Meu namorado é filho único, o pai dele morreu quando tinha 16 anos, desde de então ele cuida da mãe

18 respostas
Meu namorado é filho único, o pai dele morreu quando tinha 16 anos, desde de então ele cuida da mãe dele, financeiramente pra ser mais exata, porém ela recebe aposentadoria e mais aluguel de uma casa, ela é ajuntada com um cara que nem faz questão de trabalhar e manter a casa, mesmo assim ela não larga dele… por mais que ela tenha condições de se manter, vive pedindo dinheiro emprestado pro meu namorado, a questão é que meu namorado, mora comigo, mas sempre diz que está sem dinheiro ou seja, me colocando em segundo plano, enquanto a mãe nem se quer busca um serviço por mais que ela tenha saúde. O que fazer?
Olá, o dialogo é a base para qualquer relacionamento, acredito que vocês devam conversar sobre este tema, visto que está afetando o relacionamento. É essencial que vocês conversem abertamente sobre o impacto dessa situação no relacionamento, por mais desconfortável que isso seja, pois só assim será possível entender a motivação dele em continuar a cuidar da mãe.
Se, após conversar, vocês não conseguirem encontrar uma solução que funcione para ambos, talvez seja interessante buscar a ajuda de um terapeuta para mediar essa situação e ajudar a encontrar um caminho melhor para todos.

Essa situação é realmente delicada, pois envolve questões emocionais profundas, responsabilidades familiares e possíveis padrões de comportamento enraizados. Seu namorado parece estar em uma posição difícil, tentando equilibrar seu papel como filho, cuidador e parceiro em seu relacionamento. Vamos refletir sobre algumas possíveis abordagens para lidar com isso:

Compreensão do Contexto Familiar
Responsabilidade e Culpa: Como filho único, ele pode sentir uma responsabilidade exacerbada de cuidar da mãe, especialmente após a perda do pai. Essa responsabilidade pode estar atrelada a sentimentos de culpa, que o impedem de dizer "não" ou de impor limites claros.

Dependência Financeira: Parece que a mãe dele desenvolveu uma dependência emocional e financeira dele, mesmo que, objetivamente, ela tenha condições de se manter sozinha. Essa dinâmica pode ser difícil de romper, especialmente se ela se sente vulnerável sem o apoio financeiro do seu namorado.

Dificuldades em Definir Limites: Seu namorado pode ter dificuldades em estabelecer limites claros com a mãe, o que faz com que ele acabe priorizando as necessidades dela em detrimento do relacionamento de vocês.

Como Lidar com a Situação?
Conversa Aberta e Respeitosa: O primeiro passo é ter uma conversa sincera com ele sobre como essa situação está afetando o relacionamento. Expresse seus sentimentos sem acusar, mostrando como a situação financeira impacta vocês dois como casal e o que você espera dele em termos de equilíbrio entre o cuidado com a mãe e o compromisso com vocês.

Exploração de Limites Saudáveis: Proponha a ele a ideia de estabelecer limites saudáveis com a mãe, para que ele possa apoiá-la de forma justa, sem sacrificar o relacionamento de vocês. Isso pode incluir sugerir que ela explore outras fontes de apoio (como trabalho ou outras economias), ao invés de depender exclusivamente dele.

Planejamento Financeiro: Pode ser útil sugerir que vocês dois façam um planejamento financeiro conjunto, que inclua tanto as despesas de vocês quanto as contribuições que ele sente que precisa fazer para a mãe. Isso pode ajudá-lo a visualizar melhor como o dinheiro está sendo gasto e a encontrar um equilíbrio mais justo.

Terapia: Se ele estiver disposto, a terapia pode ajudá-lo a entender melhor a dinâmica familiar e a lidar com os sentimentos de responsabilidade e culpa. A terapia pode fornecer ferramentas para ele aprender a estabelecer limites sem sentir que está abandonando a mãe.

Esse tipo de situação envolve muitas emoções e é difícil de resolver sozinho. Se você sentir que esse conflito está afetando profundamente o relacionamento e não está conseguindo lidar sozinha, estou à disposição para uma sessão de psicoterapia online, onde podemos explorar essa questão com mais profundidade e ajudar vocês a encontrar um caminho que funcione para todos.

Te convidamos para uma consulta: Auxílio na dificuldade do relacionamento conjugal - R$ 150
Faça uma constelação familiar seu namora está "casado com a mãe" na visão da constelação e não está disponível para você. Então você precisa avaliar o quanto você está assumindo o papel da mãe que ele não teve. E também olhar para o seu sistema de origem e avaliar quem sustentou o seu lar. Foi seu pai ou sua mãe? E perceber se um dos seus pais também não estava indisponível para a família, ou quem no seu sistema familiar também estava cuidando da família de origem. O que você vive com ele é reflexo das relações familiares que você também viveu. Na constelação colocamos cada um no seu lugar servindo a vida. E isso pode liberar para a relação de casal estar em primeiro lugar e servir a vida através dela.
Olá, espero que esteja bem na medida do possível. Essa situação é realmente muito delicada. Imagino o quanto deva se sentir angustiada por gostar de alguém, viver com uma pessoa que parece ter dificuldades de impor limites. Imagino que ele deve se sentir angustiado também por ficar dividido entre você e a mãe dele. O ideal é que vocês possam conversar abertamente sobre a situação. Se isso já feito e você não percebeu mudanças significa que ele tem muita dificuldade em transformar a situação. Seria importante que ele procurasse ajuda profissional para rever essas questões. Mas independente disso, é importante que você pense sobre você, sobre como está a relação para você. Sobre os limites que são necessários que você coloque também. Acredito que buscar ajuda de um profissional da psicologia seja importante para te ajudar a pensar nas suas dificuldades e nas suas possibilidades de ação já que no momento você ainda está perdida. O importante é pensar que sempre há possibilidades para resolver os problemas. Procure um profissional para lhe ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! O diálogo em toda e qualquer relação é de extrema importância, tente conversar com seu namorado, façam juntos as contas das despesas gerais do casal para que possam estabelecer qual a melhor forma de funcionamento e caso perceba que está com dificuldades para lidar com essas questões busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para você. Espero ter ajudado, estou à disposição!
A situação que você descreveu envolve um complexo emaranhado de dinâmicas familiares e emocionais. Parece que seu namorado, como filho único e responsável pela mãe, está em uma posição que pode estar influenciando sua capacidade de se dedicar a um relacionamento saudável.

A figura da mãe, que, apesar de ter condições de se sustentar, depende dele financeiramente, indica uma dinâmica de dependência que pode estar enraizada em uma grande dificuldade de separação emocional. Isso pode indicar entre outras coisas, que essa mãe, ao longo da vida pode não ter conseguido oferecer cuidados necessários dentro do esperado, para o seu filho. O que direta ou indiretamente pode ter responsabilizado o filho por atender as necessidades de sua mãe, ao invés de ter tido como filho, as suas necessidades atendidas durante a infância.

É importante considerar que essa relação pode gerar um sentimento de culpa em seu namorado. Ele pode sentir que, ao priorizar o relacionamento com você, estaria abandonando a mãe, o que pode ser uma carga emocional muito pesada para ele. Essa culpa pode se manifestar na forma de comportamento evasivo, como a falta de recursos financeiros e a dificuldade de estabelecer limites claros.

Para ajudá-lo a lidar com essa situação, a primeira abordagem seria promover uma conversa aberta e honesta entre vocês. É crucial discutir como essas dinâmicas familiares estão afetando o relacionamento de vocês e a importância de estabelecer limites saudáveis. Incentive o seu namorado a refletir sobre sua própria identidade fora do papel de cuidador e a considerar o que significa para ele ser um parceiro em um relacionamento íntimo.

Além disso, pode ser útil explorar a possibilidade de terapia familiar ou individual para ele. Isso pode proporcionar um espaço seguro para que ele processe suas emoções em relação à mãe e à sua própria identidade, ajudando-o a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com as demandas familiares.

Finalmente, lembre-se de cuidar de suas próprias necessidades emocionais. É fundamental que você se sinta segura e valorizada em seu relacionamento. Certifique-se de que suas preocupações e sentimentos também sejam expressos e ouvidos. A relação deve ser um espaço de suporte mútuo, e ambos devem se sentir valorizados e respeitados.
Olá, acho que é um assunto muito delicado para ser tratado assim por escrito, já que pode ter diversos caminhos a seguir e respostas. convido você a agendar uma sessão para entender melhor o que está acontecendo e te ajudar a encontrar uma solução. Pode ser como casal ou individual, como você se sentir mais confortável.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 185
A situação que você descreveu envolve dinâmicas familiares complexas e pode, sim, ter raízes profundas nas relações entre seu namorado e a mãe dele. O fato de ele se sentir responsável por ela desde a morte do pai pode ter criado um vínculo onde ele se sente obrigado a sustentá-la, mesmo que isso vá além do necessário.

A constelação familiar pode ser uma abordagem útil para explorar essas dinâmicas. Esse método terapêutico ajuda a revelar e compreender padrões de comportamento e lealdades inconscientes que se formam dentro das famílias. Pode ser que seu namorado esteja, de certa forma, "casado" com a figura da mãe, o que significa que ele prioriza as necessidades dela sobre as suas ou até mesmo as dele próprio, o que pode ser um reflexo de uma lealdade invisível a ela.

É importante conversar abertamente com ele sobre como essa situação está afetando o relacionamento de vocês. Compreender o papel que ele assumiu na vida da mãe e como isso interfere na vida de vocês pode ser o primeiro passo. Se ele estiver aberto, buscar ajuda terapêutica, seja através da constelação familiar ou de outra abordagem, pode ser essencial para ajudar a equilibrar essas relações e permitir que ele tenha uma vida mais saudável e equilibrada com você.
Neste caso seria interessante vocês fazerem uma terapia de casal para que possam trabalhar a cena do casal, a responsabilidade afetiva e a terapeuta ajudar a mediar estes conflitos.
Ele precisa trabalhar a relação materna e a perda do pai no aspecto familiar
Olá! Entendo sua situação e por vezes a frustração de lidar com as escolhas de seu parceiro afetam a saúde própria, não é mesmo? Primeiramente, recomendaria o que alguns colegas já disseram, o diálogo entre o casal deve existir e para progredir, ambos por vezes devem ceder e compreender a posição um do outro. Segundamente, caso o diálogo não esteja acontecendo, a terapia de casal ou mesmo a terapia individual podem auxiliar a compreender e tomar escolhas que possam ser mais saudáveis a vida de ambos. Decisões como essa são complexas e há a terapia pode fortalecer a segurança para se tomar essas decisões. Qualquer coisa, sou psicólogo e fico a disposição! Abraços! :)
Essa é uma situação delicada e envolve uma série de dinâmicas familiares e emocionais que precisam ser tratadas com cuidado. Seu namorado, como filho único, parece estar preso em um papel de cuidador que começou após a morte do pai. Esse papel, embora possa parecer natural, está afetando negativamente o relacionamento de vocês, especialmente quando ele coloca as necessidades da mãe acima das suas.

O primeiro passo seria uma conversa sincera e aberta entre vocês. Fale sobre como essa situação está afetando o relacionamento e a sua vida em conjunto. É essencial que ele entenda como a falta de equilíbrio financeiro e emocional está impactando vocês como casal. No entanto, essa conversa deve ser feita com empatia, reconhecendo a pressão que ele sente em cuidar da mãe.

Além disso, é importante que ele comece a estabelecer limites saudáveis com a mãe dele. Embora ela tenha condições de se sustentar, a dependência emocional e financeira que ela tem dele precisa ser rediscutida. Talvez sugerir que ela explore outras formas de renda ou buscar ajuda para lidar com sua própria situação possa ser um caminho.

Também é válido considerar a busca por ajuda profissional. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa tanto para ele, no sentido de entender e reconfigurar essa relação com a mãe, quanto para você, para que possa lidar com seus próprios sentimentos e definir o que é importante para você no relacionamento.

Por fim, cuide também de si mesma. Reflita sobre o que você espera do relacionamento e sobre como se sente nessa dinâmica. Lembre-se de que um relacionamento saudável precisa ser equilibrado, onde ambos os parceiros se sintam valorizados e respeitados. Se sentir que a situação não melhora, talvez seja hora de reavaliar a relação.

Entendo como você deve estar se sentindo impotente nessa situação. Mas isso é muito difícil também para o seu namorado, que fica no meio de duas pessoas que ele ama e acaba não sabendo até onde colocar limites em relação a esses pedidos de ajuda da própria mãe, justamente por saber que "ela já fez muito por ele".
Então, apesar de você também estar fazendo muito por ele e por vocês, eu vejo isso acontecer com muitos casais, porque quem fica no meio disso acaba se sentindo praticamente impedido de dizer não por um grande sentimento de culpa ou algumas vezes, até por uma certa manipulação de quem pede a ajuda.

Esses conlfitos geralmente acontecem quando um dos parceiros, no caso, seu namorado, tem algum parente um pouco mais dependente ou às vezes até abusivo que acaba se "aproveitando", de alguma forma, da falta de assertividade desse parceiro... ou por ser abusivo mesmo, ou por seguir algum padrão familiar e acreditar que essa ajuda é "naturalmente devida" nesse nível ou, como parece ter influenciado no caso de vocês, pela perda do pai e por sentir que agora é ele quem deve "ajudá-la como provedor".

Então, por ser uma situação mais delicada, que mexe tanto com culpa, dificuldade de dizer não, relação mãe e filho, quanto com o relacionamento de vocês, eu recomendaria fortemente que você procurasse sim uma ajuda de um psicólogo especializado em casais.

Tanto para que ele consiga encontrar e impor esse limite à sua mãe, de forma que ele ainda se sinta "seguro" e sem culpa no relacionamento com ela, quanto para que ele também consiga, com isso, priorizar o relacionamento de vocês, sem sentir que você está sendo "injusta" com ele ou com a mãe dele.

A terapia de casal, nesse momento, é imprescindível porque se esse movimento não for muito bem assertivo e equilibrado, isso poderia começar a causar um desgaste cada vez maior no relacionamento entre vocês, o que poderia levá-los a uma relação infeliz ou até ao término da relação. Não quero te assustar afirmando isso, mas é o que vejo acontecer com muitos casais. Mas como você está tendo a atitude mais certa, que é buscar ajuda, você vai conseguir sim resolver esse impasse tá bom? E fica tranquila, porque é algo bem solucionável, desde que realmente seja feito com ajuda profissional e de alguém especializado em casais, porque nesse caso específico, apenas conversar com ele não iria mesmo acarretar nenhuma mudança sustentável. A resposta ficou imensa, rs, mas espero ter ajudado!

Acredito muito no potencial da comunicação aberta, clara, objetiva e não violenta para favorecer o entendimento em direção à solução de conflitos, mas nem sempre estamos preparados. Há, geralmente, dificuldades emocionais ou traumas que impedem que haja esse espaço, quando a necessidade se apresenta.
Caso sinta que possa estar vivendo esta dificuldade, estou à disposição para ajudá-la.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Não sei o que você já tentou diante desta situação. Mas morar juntos requer uma sociedade na questão financeira (entre outras). Supondo que vocês já conversaram sobre esta situação, te pergunto: o que te faz ficar com uma pessoa que não vem cumprindo com sua parte? O dinheiro é um dos fatores de poder numa relação e parece que na tua, você acaba tendo algum, não todo, pois teu companheiro dá dinheiro para a mãe quer tu queira ou não. Portanto, é como se ele desse mais amor à mãe que a ti, pois você considera que ele te coloca em segundo plano, o que indica que a mãe dele retira algo que consideras ser teu (o primeiro plano). Quando já se sentiu assim antes? Penso que tens muito a entender das dinâmicas e equilíbrio nas relações que você se coloca e repete. Quem sabe seja hora de iniciar uma terapia?
O diálogo entre você e seu namorado precisa ser aprimorado. Falar sobre dinheiro é importante para compreender as diferentes formas como cada um prioriza seus gastos.
Essa conversa pode ser difícil pois cada um vem com uma série de crenças sobre finanças.
Convoque ele para esse conversa dinheiro deixa de ser tabu.
É importante, entender, que por mais que essas questões familiares te atinjam e incomodem, é necessário que você chame seu namorado para uma conversa, visando definir a situação entre vocês dois.
Se realmente vocês pretendem formar uma família, é preciso, entender, algumas características fundamentais do que é ser família: afeto, convivência, responsabilidade e principalmente compartilhamento de valores e objetivos.
Na pergunta relacionada, percebe-se que no quesito responsabilidade em relação ao outro e o compartilhamento de objetivos está sendo insuficiente.
Uma terapia de casal pode auxiliar o casal no entendimento desses valores e na construção de esquemas comportamentais adequados a uma vida a dois.
Para finalizar, somente o afeto/amor, não basta numa relação conjugal.
Olá, é necessário que você converse abertamente com o seu namorado e entrem em um acordo em relação aos gastos necessários para a amanutenção da casa e da vida de vocês. Não há certo ou errado nessa situação, o que é importante é que voces estejam em acordo.
Esta é uma questão relacional do seu namorado e da mãe dele em que é difícil você adentrar. Como vocês estão em uma relação, ainda mais morando juntos em que compartilham um espaço, contas e hábitos, é importante levar a ele seus sentimentos e preocupações. Porém só buscamos mudar aquilo que enxergamos como problema. Se ele estiver muito embaralhado com a mãe a ponto de prejudicar a relação com você e as finanças dele, porém não enxergar tal questão como um problema, não há o que fazer por enquanto. Em um casal existem três pessoas: eu, tu e nós. Ambos precisam cuidar do "nós". Agora, se ele se mantiver desta forma, o que você deseja? Ele está te atendendo como parceiro? Vale você entender como está o seu "eu" nessa relação também.