meu namorado passou por um período de depressão, tomou remédio, teve alguns efeitos colaterais, como

27 respostas
meu namorado passou por um período de depressão, tomou remédio, teve alguns efeitos colaterais, como falta de libido. Nesse período ficamos sem relação por uns meses, mas sempre envolvidos , companheiros. Porem ele começou a ficar diferente, frio, dizia q sentia um vazio, ausencia de sentimentos, e apos a retirada dos medicamentos ele perdeu a atração por mim. Diz que gosta porém não sente atração. Não sente nada. Agora esta fazendo terapia pois ele sente que criou um bloquei emocional , mental e ate sexual por mim. Isso existe, é possivel um bloqueio desse? Pois ele diz que me acha linda, que tenho um corpo lindo mas ele não sente o desejo, as vezes ele diz que parece um bloqueio ou uma maldição é a palavra q ele usa. Ele está ficando muito pressionado e sofre c isso, pois nos dávamos muito bem em tudo. Agora não sabemos o que fazer. Existe tratamento? terapia? tem solução ?
Olá! Entendo como esta situação pode ser difícil e confusa. Existe muita coisa que sentimos e não têm explicações fáceis. Não existe resposta fácil aos seus questionamentos, já que a perda do desejo por você pode ou não estar ligada ao momento que estão vivendo e pode ou não ser resolvida. Mas, se ele já entende o que está acontecendo e está buscando resolver, resta a você pensar o que quer fazer a respeito. Uma explicação muitas vezes não é o suficiente para nós sentirmos bem com o que está acontecendo. Você também fazer terapia seria de suma importância. A terapia neste momento serviria para você entender se está disposta a esperar que as coisas de resolvam, se pode fazer algo a respeito ou até, a se preparar para um término. Espero que vocês consigam resolver da melhor forma possível

Olá! Lamento ouvir sobre a situação que vocês estão enfrentando. Seu namorado pode estar com dificuldades emocionais após passar por períodos de depressão e uso de antidepressivos. Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais, como diminuição da libido e diminuição da resposta sexual, a melhor opção no caso é que ele converse com seu psiquiatra para rever uma melhor estratégia, pois o mercado oferece uma gama de medicamentos modernos. Para alguns, os distúrbios emocionais ou mentais relativos à atração e ao desejo sexual são experiências reais. Pode estar relacionado a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão, estresse, alterações na química do cérebro causadas não só por medicamentos mais também desequilíbrios hormonais ou outros problemas de saúde. Para que você possa lidar melhor com essa demanda é interessante que você também busque ajuda profissional para assim vocês chegarem a um resultado satisfatório para ambos. Seu namorado pode precisar de tempo, paciência e apoio para ajudá-lo a se recuperar emocional e sexualmente. Espero ter contribuído diante de sua inquietação! Abs
Olá, sou o Psicólogo Paulo Ricardo Fortunato, a experiência do seu namorado com a depressão e o uso de medicamentos antidepressivos pode ter desencadeado uma série de mudanças emocionais e psicológicas. A falta de libido, a sensação de vazio emocional e a perda da atração podem ser sintomas de uma alteração na sua dinâmica interna. A retirada dos medicamentos pode ter desencadeado um processo de ajuste neurológico e químico em seu cérebro, o que pode levar algum tempo para se normalizar completamente. Além disso, o bloqueio emocional e sexual que ele descreve pode estar relacionado a experiências passadas, traumas não resolvidos ou conflitos inconscientes. A terapia psicodinâmica pode ser útil para explorar esses aspectos mais profundos e inconscientes da vida emocional do seu namorado. Eu o ajudaria a investigar as possíveis causas desse bloqueio, como eventos traumáticos, conflitos internos, relacionamentos passados ou padrões de relacionamento familiares, ou seja, aspectos mais profundo e inconscientes. A idéia é promover a consciência, a compreensão e a resolução desses aspectos inconscientes, permitindo que seu namorado recupere sua capacidade de se conectar emocional e sexualmente. Tenho disponibilidades de horários e podem entrar em contato. Desejo saúde, paz, alegria e amor a vocês!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 150
Olá!

Consigo perceber na sua fala o quão preocupada está em relação à hipótese de que seu parceiro não consiga recuperar a libido por você. Dentre as possíveis formas de demonstração do desejo por alguém, a prática sexual é uma das mais expressivas, inclusive, enquanto um dos pilares de sustentação de um relacionamento saudável. Por isso, mesmo, imagino a falta que essa atividade deva estar significando pra você durante todo esse tempo.
Compreendo que a introdução de medicação psiquiátrica possa causar alterações neuroquímicas na pessoa que faz consumo, embora não se trate de uma regra aplicável a todos os casos. Nesse sentido, importante que possa compreender a limitação que seu parceiro apresenta agora para que possa restabelecer um vínculo em que ele descubra outras formas de se conectar com você que não, num primeiro momento, sexualmente falando. O desafio de reconstruir um vínculo afetivo pode ser muito trabalhoso. Embora a carência que deva ter te acometido, conseguir conter qualquer tipo de cobrança ou pressão poderá significar (se for este o caso) até mesmo a aceleração desse processo de retomada. Por mais confuso ou inespecífico que possa parecer o discurso dele, quando se trata do universo subjetivo, entendo que cada pessoa vai atribuir um significado muito particular para suas próprias questões e demandas, e, a partir de assim, poderá começar um processo de ressignificação das suas dores.
Ainda que com as limitações impostas pela situação que você está vivendo hoje, acredito fielmente no poder da psicoterapia para te ajudar a encontrar meios de lidar com essas angústias que compartilhou aqui. Tão importante quanto se fazer sensível e compreensiva pra com o sofrimento dele e também sustentar a esperança de que ele conseguirá superar essas restrições, é totalmente válido que considere a possibilidade de reservar um espaço para que aprenda a cooperar com seus sentimentos e utilizá-los a seu favor nesse dificultoso processo (até, mesmo, para melhor compreendermos como, eventualmente, a dinâmica de seu relacionamento pode estar contribuindo para a continuidade desses sintomas que ele relata e, claro, do sofrimento causado a vocês dois a partir do mesmo).

Fico à disposição pra isso.
Sinta-se abraçada.
Desejo que o amor que existe entre vocês se potencialize cada vez mais e que possam vencer, juntos, esse obstáculo!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Boa tarde, de fato medicamentos e a própria depressão pode sim interferir na libido. Seu relato tem muitos questionamentos e na psicologia não existe cartilhas...
Seria proveitoso para você uma terapia para que você com autoconhecimento sinta a melhor forma de lidar com tudo isso e isso não recaia em cima da sua autoestima e crie traumas emocionais para você mesma. Ajude-o sem se machucar no processo!
Olá. Muitas pessoas não sabem, mas a ausência de desejo sexual pode estar relacionada à saúde mental. A sexualidade é um elemento natural da existência humana e qualquer disfunção relacionada a ela pode resultar em estresse. Estresse, depressão e ansiedade são alguns dos fatores psicológicos que podem reduzir a vontade e o aproveitamento do sexo. Os antidepressivos também alteram profundamente os circuitos neurológicos envolvidos no desejo sexual, no amor romântico e no apego à pessoa amada. É normal ocasionalmente sentir dificuldade para se excitar antes ou durante o sexo. Quando esse problema se torna recorrente, no entanto, começa a afetar a autoestima, o humor e até o relacionamento.
Existem vários fatores que podem estar causando a alteração da libido, portanto é necessário muita comunicação com o parceiro, comunicar ao médico, avaliar se há uma melhor alternativa medicamentosa, visando causar o menor prejuízo possível na qualidade de vida sexual, afetiva e conjugal do paciente. Em paralelo, a solução para esse problema pode ser encontrada na psicoterapia individual ou de casal, conforme a necessidade. Sempre à disposição.
É possível sim que exista um bloqueio, especialmente se é assim que ele diz se sentir. Se ele ainda estiver tomando medicação é importante relatar a falta de libido para o psiquiatra. Penso que existe solução, porém ela pode ser diferente do que a gente consegue perceber num primeiro momento. Minha orientação é que cada um de vocês inicia terapia individual para lidar com as questões emocionais nesse momento. Abraço
Olá, pelo que você refere, a retirada da medicação pode ter sido precoce. Depressão tem sintomas de diminuição do prazer pelas coisas como a falta de interesse, passa a perder a graça e nem tem vontade de curtir momentos, não se diverte como antes.
Talvez ao invez de retirar devesse revisar com o médico a medicação, Acredito que não deveria interromper o tratamento e sim rever qual medicação seria melhor para seus sintomas. Muitas vezes a vontade de ficar bom leva a pessoa a abandonar o tratamento como uma forma de acessar mais rápido o período em que se sentia melhor; o que pode causar uma recaída muito pior. Sendo necessário recomeçar o tratamento do zero. Nem sempre é possível enfrentar na vida tudo sozinho sem tratamento, quando a saúde sofre alterações. Também é importante o tratamento psicológico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, a depressão pode sim apresentar todos esses sintomas na qual se referiu, provavelmente um dos sintomas em que relatou pode ser uma certa apatia, isso não tem a ver com você, mas com uma característica da doença, seria importantíssimo que seu parceiro continue o tratamento com o psiquiatra e a psicóloga, também indico que busque terapia para lidar com a angustia que a depressão de um companheiro pode trazer a você. Espero ter ajudado brevemente.
Esse desinteresse é possível e comum e suas causas são inúmeras, as quais precisam ser melhor investigadas e cuidadas e raramente ele ocorre em função da medicação e sim por questões de ordem psicodinâmicas, as quais são tratadas com psicoterapia... Agende uma consulta para juntos cuidarmos disso!
Esse tipo de caso deve ser acompanhado por um psiquiatra com terapia medicamentosa e mais Psicoterapia. Tem tratamento sim e pode ser muito eficaz, porém, exige um total comprometimento do paciente na tomada dos remédios e com a terapia, não se pode deixar os tratamentos à revelia, o que, inclusive, acontece muito nesses casos infelizmente devido a apatia que geralmente acomete o paciente. Então, a via é contrária àquela a que o paciente é levado internamente, pois, internamente ele está sendo sugado pelo instinto de morte e, externamente, é pressionado a reagir, a buscar viver. Dessa maneira, é essencial a investigação das origens desses conflitos entre essas instâncias antagônicas do seu namorado (instinto de vida e instinto de morte) para que dessa forma, talvez, ele possa elaborar suas angústias de maneira produtiva pra que ele possa seguir em frente a começar pelos tratamentos. Lembrando que hoje já existem medicamentos, os quais, não atingem tanto a parte da libido!
BOm dia! seria importante seu namorado buscar ajuda psicologica e psiquiatrica, com tratamentop adequado e ajustes ele pode conseguir evoulir e ter um melhor prognostico, o que influencia no seu relacionamento com ele. Aconselho vc tambem a buscar ajuda para pensar em estrategias para lidar, assim como cuidar de vc
Sinto muito ouvir que você e seu namorado estão passando por essa situação difícil. Sim, é possível que a depressão e o uso de medicamentos antidepressivos possam afetar a libido e a atração sexual de uma pessoa. Os efeitos colaterais dos medicamentos e da depressão podem interferir na resposta emocional e física aos estímulos sexuais, levando a uma diminuição do desejo.

Além disso, a depressão pode criar um bloqueio emocional e mental que afeta a capacidade de se conectar emocionalmente com o parceiro, incluindo a atração e a intimidade sexual. O bloqueio emocional que seu namorado menciona pode ser uma resposta à sua experiência com a depressão e ao uso dos medicamentos, que podem ter impacto na sua experiência emocional e sexual.

A boa notícia é que a terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com essas questões. Um terapeuta, especialmente aquele especializado em terapia sexual ou de casais, pode trabalhar com seu namorado para explorar as origens desse bloqueio emocional e ajudá-lo a desenvolver estratégias para reconectar-se com suas emoções e sentimentos. A terapia pode ajudar a abordar questões subjacentes que originaram para a falta de desejo e atração, bem como fornecer ferramentas para melhorar a comunicação e a intimidade emocional entre vocês.

É importante que vocês dois sejam pacientes e compreensivos durante esse processo, pois podem levar tempo para superar esses desafios. A comunicação aberta e honesta entre vocês também é fundamental para apoiar um ao outro ao longo do caminho.

Lembrando que cada situação é única e, portanto, o tratamento e o tempo de recuperação podem variar. No entanto, muitos casais conseguem superar esses desafios e restaurar a intimidade e a conexão emocional. A terapia pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo de cura. Encorajo vocês a continuarem buscando apoio profissional e trabalharem juntos para fortalecer o relacionamento e encontrar soluções para essas questões.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120

Olá! Sinto muito saber que vocês estão enfrentando essa situação que realmente é muito difícil. A depressão e o uso de medicamentos podem ter efeitos significativos no funcionamento emocional e sexual de uma pessoa. Além disso, a retirada dos medicamentos também pode causar mudanças emocionais e físicas.

Muito bom saber que ele já buscou ajuda através da terapia. A terapia pode ser muito eficaz, é por meio dessa ferramenta que se torna possível lidar com bloqueios emocionais e ajudar a pessoa a reconectar-se com suas emoções e desejos. O processo de superar um bloqueio emocional pode levar tempo e paciência. Durante esse processo, é crucial que vocês mantenham uma comunicação aberta e honesta. Ele precisa sentir que você está apoiando-o sem pressioná-lo, o que pode aumentar ainda mais sua ansiedade e afetar negativamente o processo de cura. Sugiro que você também se cuide, explore suas emoções e descubra novas possibilidades para essa experiência que está vivenciando agora. Ressignificar também é necessário. A terapia pode te ajudar muito.

Olá!

Primeiramente, é importante reconhecer a complexidade das questões emocionais e relacionais que você e seu namorado estão enfrentando. Embora eu possa oferecer uma perspectiva psicanalítica, o aconselhamento profissional é sempre a melhor abordagem para lidar com problemas emocionais e relacionais.

A situação que você descreve, com seu namorado passando por um período de depressão, tomando medicamentos, enfrentando efeitos colaterais como a falta de libido e, posteriormente, relatando uma ausência de atração por você, é bastante complexa. É importante entender que a depressão e o tratamento com medicamentos podem ter um impacto significativo na sexualidade, na emoção e nas relações interpessoais.

Quando ele menciona um "bloqueio" ou "maldição", isso pode ser uma forma de descrever a dificuldade que ele está enfrentando para reativar sua conexão emocional e sexual após a experiência da depressão e dos efeitos colaterais dos medicamentos. A psicanálise consideraria esses sintomas como manifestações de conflitos internos, defesas psicológicas e possíveis questões não resolvidas do passado, que podem estar influenciando seus sentimentos atuais.

A terapia psicanalítica poderia ser benéfica para explorar esses aspectos mais profundos da psique, investigar as possíveis origens do bloqueio emocional e ajudar a trabalhar na resolução dessas questões. A terapia pode ajudar seu namorado a entender melhor seus sentimentos, enfrentar seus conflitos internos, reconectar-se consigo mesmo e, por consequência, fortalecer a conexão entre vocês.

No entanto, é crucial que ele esteja disposto a se comprometer com o processo terapêutico, já que a terapia pode ser um processo desafiador e levar tempo para trazer mudanças significativas. Além disso, pode ser útil também procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que possa avaliar a situação clínica de forma mais abrangente, considerando todas as dimensões, incluindo a possibilidade de ajustes no tratamento medicamentoso.

O mesmo vale ao pensar em si própria, refletir como isso te afeta e quais são os recursos que você sente que deveria desenvolver. A terapia seria benéfica também nesse sentido, para buscar o entendimento de si próprio nessa relação com o outro.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e não há garantias absolutas de resultados específicos. A comunicação aberta, o apoio mútuo e a compreensão são essenciais enquanto vocês enfrentam esses desafios juntos. Buscar ajuda profissional é um passo importante para encontrar uma solução para a situação que estão enfrentando.
Olá, é possível que o seu namorado tenha desenvolvido um bloqueio emocional, mental e até sexual por você em decorrência da depressão e do uso dos medicamentos. Isso não significa que ele não goste de você ou que você não seja atraente para ele. Significa que ele está passando por um momento difícil e precisa de ajuda profissional para superar essa situação. A psicoterapia pode ser uma opção de tratamento para ele, mas é importante que ele esteja disposto a participar ativamente do processo terapêutico e a seguir as orientações do terapeuta. Você também pode apoiá-lo nesse momento, sendo compreensiva, paciente e carinhosa com ele. Você também pode procurar ajuda psicológica para si mesma, caso sinta necessidade.
Olá. Vou começar dizendo que é muito difícil tecer considerações gerais, pois o importante é sempre no caso a caso que se dá. Mas poderia dizer que se trata de uma questão bastante frequente na sexualidade masculina a separação entre amor e desejo. De qualquer maneira, acho que pode ser interessante você falar disso na privacidade do consultório de um psicanalista, pois tudo isso te afeta. Abraço.
Olá! Compreendo o desafio que vocês estão enfrentando. O bloqueio emocional e a perda de atração podem ser efeitos complexos da depressão e do tratamento com medicamentos. Inclusive, um dos efeitos mais comuns da medicação antidepressiva é a falta de libido e a dificuldade de chegar ao orgasmo. É encorajador que seu namorado esteja buscando ajuda através da terapia. A terapia pode oferecer um espaço para explorar esses sentimentos, entender as raízes do bloqueio e desenvolver estratégias para reconectar-se emocionalmente e sexualmente. A paciência, compreensão e comunicação aberta são fundamentais durante esse processo. Encoraje-o a discutir essas preocupações com o terapeuta e, se necessário, considerar a terapia de casal para apoiar ambos nesse caminho de reconstrução. Lembre-se de que o tempo e o suporte profissional podem oferecer esperança para a superação desses desafios. Estou à disposição se precisarem de ajuda!
Em relação a sua pergunta de uma forma mais direta: Sim, é possível que o uso de medicações, que a depressão ou que outros fatores da vida causem no seu namorado estes sintomas que você relata que ele chama de "bloqueios". A vida erótica sempre tem relação com diversos aspectos da vida de cada pessoa, de modo que outros fatores influenciam nela e podem a modificar drasticamente em determinados momentos. Porém, eu tive a sensação ao ler o seu relato que talvez o mais importante de você poder escutar/ler neste momento não seja apenas uma afirmativa de que é possível que o seu namorado realmente esteja passando e sentindo tudo isso que ele conta; mas sim, de poder te sugerir que você avalie como você tem se sentido nessa situação. Infelizmente, é comum que familiares, pares românticos e outras pessoas próximas a alguém com depressão acabem tendo algum tipo de sofrimento também. Afinal, não é nenhum pouco simples lidar com tudo isso. Se o desinteresse sexual do seu namorado por você estiver lhe afetando de uma forma que você perceba que é significativo, a busca por uma terapia pode te ajudar muito nesse momento. Eu digo isso porque nós todos somos constituídos a partir do olhar do outro sobre nós, e essa mudança que você relata no olhar do seu companheiro sobre você pode causar inseguranças, dúvidas e sofrimentos que você nem sabia que existiam e que não tem nenhuma relação com ele, na verdade, mas que dizem respeito a questões suas que podem ser elaboradas para que você atravesse esse momento com mais tranquilidade. Porém, se você não sente incômodos específicos por essa mudança no interesse por ti, mas tem questões acerca do relacionamento de forma geral, poderia ser uma saída interessante conversar com ele sobre a possibilidade de uma terapia de casal, para que vocês possam falar especificamente das questões do relacionamento. Espero ter podido ajudar um pouco, e fico a disposição se você avaliar que o tratamento de terapia pode ser útil de alguma forma pra ti. Um abraço, e boa sorte.
A situação parece estar totalmente relacionada com a experiência de seu namorado diante desse período depressivo. A angústia, vazio, falta de sentimentos pode estar relacionado, portanto, com a própria existência dele, não sinta-se mal e não se culpe. Por outro lado, é compreensível que vc sinta-se triste com isso tudo, afinal com o distanciamento dele vc tbm sofre. Aparentemente ele está buscando auxílio e tentando compreender e lidar com o momento, talvez seja sábio de sua parte fazer o mesmo, enquanto indivíduo, pois não há muito o que vc fazer para ajudá-lo especificamente. Caso queiram estar juntos tentem compreender o que estão vivenciando e busquem atividades prazerosas e de compromisso juntos. Estudem juntos, malhem juntos, passeiem juntos.. o sexo também pode aflorar com uma rotina que proporcione a companhia em sua essência. A conversa compreensiva e não julgadora é uma boa ferramenta para reestabelecer contato. Por outro lado, vale também cogitar a possibilidade de que talvez não seja o melhor momento para estarem juntos, e então vc pode tomar passos para sua reaproximação consigo mesma e com seus afazeres. O que vc deixou de fazer desde que o relacionamento iniciou e que gostaria de retomar? Quais planos foram deixados de lado? As relações deixam marcas em nossas vidas, porém precisamos saber os passos que queremos dar e ser coerente conosco e com os outros. Boas trocas pra vcs, espero que a situação se desenrole da melhor forma possível!
É compreensível que essa situação esteja sendo desafiadora para ambos. O impacto dos medicamentos antidepressivos na libido é um efeito colateral conhecido, mas é positivo que seu namorado esteja buscando ajuda através da terapia para lidar com o bloqueio emocional e mental que ele sente. Sim, é possível que eventos, como a depressão e os efeitos colaterais dos medicamentos, possam criar um bloqueio emocional e afetar a atração e a intimidade em um relacionamento. O processo de recuperação pode levar tempo, e é encorajador que ele esteja disposto a enfrentar isso através da terapia.
A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar os sentimentos subjacentes, entender o bloqueio e aprender estratégias para superá-lo. Terapeutas especializados em saúde sexual ou terapia de casal podem ser particularmente úteis nesse contexto. Além disso, é importante que ambos comuniquem abertamente suas necessidades, preocupações e expectativas durante esse processo. A compreensão mútua e o apoio emocional são essenciais para enfrentar os desafios que surgem em um relacionamento. Se o problema persistir, mesmo após a terapia, pode ser útil consultar um médico para avaliar se há questões físicas envolvidas. No entanto, muitas vezes, problemas emocionais e psicológicos podem ser tratados eficazmente com o suporte adequado.

Oi. Existe sim esses momentos onde a redução da libido acontece devido ao uso dos medicamentos, mas vocês ainda desejam manter a relação é importante você buscar ajuda psicológica para lhe ajudar na vivência desse relacionamento de forma saudável. Fico disponível para lhe ajudar nesse momento de sua vida. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Terapia individual de relacionamentos - R$ 70
Sinto muito pelo que você está passando; imagino que a situação possa ter causado muito incômodo e sofrimento. No entanto, se o seu namorado já está fazendo psicoterapia e recebendo um tratamento adequado tanto do psicólogo quanto do psiquiatra, já se avançou bastante. Vivemos em uma sociedade onde a virilidade se tornou um troféu cruel e até mesmo injusto, com a cobrança social impondo ao homem a necessidade de estar sempre pronto e disposto ao sexo, além de desempenhar papéis de força, autossuficiência e invulnerabilidade. Obviamente, os medicamentos podem ter tido um impacto, mas, como reconforto de inúmeros casos que já apareceram na clínica, é o amor que produz satisfação durante a relação. Se você continuar a oferecer todo esse cuidado e suporte, as coisas irão melhorar com o tempo.
Olá, como você está? Sinto muito pela situação! A depressão e o seu tratamento pode ocasionar uma baixa na libido, a sensação de vazio e a apatia como você comentou. Pode ser que a retirada do medicamento tenha sido precoce? Sim. Pode ser que o medicamento tenha causado uma disfunção sexual? Sim, fluoxetina, sertralina, citalopram, escitalopram são todos medicamentos que podem causar disfunção sexual. O tempo de eliminação deles varia entre 5 a 10 dias.
Seria bom ele consultar o psiquiatra novamente e conversar com o psicólogo sobre este assunto. Caso queira conversar sobre como você está lidando com tudo isso, fico å disposição. Fique bem! Abraço, Caína
Isso é comum em transtornos depressivos. Este tipo de relato que acha linda mas não tem desejo também. Somados à própria depressão, o medo de falhar, o medo de decepcionar, de não corresponder à expectativa, etc. pode agravar ainda mais o problema. Há sim tratamento, e é importante demonstrar apoio, talvez encontrar outras maneiras de vivenciar a intensidade do sexo, de maneira não sexual, enquanto ele cuida de si e se sente menos pressionado. Informar estas intenções pode ajudar. É importante que você também esteja em terapia, pois imagino que esta situação deve também ter um custo emocional para você.
Olá, pode existir sim solução e tratamento, uma psicoterapia ou psicanálise pode ajudar a compreender o que houve neste período, o que representa ou representou o estado depressivo e porque "hoje" vem tendo essas "consequências" de falta de libido, desinteresse e imagino de grande conflito, que pode não ter se iniciado apenas agora. Falo isso, pois mais importante é se propor em compreender e analisar o que nosso emocional está querendo nos dizer com seus sintomas, reações no corpo, propor em seu ouvir. Tem algo disso que só ele saberá dizer, e estando em acompanhamento terapêutico auxiliado em encontrar essas respostas que podem não ser simples e rápidas, necessitando de aprofundamento.
Olá. Lendo o seu relato penso em duas coisas: que bom que ele iniciou um processo de psicoterapia, que está cuidando dessas questões que estão causando sofrimento tanto para ele quanto para você. O segundo ponto que observo é que você também está em sofrimento com tudo isso e que seria importante buscar um espaço para cuidar das suas dores, olhar e dar ouvido a elas, no caso, a psicoterapia/análise.