorado tem depressão e me afirmou que desistiu de viver, disse que um dia vai tirar a própria

35 respostas
Meu namorado tem depressão e me afirmou que desistiu de viver, disse que um dia vai tirar a própria vida. Ele não quer fazer terapia pois acredita que o tratamento apenas funciona em quem quer viver. O que faço?
Em alguns casos de depressão é importante entrar com medicação, pois pode auxiliar na diminuição dos sintomas, inclusive nos pensamentos suicidas. A terapia não é só pra quem quer viver, é pra quem busca sair de um lugar de dor/sofrimento e visulumbrar novas possibilidades. É importante ficar observando os pensamentos de tirar a propria vida, quando ele verbaliza isso é porque tambem esta querendo ser ajudado. Pensamnetos suicidas precisa de um acompanhamento multiprofissional, as vezes medicamentoso, além do apoio das pessoas em volta.

Olá! O tratamento de uma psicoterapia ou análise funciona também para casos de ideação suicida. Há pessoas que tem uma tendência de não acreditar no processo, mas isso não quer dizer que não seja importante. Sugiro que tu faças o seu processo de análise para saber qual o seu limite dentro da relação. Caso ele precise, ligue para o o Centro de Valorização da Vida: 188.
Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Olá! Sinto muito que você e seu namorado estejam passando por essa situação difícil. Quando alguém expressa pensamentos suicidas, é fundamental levar essas declarações a sério e agir rapidamente.

Primeiro, é importante compreender que a depressão é uma condição médica tratável e que pode distorcer a percepção de uma pessoa, levando-a a acreditar que não há esperança. Mesmo que seu namorado não queira fazer terapia agora, há outros passos que podem ser tomados.

Se ele está falando em tirar a própria vida, procure ajuda profissional imediatamente. Isso pode significar levá-lo a um pronto-socorro ou entrar em contato com um serviço de emergência. Não hesite em buscar ajuda de emergência se você acredita que ele está em risco imediato.

Um psiquiatra pode avaliar a situação dele e, se necessário, prescrever medicamentos para ajudar a estabilizar o humor. Os antidepressivos podem ser eficazes no tratamento da depressão, especialmente em casos graves.

Não tente lidar com isso sozinha. Informe outras pessoas próximas a ele, como familiares ou amigos de confiança, para que possam oferecer apoio adicional.

É importante também criar um ambiente seguro, remova qualquer coisa que possa ser usada para se machucar. Isso pode incluir armas, medicamentos ou objetos afiados. Embora ele não queira fazer terapia agora, esteja presente para escutá-lo sem julgamento. Às vezes, apenas ter alguém para conversar pode fazer uma diferença significativa. Também é importante encoraja-lo a considerar pequenos passos, como uma consulta inicial com um profissional de saúde mental, para discutir as opções de tratamento. Ele pode estar mais disposto a considerar a terapia ou medicação se não se sentir pressionado.
Olá! Entendo seu sofrimento como coadjuvante do momento depressivo dele, e por isso gostaria de te convidar a refletir sobre alguns pontos: pode ser que seu namorado saiba, de alguma forma, que a terapia é capaz de produzir nele um desejo de viver e justamente por isso ele não queira admitir entrar nesse processo e alterar a si mesmo. É uma contradição, pois ao mesmo tempo que está em sofrimento com a ideia de tirar a própria vida, tem dificuldade de se desapegar dessa ideia. Você pode tentar expor esses pontos para ele (claro, dentro de seus próprios limites e também mostrando sensibilidade ao sofrimento dele) e se abrir para diálogos sobre o que tanto o incomoda na vida. Em algum momento pode ser que ele se abra para a possibilidade de entrar em uma análise ou psicoterapia, mas é importante lembrar que isso precisa partir dele. Espero que você também fique bem!
Olá! Sinto muito que estejam passando por isso. Existe mais alguém que esteja sabendo da condição de saúde dele? Ele foi diagnosticado com depressão por quem? Estou fazendo essas perguntas, pois é necessário levar a sério os pensamentos suicidas que ele está tendo. Nesse caso é importante que ele fortaleça sua rede de apoio e creio que você possa auxiliá-lo a fazer isso. Caso mais ninguém esteja sabendo da condição dele é importante que você fale sobre isso com pessoas de confiança como familiares e amigos. De repente, ele pode se sentir mais confortável para conversar com um colega sobre o que está acontecendo e isso pode ajudar. É extremamente importante não deixá-lo sozinho em alguma condição que possa colocar sua vida em risco, estreitar os vínculos de amizade para que ele se sinta acolhido e em casos extremos levá-lo para atendimento em pronto-socorro. Existem muitos pacientes que resistem em fazer a psicoterapia, mas aceitam o tratamento medicamentoso. O importante é que ele inicie o tratamento de alguma forma.
Sinto muito por ele acreditar que o tratamento psicoterapêutico apenas funciona em quem quer viver. Na verdade é exatamente o contrário. Nós psicólogos auxiliamos os pacientes a buscar sentido em suas vidas e tratamos de casos extremamente complexos.
Como você está envolvida e extremamente preocupada com ele você pode notar que sua saúde emocional também está prejudicada. Nesse caso sugiro que busca escuta e acolhimento de um profissional especializado.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, boa tarde! Situação bastante delicada que você está enfrentando, não é mesmo? Em primeiro lugar te diria para não passar por isso sozinha, não se responsabilize sozinha pelo cuidado do seu namorado. Essa fala sobre o suicídio é um pedido de ajuda, ainda que de uma forma não convencional e sem topar o tratamento. Ninguém cuida de uma pessoa deprimida sozinha, mesmo profissionais de saúde contam com suporte de outros profissionais e cuidadores na família. É muito importante pedir ajuda e envolver pessoas no cuidado dele. Então pense quem pode te dar suporte neste momento, familiares, amigos, pessoas em quem vocês confiem. Em seguida conversem sobre como dar suporte a ele e sobre levá-lo para uma avaliação médica. A avaliação de uma intervenção médica é fundamental. Durante este processo, é possível que ele fique um pouco mais flexível sobre o tratamento, tanto medicamentoso, quanto terapêutico. Para isso é importante buscar profissionais sérios para iniciar o tratamento. Em paralelo, deixaria a sugestão de também prestar atenção em como essa situação está para você. Seria interessante também buscar um acompanhamento o seu acolhimento e suporte neste processo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 150
Oi! me parece que seu namorado está vivendo uma grande dor para desistir de viver. Que bom que ele conseguiu expressar isso, sinal que confia em você. O que ele quer matar é essa dor com a qual se torna inviável viver. Vocês devem ter bons momentos juntos. Aproveite algum desses momentos para dizer a ele que isso é viver. E que ele pode ter muitos mais momentos assim. Que fazer terapia não é só para quem quer viver, mas principlamente para ajudar a compreender porque estamos sofrendo. Que os processos terapêuticos nos ajudam a superar a dor. Que você ficaria muito feliz se ele tentasse. De qualquer forma, é importante ficar atenta, conversar com os familiares dele, (caso seja possível) ou com pessoas que convivam com ele. Para juntos encontrarem uma forma de encaminhá-lo para um tratamento. Entendo a fala dele como um pedido de socorro, por isso é importante ouví-lo. Melhor você não estar sozinha para conduzi-lo para um tratamento de forma ágil. Não convém esperar que essa iniciativa parta dele.
Essa é uma situação extremamente delicada e preocupante. Quando alguém expressa que desistiu de viver e menciona pensamentos suicidas, é essencial levar essas declarações a sério e agir de forma rápida e cuidadosa. Aqui estão algumas orientações sobre o que você pode fazer:

Leve a Sério: Sempre leve a sério qualquer menção ao suicídio. Não desconsidere os sentimentos do seu namorado ou pense que ele está apenas buscando atenção.

Converse com Ele: Tenha uma conversa aberta e empática com ele. Expresse suas preocupações e deixe claro que você está ali para apoiá-lo. Evite julgamentos ou minimizar seus sentimentos.

incentive a Busca de Ajuda: Explique que a terapia e o tratamento podem ser eficazes mesmo que ele se sinta desesperançoso. O objetivo inicial do tratamento pode ser ajudá-lo a encontrar razões para viver e fornecer-lhe ferramentas para lidar com a depressão.

Apoio Profissional Imediato: Se ele está em risco iminente de se machucar, é crucial buscar ajuda profissional imediatamente. Entre em contato com um serviço de emergência, uma linha de apoio a crises ou leve-o a um hospital.

Linha de Apoio: Incentive-o a ligar para uma linha de apoio a crises. Profissionais treinados podem oferecer suporte imediato e ajudá-lo a encontrar recursos locais.

Envolva Outros: Se possível, envolva outras pessoas que ele confia, como amigos ou familiares. Uma rede de apoio pode ser crucial.

Autocuidado para Você: Lidar com uma situação como essa pode ser emocionalmente desgastante. Certifique-se de que você também tem apoio e está cuidando de sua própria saúde mental.

É fundamental lembrar que, embora você possa oferecer apoio e encorajamento, não é sua responsabilidade "consertar" a situação sozinho. O apoio de profissionais de saúde mental é essencial nesses casos.

Vamos agendar uma sessão de psicoterapia online para que possamos discutir mais sobre essa situação e encontrar maneiras de ajudar tanto você quanto seu namorado? Estou aqui para oferecer apoio e orientação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
O correto nesses casos graves é avisar os familiares dele, que podem inclusive recorrer com internação, e continuar conversando com ele sobre fazer um tratamento. A depressão é uma doença e o tratamento envolve as crenças de "não querer viver". Muitos depressivos que chegam para a terapia tem essa fala de "não querer mais viver". Vai da habilidade do profissional em manejar e fazer um bom tratamento. No caso do paciente avisar a ideação suicida, a internação pode ser uma alternativa para a pessoa ser medicada e já iniciar uma psicoterapia com psiquiatra. Também sugiro que busques uma psicoterapia para você.
Em primeito lugar , é crucial levar a sério qualquer menção de suicídio. Mesmo que ele não queira procurar ajuda agora, suas palavras indicam que ele está passando por um sofrimento profundo.
Continue mostrando que você se importa e está lá para ele. Às vezes, apenas estar presente e ouvir pode fazer uma grande diferença. Evite julgamentos e ofereça um espaço seguro para que ele possa expressar seus sentimentos.
Embora ele não queira ir à terapia agora, você pode tentar sugerir outras formas de ajuda, como grupos de apoio ou linhas de apoio emocional. Às vezes, o primeiro passo para a recuperação pode ser um contato informal com alguém que entenda a situação dele. Informe a família dele sobre a situação, apoio famíliar é um fator importante tambem.
Se você achar que ele está em perigo imediato, não hesite em buscar ajuda profissional ou ligar para os serviços de emergência. A segurança dele deve ser a prioridade.
Cuidar de alguém com depressão pode ser exaustivo. Certifique-se de também buscar apoio para você, seja conversando com amigos, familiares ou um terapeuta.
Tente criar um diálogo contínuo sobre como ele está se sentindo e o que ele precisa. Às vezes, pequenas mudanças podem ajudar a abrir a mente dele para a possibilidade de buscar ajuda.
Tenha paciencia e espero ter ajudado de alguma forma.
Olá! Entendo a seriedade da situação. É fundamental buscar ajuda profissional imediata quando alguém expressa desejos suicidas. A terapia EMDR pode ser eficaz mesmo para aqueles que sentem desesperança, ajudando a processar traumas que podem estar influenciando esses sentimentos. A área de 'Pain Management' também oferece estratégias para gerenciar o sofrimento emocional e físico, contribuindo para uma melhora no bem-estar geral. Tudo de melhor!
Boa noite! Sinto muito por você estar passando por isso. O que você pode fazer é buscar um psicólogo ou/e psicanalista para te ajudar com o que você está sentindo diante de uma situação difícil como essa. Abraço!
Olá, tudo bem? Sinto pelo que esta ocorrendo no momento e desejo que isso passe da melhor forma possível e o quanto antes. Em uma situação de depressão ainda mais nesse grau que aparenta estar, se torna importante um trabalho de um psiquiatra no que diz respeito ao acompanhamento e intervenção farmacológica. É comum em um quadro desse tipo a pessoa ficar receosa ou descrente da capacidade de melhora com auxilio de profissionais, sejam psicólogos ou psiquiatras, pois todo o funcionamento saudável do aparelho cognitivo esta afetado e necessita de cuidado. Não culpabilíssima ou diminua a condição em que ele se encontra, esta doente e precisa de cuidados. Procure conversar mais com ele sobre isso que anda passando, o que pode fazer para ajuda-lo (fazer atividades que gosta por exemplo, que não esteja fazendo com frequência), bem como procurarem juntos um profissional que seja de confiança, pergunte a amigos e familiares que conheçam algum profissional na região, pois neste caso online não é recomendado caos haja um risco de suicídio. Espero que ele melhore o quando antes, abraço.
Olá. Converse com a família dele. Atue para formar uma rede de apoio, solidariedade. Se ele aceitar, talvez você possa acompanhar até uma psicóloga, psicólogo ou psiquiatra.
Sinto muito pela situação difícil que você e seu namorado estão enfrentando. A depressão pode distorcer a percepção da realidade, levando-o a acreditar que a terapia não funcionará. O que cabe a você é mostrar empatia e compreensão, e tentar explicar que a terapia pode ajudar a mudar essa visão negativa. Mesmo que ele, nesse momento, sinta que não quer viver, a terapia cognitivo comportamental (minha abordagem) é projetada para ajudar a recuperar a vontade e a esperança. Por fim, sugira que ele considere uma primeira consulta com uma psicóloga qualificada, enfatizando que não precisa se comprometer de imediato. Se houver risco iminente de suicídio, busque ajuda imediata. Lembre-se de cuidar também de sua própria saúde mental enquanto apoia seu namorado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 270
Essa é uma situação extremamente delicada.

Leve a sério qualquer menção ao suicídio e tente incentivá-lo a procurar ajuda profissional, como um psiquiatra.

Se ele estiver em risco imediato, procure não deixá-lo sozinho e ofereça seu apoio. Considere falar com amigos ou familiares para criar uma rede de apoio.

Se necessário, ligue para os serviços de emergência ou leve-o a um hospital.

Lidar com essa situação pode ser desgastante, então busque ajuda para você também, se necessário.

Neste caso seria importante convencê-lo primeiro a ir a um psiquiatra, pois alguns medicamentos podem ajudar de forma mais imediata a trazer clareza para os pensamentos e só então a terapia vai funcionar pra ele. Nesse ponto ele tem alguma razão, precisamos entender o papel da terapia, em alguns casos é necessário começar de outra forma.

Busque você a sua, pra lidar com tudo isso e trabalhar em você, a ideia de que por mais que tenha um papel importante, por mais que ELE seja importante pra você e pra todos que o amam, no fim, se ele tomar uma decisão, ninguém tem culpa.

É uma situação complexa mesmo, mas vocês vão sair desse momento!

Espero q fiquem bem!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! É importante entender que a vontade de não viver geralmente está ligada a condições de adoecimento e por isso precisa ser tratada como questão de saúde. Uma rede de apoio é muito importante nesse momento. Ela é montada com o supor técnico de profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, bem como amigos e familiares que puderem amparar. Com isso, procura-se oferecer para a pessoa que está em sofrimento condições mais favoráveis para reflexão sobre si e sobre a vida. É muito difícil, por mais que possamos tentar, oferecer isso sozinho para uma pessoa em sofrimento, o que pode nos deixar angustiado e também levar a sofrimento.
Olá pense na possibilidade dele procurar um psiquiatra começar com a medicação para sair desse período e depois a psicoterapia.
Olá! Sinto muito que vocês estejam passando por essa situação. Sugiro que converse com os familiares dele para que fiquem atentos aos momentos que apresentem risco à vida, caso existam situações em que se coloque em perigo busque uma emergência médica. Aconselho também que você procure um psicólogo/ psicanalista para poder ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento e consequentemente possa continuar sendo uma rede de apoio para seu namorado. Espero ter ajudado, estou á disposição!
A primeira coisa é dividir isso com alguém, seja um familiar dele ou seu, amigos e profissionais de saúde. Se nesse momento ele não quer procurar ajuda, procure você. Não precisa assumir toda essa responsabilidade sozinha. Você também precisa de ajuda, não pode cuidar dele sozinha. É preciso uma rede de cuidados. Se não puder pagar por um serviço de um psiquiatra, psicólogo, procure um CAPS da sua cidade ou qualquer Unidade de Saúde Pública, relate o que tem vivenciado e peça acompanhamento. Precisa de uma rede de cuidados para que junto com ele possam pensar na melhor condução deste caso que se configura como grave, segundo o seu relato. Caso tenha interesse de agendar um atendimento, minha agenda e telefone estão disponíveis no meu perfil. Abraço.
Amada vou na contramão de tudo que você já deve ter ouvido, principalmente se está ocupada tentando salvar quem aparentemente não quer ser salvo.
Seu namorado infelizmente tem o direito de querer desistir da vida dele, mas ele não tem o direito de levar a sua vida junto.
Sua vontade de ajudá-lo não pode ser maior do que a vontade dele de receber ajuda. Se ele não quer melhorar, não há nada que você possa fazer por ele. Imagino que você deva se sentir culpada por não conseguir fazer algo, não é justo com você sentir isso nem carregar um peso que não te pertence.
Olá! Uma pessoa que está emocionalmente adoecida pode perder a capacidade de avaliar/julgar sobre a necessidade de se tratar. É importante comunicar a um familiar próximo ou responsável por ele o que está acontecendo, pois é necessário buscar tratamento com urgência.

Olá,

Lamento por situação tão grave que você está passando. Acredito que seja muito importante, para além dele se cuidar, você procurar por psicoterapia. Dessa forma, você aprenderá a lidar melhor com ele e terá também suas próprias questões acolhidas. Quem sabe assim, a partir do teu movimento, não vejamos mudanças nele também. att
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
É muito delicado acompanhar alguém que não encontra motivos para viver. Principalmente sendo num relacionamento amoroso, pois nem os sentimentos a teu respeito sustentam a vontade de continuar vivendo. E esta situação pode ferir bastante você internamente! É necessário avaliar quanto pra ti está sustentável a situação. E não ficar só, ou seja, buscar apoio para que a família e amigos dele possam contribuir em incentiva-lo a buscar ajuda profissional. Mesmo que teu amor seja grande por ele, também é importante você pensar em ti.
Oiê, que situação delicada e complexa, veja bem, é possível que ele esteja deprimido, não estou afirmando pq estes pensamentos não são exclusivos da depressão. Mas levando em consideração que depressão é uma doença é super necessária a avaliação médica. Inicialmente caso ele não queira terapia mas aceite ajuda médica já é um início. Estes pensamentos podem diminuir a força com o uso correto de uma medicação e um profissional adequado. Qualquer coisa pode me procurar por aqui e eu vou orientando, ok. Um abraço.

++++++
Nossa! Entendo a sua angústia, o quanto deve ser difícil pra você essa situação.
Talvez o seu namorado não queira ir pra terapia porque não está encontrando razões para viver e a própria psicoterapia pode ajudá-lo a encontrar, mesmo que no começo ele não veja sentido. Talvez ele possa dar uma chance para encontrar esses motivos, que sozinho, ele não está conseguindo enxergar.
Nos casos em que uma pessoa não se mostra disponível aos tratamentos com psiquiatra e psicólogo, de início uma das via válidas a serem tomadas podem ser por meio do fortalecimento dos laços familiares e sociais com esta pessoa, para que havendo uma rede de apoio estruturada em confiança, este possa construir novas possibilidades de contato com a vida.
Olá, primeiramente me chamo Alice Silva sou psicóloga clinica com ênfase na logoterapia, sinto muito por estar nessa posição e por seu namorado estar nesse nível de adoecimento, mas o que eu te oriento a fazer é que alerte pessoas que possam dar suporte a ele e que todos fiquem atentos para caso ele realize uma tentativa como também tente pelo menos fazer com que ele faça uma consulta psiquiátrica e caso ele aceite é importante que a medicação não fique com ele.
Olá, sinto muito que você esteja passando por isso, pois é uma situação muito delicada estar próximo a alguém que desistiu de viver. Além de tudo que já foi dito aqui (busca de um psiquiatra e construção de uma rede de apoio, principalmente), acho importante salientar que caso você não esteja em terapia, talvez fosse de grande importância iniciar. É muito importante você compreender que você não é responsável por cuidar dele e muito menos pelas atitudes dele, principalmente se ele realmente decidir se suicidar. Fique atenta também se perceber que ele faz algum tipo de chantagem com você usando o suicídio como uma forma de conseguir o que quer. Em resumo, caso você ainda não o tenha feito, procure ajuda profissional, ok?
Lamento muito que esteja a passar por essa situação. O mais importante é que leve essa afirmação muito a sério. Converse com ele com empatia, mas tente incentivá-lo a procurar ajuda profissional, mesmo que ele esteja relutante. Ofereça-se para acompanhá-lo e explore formas de apoio, como grupos de ajuda ou linhas de apoio emocional. Se ele recusar ajuda e continuar a ter pensamentos suicidas, considere contactar um serviço de emergência ou um profissional de saúde para orientação imediata. É essencial que ele não enfrente isso sozinho, e você também precisa de apoio durante este momento difícil.
Olá, sinto muito pelo que você está passando. É importante lembrar que não temos controle sobre as decisões do outro, por mais que queiramos ajudar. O que podemos fazer é oferecer apoio, respeitando a liberdade do outro, mas também cuidando de nós mesmos.

É fundamental que você cuide de si nessa situação tão difícil. Se precisar de um espaço para conversar e explorar maneiras de lidar com isso, estou à disposição para agendarmos uma conversa. Cuidar de você também é essencial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá, situação delicada a sua, deve ser muito difícil para você! Você está expressando o seu apoio e preocupação. Embora o namorado não queira fazer terapia, sugira sempre, pois essa ajuda é imprescindível. Sugiro que você entre em contato com a família dele para dar esse suporte. É importante você se cuidar também, devido essa relação por enfrentar problemas sérios. Cuidem-se! Cumprimentos.
Essa é uma situação muito delicada e difícil, e é compreensível que você se sinta preocupada. Quando alguém afirma que desistiu de viver e fala sobre tirar a própria vida, isso exige uma atenção imediata. O primeiro passo é tentar oferecer apoio emocional e mostrar que você está ao lado dele, mesmo que ele esteja resistente à ideia de ajuda. No entanto, a recusa de procurar tratamento é um grande obstáculo, e é importante lembrar que, mesmo sem vontade de viver, o tratamento pode ser eficaz e necessário. Você pode sugerir buscar ajuda com profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, e até mesmo recorrer a familiares ou serviços de emergência para garantir que ele esteja em um ambiente seguro. Cuidar de você mesma e buscar apoio também é fundamental nesse processo. A situação exige acompanhamento profissional, e a ajuda de uma rede de apoio é essencial para evitar que ele fique isolado.

Primeiramente, sinto muito que você esteja passando por essa situação tão difícil. Quando alguém próximo de nós expressa que desistiu de viver, é fundamental levar isso muito a sério. A depressão pode distorcer a maneira como a pessoa vê a vida, criando uma sensação de desesperança que pode parecer insuperável.
Mesmo que ele acredite que a terapia só funcione para quem 'quer viver', é importante entender que a recusa inicial ao tratamento é comum em pessoas que estão profundamente deprimidas. Às vezes, a falta de esperança faz com que elas sintam que nada pode ajudar, mas a terapia e o tratamento médico podem oferecer novas perspectivas e ferramentas para lidar com essa sensação de desesperança.
O que você pode fazer é incentivá-lo a buscar ajuda profissional, mesmo que ele esteja resistente. Você pode tentar conversar com ele sobre a possibilidade de, ao menos, fazer uma avaliação inicial com um psiquiatra ou psicólogo, e também pode buscar apoio para você, pois lidar com uma situação como essa pode ser muito desgastante. Se ele demonstrar qualquer sinal de que pode tentar tirar a própria vida, é crucial buscar ajuda emergencial imediatamente, como levar a um pronto-socorro ou ligar para um serviço de emergência
Olá. Penso que é importante você assimilar que é uma situação complexa e que a responsabilidade pelo tratamento ou saúde dele não são suas. Infelizmente, existe um limite em qualquer ajuda que fornecemos a alguém.
Mostre que se preocupa com a vida dele e busque apoio para você em primeiro lugar,a até para entender com mais detalhes como lidar com essa situação.
Abraço.