Meu médico pediu que eu parasse bruscamente com o uso do Paxil 12,5mg (1 compr. ao dia por 60 dias)

9 respostas
Meu médico pediu que eu parasse bruscamente com o uso do Paxil 12,5mg (1 compr. ao dia por 60 dias) hoje 15/07/18, faz 5 dias que não tomo o comprimido, mas no 3ª e 4ª dias comecei a sentir umas tonturas na cabeça e uns enjoos parece uns mal estar isso pode ser decorrente da descontinuação do Paxil?
Alguns remédios de uso contínuo quando são interrompidos podem vir a causar algum tipo de mal estar, isso ocorre tanto no início do tratamento ou na fase de descontinuidade. Você informa uma queixa de depressão, acredito que seria importante você ter o acompanhamento de um psicólogo nesse momento de grande sensibilidade em sua vida. No mais, o tratamento multidisciplinar entre psicólogo e psiquiatra sempre trazem grandes benefícios aos pacientes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Era para ter sido feito o desmame da medicação, ou seja, retirar a medicação aos poucos.
É necessário que pergunte ao médico o porquê da retirada brusca, ele deve ter alguma razão para ter tomado essa decisão - que não é a mais comum. Lembre-se que o tratamento da depressão deve ser feito com o acompanhamento de médico psiquiatra/neurologista (em caso de medicação) e por psicólogo (SEMPRE). O remédio trata o sintoma da depressão, mas a psicoterapia é que vai tratar as causas da doença.
Boa tarde, realmente a retirada da Paroxetina súbita, pode gerar tais sintomas.
Porém o risco aumenta quanto maior a dose.
A dosagem de 12,5 mg é em geral uma dosagem pequena, mas pode gerar tais sintomas mesmo assim.
Esta medicação demora aproximadamente 5 dias para sair completamente do seu organismo, logo é provável que no sexto dia após a interrupção, esteja se sentindo melhor.
É importante também lembrar que se a medicação foi prescrita, é provável que você apresentasse sintomas depressivos ou ansiosos que podem voltar cm a retirada.
Não se preocupe que há inúmeras medicações que podem substituí-la.
Converse com seu médico a melhor opção.
Atenciosamente,
Os medicamentos são retirados paulatinamente para evitar esses desconfortos. A resposta que lhe dará mais assertividade será de um médico psiquiatra., ou teria que voltar em seu médico para falar dessas reações que vem apresentando.
Atenciosamente.
É pouco provável que seja em decorrência da parada do Paxil, pois a dose que você tomava já era bem baixa, mas seria importante conversar com seu psiquiatra a respeito disso.
Esses sintomas são decorrentes da retirada do Paxil, pois apesar de ser uma dosagem pequena fez uso durante 60 dias, sendo indicado o desmame gradual e não a suspensão brusca. A descontinuação da medicação dessa forma pode provocar o que chamamos de Síndrome da Retirada, caracterizada por sintomas similares aos descritos porem que são autolimitados, sugiro consultar o especialista para avaliar seu tratamento e adotar a conduta mais assertiva para seu caso.
Sim, apesar da pequena dosagem, é provável que seja essa a causa. Pelo que você falou, está sendo acompanhada por um médico e nesse caso , reportando a ele os acontecimentos. Depois de alguns dias você vai se sentir melhor. Caso não esteja fazendo psicoterapia, é o momento de iniciar. Vai lhe ajudar muito.
O Paxil normalmente é indicado como antidepressivo, você deve seguir a orientação do seu médico, pelo seu questionamento, pareceu-me que você pudesse estar desconfiando da orientação médica.
Por algum motivo ele fez a retirada dessa forma, converse com ele e lhe informe o que sentiu, ninguém melhor que ele para lhe orientar.
Lembrando que todo e qualquer medicamento antidepressivo, levará um tempo para fazer efeito e a reação da sua retirada poderá levar alguns dias, provocando algumas reações.
Todo e qualquer tratamento para depressão, deverá ser associada a Psicoterapia.
Espero que lhe tenha ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.