Meu médico prescreveu Sertralina 100 mg para ansiedade generalizada. Estou usando há 23 dias. Quanto

4 respostas
Meu médico prescreveu Sertralina 100 mg para ansiedade generalizada.
Estou usando há 23 dias.
Quanto tempo demora para a Sertralina combater a ansiedade generalizada?
O mecanismo de ação da sertralina e outros fármacos da classe dependem de modificações lentas que ocorrem alem dos neurotransmissores e envolvem fatores tráficos cerebrais e expressão de novos genes. Isso leva tempo, variando individualmente, mas podendo ficar entre 40-90 dias. Também ha necessidade de se avaliar se a dose esta adequada ao caso. Alem disso o TAG deve ser tratado com psicoterapia, pois somente a medicação tem resposta parcial nestes casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os antidepressivos em geral demoram 4-6 semanas para fazer efeito.
Por isso em geral no início do tratamento associamos medicações pra diminuir sintomas a mais curto prazo - benzodiazepinicos (clonazepam, alprazolam, etc) ou antipsicóticos (quetiapina). A psicoterapia costuma auxiliar muito na melhora dos sintomas.
Para melhora dos sintomas do transtorno de ansiedade generalizada é necessário além da medicação que faça também psicoterapia. A medicação ajuda no alívio dos sintomas mas quando seu efeito passa, os sintomas retornam. Somente em terapia se aprende técnicas para o enfrentamento dos sintomas como técnicas de relaxamento, mudança nos pensamentos que contribuem com o quadro, investigação do seu modo de funcionar diante das situações que podem ajudar na manutenção do TAG, além do autoconhecimento que por si só ajuda muito a diminuir seus sintomas. Ao longo do tratamento, com a redução dos sintomas é possível conversar com o médico para avaliar a possibilidade de redução gradual da medicação. Espero ter ajudado! Abraço!
Os medicamentos não levam a cura imediata, eles aliviam os sintomas e dependendo do grau da ansiedade e dos fatores que levaram ao transtorno é indispensável o tratamento psicoterapêutico em conjunto com a medicação, pois somente com mudanças internas de como a pessoa interage com seu meio e com os outros e consigo mesma que pode ocorrer o alívio duradouro dos sintomas e as mudanças necessárias para aprender a lidar e transformar suas formas de agir no mundo que levaram a essas crises neuróticas.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.