Meu médico recomendou ECT e eu acho que realmente é o único procedimento que pode me ajudar. Mas meus

3 respostas
Meu médico recomendou ECT e eu acho que realmente é o único procedimento que pode me ajudar. Mas meus pais tem medo, e não podemos pagar. É possível fazer no HC em SP mesmo sendo de outro estado? Lá seria de graça? O que eu precisaria para fazer lá? Eu tenho convênio mas me disseram q não cobre ECT.
Bom dia, O iPQ (Instituto de Psiquiatria) da HC de São Paulo aceita, sim, pessoas de outros estados. No entanto, independente de onde é o paciente, o procedimento é sempre cobrado. Embora planos de saúde não aceitem inicialmente pagar a ECT é obrigatório por lei. Com indicações bem feitas do seu médico, cópia de prontuários pode ser tentada i um pedido ao plano de saúde. Se for negado, procure um advogado e recorra à justiça.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A eletroconvulsoterapia (ECT) é um excelente tratamento. Suas desvantagens são o custo, a necessidade de vários exames para fazê-lo, de um ambiente controlado, de anestesista, de aparelhagem especial (para aplicação da ECT, eletroencefalógrafo, eletrocardiógrafo, oxímetro etc.). Além disto, quando se trata uma pessoa com medicações e ela fica bem com determinada dose de determinado remédio, em geral basta manter este remédio por um período prolongado (ou mesmo em caráter permanente). No caso da ECT, após o término das sessões, há necessidade de dar continuidade através de um remédio, pois não há estudos definitivos comprovando a eficácia de continuar o tratamento com a própria ECT. O aspecto positivo é que, muitas vezes, remédios que antes da ECT não foram efetivos, após a ECT passam a funcionar e manter a pessoa sem depressão.

Não sei se o HC aceita pessoas de outros estados, mas pelo que sei o serviço está bem sobrecarregado. Há convênios que cobrem.
Eletroconvulsoterapia (ECT) só tem três indicações atualmente. Na depressão quando o paciente não melhora ou não sai do quadro após internação e com tratamento intravenoso. Na Esquizofrenia Catatônica que não melhora ou não sai do quadro com medicação em regime de internação. Por último no estupor epiléptico, paciente fica extremamente agressivo e é necessário desencadear uma crise convulsiva através do ECT, atualmente já não ocorre este quadro devido aos anticonvulsivantes. Ressalto que o ECT deve ser realizado com indução anestésica, com a presença do anestesista.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Eletroconvulsoterapia (ECT)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.