Meu médico me receitou puran t4 12,5 porque deu alteração no exame, estou sentindo dores musculares

2 respostas
Meu médico me receitou puran t4 12,5 porque deu alteração no exame, estou sentindo dores musculares e no corpo, é normal no início do tratamento?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Apenas 12.5mcg? Não sei não, achei estranho isso. Em geral não causa esse sintoma!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A prescrição de Puran T4, que é uma forma sintética do hormônio tiroxina (T4) produzido pela glândula tireoide, é comum em casos onde há uma alteração nos exames que sugere hipotireoidismo ou outras condições que afetam a função tireoidiana. O ajuste na dosagem do hormônio tireoidiano no seu corpo pode, de fato, levar a algumas reações enquanto o seu sistema se adapta ao novo nível hormonal. Dores musculares e sensações de desconforto no corpo podem ocorrer como parte dessa adaptação.

No início do tratamento com hormônio tireoidiano, o corpo passa por um período de ajuste à nova quantidade de hormônio disponível. Isso pode afetar diversos sistemas do corpo, incluindo o muscular e o esquelético, levando a sintomas como dores musculares. No entanto, é importante destacar que, embora esses sintomas possam ser uma resposta inicial ao tratamento, eles também podem ser indicativos de que a dosagem precisa ser ajustada ou que há outras condições subjacentes que precisam ser avaliadas.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística, enfatiza a importância de olhar para o paciente como um todo, considerando não apenas os sintomas, mas também como diferentes aspectos da vida e saúde do paciente interagem entre si. Nesse contexto, além do tratamento medicamentoso, podem ser consideradas estratégias complementares para aliviar os sintomas, como ajustes na dieta, suplementação nutricional, exercícios físicos adaptados e técnicas de relaxamento, sempre com base em uma avaliação cuidadosa e personalizada.

É crucial manter uma comunicação aberta com seu médico sobre os sintomas que você está experimentando. Ele pode decidir realizar exames adicionais, ajustar a dosagem do medicamento ou explorar outras causas para os seus sintomas. Lembre-se de que o objetivo do tratamento é não apenas normalizar os níveis hormonais, mas também melhorar sua qualidade de vida.

A resposta do corpo ao tratamento com Puran T4 é individual, e o acompanhamento médico regular é essencial para garantir que o tratamento seja eficaz e ajustado conforme necessário. A medicina integrativa pode oferecer um suporte valioso nesse processo, considerando todas as dimensões da saúde e bem-estar do paciente.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!