Meu namorado è esquizofrenico, mais quando esta comigo se comporta como adulto.Mais quando esta na p

16 respostas
Meu namorado è esquizofrenico, mais quando esta comigo se comporta como adulto.Mais quando esta na presenta dos pais ou de pessoas, se comporta como criança.Eu não entendo essa atitude dele e ele já tem 30 anos.È normal esse comportando diante das pessoas por causa dessa doença.Fica infantilizado na presença dos pais?
O modo como alguém se comporta diante de outra pessoa depende de como a relação foi construída. Pelo que fala, parece que ele mantém modos de se relacionar, de se posicionar diante do outro, bem diferente quando está diante dos pais. O diagnóstico de esquizofrenia certamente não explica tudo, não é apenas por esse motivo que ele se mostra infantilizado diante dos pais. Esse comportamento infantilizado, ele também percebe? Incomoda a ele? De que modo essas atitudes dele atingem você ou o relacionamento de vocês?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Olá! Imagino sua dificuldade em compreender as situações, o diagnóstico ajuda a entender algumas coisas, mas não abrange tudo, para isso seria necessário assimilar melhor como esses vínculos e relações foram construídas, saber dele como ele se vê diante dessas pessoas, por exemplo. Se você está incomodada com isso e percebe que isso vem interferindo no seu relacionamento talvez seja válido conversar com ele sobre ou buscar uma psicoterapia para você mesma, trazer essas questões que te angustiam e elaborá-las. Estou à disposição e se cuide!
Olá, ele recebeu de fato um diagnóstico de esquizofrenia? Muito importante este diagnóstico ser feito por um médico psiquiatra. De qualquer forma, como você tem lidado com esta alternância? É realmente um desafio muito grande para as pessoas que estão envolvidas com um paciente esquizofrênico e, é fundamental que você busque um psicoterapeuta para colocar estas questões do relacionamento e outras que poderão surgir ao longo do seu processo. Qualquer necessidade, me coloco à disposição.
É possível esse comportamento. Em alguns pacientes isso ocorre, ele pode ter uma vida normal em outras relações. Inclusive o fato dele ficar bem junto de você também tem significado e relação
OLa! Nem imagino o quanto deve estar sendo dificil pra vc passar por isso.
Olá! Imagino que esteja sendo muito difícil lidar com isso. Não existe receita para lidar com o sofrimento, cada pessoa busca a sua maneira de lidar com a dor, e às vezes, o que funciona para o outro pode não funcionar pra você. O sofrimento não tem hora, por isso, a terapia não impede que você sofra, mas te proporciona um lugar para cuidar da sua dor.

MAs que bom q vc esta buscando ajuda hein. A pessoa com diagnostico que faz tratamento corretamente pode ter uma vida praticamente nromal.Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!
Recomendo buscar um profissional, pois é impossível avaliar a causa de uma dificuldade com base apenas em um recorte da sua experiência. Beijos!

@leticiafernandespsi
Olá, a esquizofrenia é uma condição complexa que pode afetar o comportamento e a forma como uma pessoa se relaciona com o ambiente e as pessoas ao seu redor. O comportamento de uma pessoa com esquizofrenia pode variar dependendo do contexto e do ambiente em que se encontra.

É essencial lembrar que cada pessoa com esquizofrenia é única, e os comportamentos podem variar de indivíduo para indivíduo.

Caso ele ainda não esteja recebendo acompanhamento de profissionais de saúde mental, é recomendado buscar ajuda.
Olá! Talvez tenha algo na presença desses pais que o convide para uma posição diferente do que na relação com você. As vezes mesmo que ele não queira, apenas acontece, isso de se ver numa posição mais infantil, há de ter delicadeza para abordar isso em processo de tratamento se for uma queixa de sofrimento da pessoa envolvida, seu namorado no caso. Fico à disposição.
Olá , bem complexo mesmo, mas pode ocorrer. A esquizofrenia pode afetar a forma como uma pessoa percebe o mundo ao seu redor e como interpreta as interações sociais. Isso pode levar a respostas diferentes em situações sociais, dependendo do contexto e das pessoas envolvidas.

Sintomas e estado de humor: Os sintomas da esquizofrenia podem variar ao longo do tempo e podem ser mais acentuados em algumas situações. Isso pode resultar em respostas diferentes em diferentes momentos e com diferentes pessoas.

Personalidade prévia: A personalidade e traços individuais da pessoa antes do desenvolvimento da esquizofrenia também podem influenciar como eles se comportam com diferentes pessoas.
Olá. A esquizofrenia é uma doença mental complexa que pode afetar pensamentos, emoções e comportamentos. É comum que existam dificuldades em lidar com situações sociais e que apresentem mudanças comportamentais diferentes e até mesmo contraditórias, dependendo do contexto e do estado mental da pessoa. Em situações mais estressantes, desconhecidas, que apresentam maior ameaça e desenvolvem maior ansiedade, o comportamento é mais infantilizado, como forma de lidar com a situação. Quando o ambiente é mais conhecido , amistoso, gera maior segurança, tranquilidade, sentimento de apoio, consequentemente apresenta-se comportamento mais adulto. Cada caso de esquizofrenia é único, e o comportamento pode variar amplamente entre os indivíduos. Por isso, é crucial procurar orientação e suporte profissional para compreender melhor o comportamento específico em questão. Ajudar a pessoa a gerenciar sua condição e oferecer apoio compreensivo pode fazer uma grande diferença em sua qualidade de vida e relacionamentos. O tratamento da esquizofrenia geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que combina medicação, psicoterapia e apoio psicossocial. A medicação é um componente fundamental no tratamento dessa condição, uma vez que pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Sempre à disposição.
Pra começar, vamos quebrar um pouco essa visão dicotômica na qual as coisas são 8 ou 80?
Porque algo tem que ser normal ou anormal? Quem define isso? Acredito que ele tem sorte por te ter na vida dele, e com sua compreensão e estabilidade emocional ele poderá te trazer muita sorte também!
Conheço esquizofrenicos que são excelentes pessoas, profissionais e familiares!

fique na paz.
É possível que o comportamento infantilizado de seu namorado diante dos pais esteja relacionado a dinâmicas familiares, pressões sociais ou até mesmo a uma forma de lidar com a esquizofrenia. Algumas pessoas adotam diferentes máscaras ou comportamentos em diferentes situações como uma estratégia de adaptação. É importante compreender que cada indivíduo é único e que as manifestações da esquizofrenia podem variar. Encoraje uma comunicação aberta e apoie a busca de orientação profissional, como terapia, para entender melhores esses padrões de comportamento e aprender formas de expressão saudáveis.
Não é possível estabelecer que esse comportamento esteja acontecendo por conta da esquizofrenia, já que é uma condição complexa onde vários fatores influenciam. Pode ser que seja uma questão da dinâmica familiar ou forma dele lidar com emoções. Penso que fazer psicoterapia é importante tanto para quem tem o transtorno quanto para quem convive com a pessoa, para poder compreender melhor o contexto e encontrar recursos para lidar com as situações. Abraço.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Lidar com pessoas esquizofrenicas de fato e uma situação que nós faz questionar a todo momento se esta tudo bem ou não, como a esquizofrênia tem aspectos muito particulares de acordo com o grau a infantilização pode estar relacionado ao vínculo criado com os pais e o modo como vê o mundo que o faz ter tais comportamentos.
E importante nesse processo em conjunto que você também possa realizar um tratamento terapeutico para que te fortaleça em suas opiniões e para que você fique bem também com este processo de doença mental do seu namorado.
Um forte abraço fique bem.
Como analista do comportamento, posso oferecer uma perspectiva sobre esse comportamento. A esquizofrenia pode afetar o comportamento das pessoas de diferentes maneiras, e algumas podem apresentar comportamentos mais infantis em certas situações, especialmente na presença de figuras de autoridade, como os pais. Isso pode ser uma forma de lidar com a ansiedade, o estresse ou as expectativas sociais associadas a essas interações. É importante considerar também que o ambiente e as dinâmicas familiares podem influenciar o comportamento. Recomendo uma comunicação aberta e empática com seu namorado, e talvez também envolver um profissional de saúde mental para entender melhor suas necessidades e desenvolver estratégias para lidar com essas situações.
Olá! Comportamentos infantis em situações sociais podem ser uma forma de seu namorado lidar com a esquizofrenia. Essa doença pode afetar o desenvolvimento emocional e social. É importante lembrar que, mesmo com uma pessoa esquizofrênica contexto modifica o comportamento. Pode ser que situações de estresse ou vergonha desencadeiem comportamento inadequados que você chama infantis. Pode ser que na presença de pessoas mais velhas, ele pode se sentir mais seguro em expressar esses comportamentos. É importante conversar abertamente com ele sobre suas preocupações e considerar buscar orientação profissional para entender melhor a situação e encontrar formas de lidar com ela juntos.
Olá!
Imagino que possa ser desafiador namorar uma pessoa com esquizofrenia e também as dúvidas e inquietações que isso possa gerar.
O posicionamento infantilizado do seu namorado diante dos pais pode ou não guardar relação com o diagnóstico recebido e pode ou não incomodá-lo.
Mas uma pergunta importante é: em que medida isso tem afetado você e por que?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!