Meu namorado sofre muito de alterações severas de humor. Ora está bem, ora está recluso, e muitas

6 respostas
Meu namorado sofre muito de alterações severas de humor. Ora está bem, ora está recluso, e muitas vezes agressivo. Tem feito uso excessivo de álcool e às vezes cocaína. Isso interfere no trabalho e no relacionamento nas vezes que fica recluso e agressivo. Seria transtorno bipolar? Como agir?
Olá!
É interessante que seu namorado procure ajuda profissional para entender quais as razões desta reclusão e agressividade. Importante salientar que você, como namorada, só poderá incentivá-lo a procurar um profissional mas a iniciativa deve partir dele.
Desejo Sorte

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo relato, é pouca informação para se diagnosticar um transtorno. Pode até haver mais de um transtorno apontado pelos sintomas. A decisão mais acertada, é, fazer uma consulta de avaliação com um especialista em psicoterapia.
Olá, independentemente do diagnóstico, existe na situação que você citou a necessidade de liberação de uma energia psíquica, que não está encontrando caminhos úteis para manifestar-se.
O álcool e a cocaína, assim como a agressividade, são sintomas dessa demanda inconsciente insatisfeita.
É possível que seu namorado não esteja caminhando dentro do propósito de vida almejado pelo seu ser ou esteja defendendo-se de alguma coisa que lhe trouxe muito sofrimento. Isso acontece com frequência, principalmente nos dias de hoje, quando as pessoas ficam muito identificadas com os comandos do ego e as exigências implícitas da mídia.
Sugiro que, como namorada e amiga, recomende a ele que procure algum tipo de terapia ou orientação para que possa ser mais feliz e descobrir um novo caminho, que lhe trará mais alegria e sentido na vida.
Álcool e cocaína devem ser controlados o quanto antes, pois só aumentam o abismo no qual ele já se encontra.
Existem tratamentos bastante efetivos para essas questões
Olá, é necessário uma avaliação psicológica para uma investigação maior dos sintomas. Caso seja constatado um transtorno, o psiquiatra pode intervir com medicamentos para minimizar os sintomas. De qualquer forma seria muito bom o inicio de um tratamento psicoterapêutico para ajuda-lo com os vícios e a agressividade, lembrando de que quando se trata de vícios, é necessário que o paciente queira parar.
Ola,
Pelo breve fornecido não podemos realizar nenhum diagnóstico que o sustente. No entanto, as substâncias que você mencionou alteram o comportamento de quem os consome. O que é possível perceber é que há uma preocupação e que isso traga sofrimento, tanto para quem consome, como para quem convive com essa situação.
O mais indicado é que o seu namorado procure um apoio especializado e com essa ajuda encontre o apoio para compreender o que acontece na relação com essas substâncias.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Dei uma entrevista ao canal futura recentemente sobre bipolaridade. O que VC relata são características muito comuns, mas apenas consultas presenciais poderia dar um diagnóstico mais preciso

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 941 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.