Meu médico me receitou 900mg de lítio (sou bipolar), 1 comprimido pela manhã e 2 a noite. É normal

4 respostas
Meu médico me receitou 900mg de lítio (sou bipolar), 1 comprimido pela manhã e 2 a noite. É normal essa posologia? Essa dose da noite não estar muito forte? Não poderia ser 3 doses diferentes durante o dia ou 1 e meio em cada dose?
Não vejo problema na prescrição do seu médico. O que mais acho relevante é fazer a litemia, dosagem de lítio sanguínea, quando se está fazendo uso de Carbonato de Lítio (estabilizador do humor), pelo menos uma vez por mês para verificar se está dentro da faixa terapêutica que é de 0,6 a 1,2. Se estiver abaixo de 0,6 não está fazendo efeito e se estiver acima de 1,2 pode ocorrer intoxicação grave, o que é muito perigoso. Chamo atenção ainda para que beba bastante água durante o uso de Lítio, para diminuir a possibilidade de intoxicação. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dose é adequada para cada paciente, de acordo com a avaliação médica e a dosagem sanguínea. Esse fracionamento da dose é feito para minimizar os efeitos colaterais e melhorar a tolerância a medicação. Durante as consultas você pode sugerir ao seu médico que altere novamente a forma de tomar, caso não haja uma boa adaptação.
Boa tarde!
O Carbonato de Lítio é um estabilizador do humor que pode ser usado uma, duas ou três vezes ao dia. A dose prescrita depende do quadro clínico de cada paciente e da dosagem adequada na corrente sanguínea (litemia). Não há qualquer impeditivo para o uso de 2cp de 300mg à noite ou até doses maiores.
Geralmente, a maior dose é concentrada à noite para redução dos efeitos colaterais, entre eles a sonolência diurna.
Após algumas semanas de uso contínuo, é possível avaliar a eficácia da medicação e a ocorrência de efeitos colaterais.
Converse com seu médico para que decidam juntos qual é a melhor posologia para você e se há indicação para a troca pelo comprimido de Carbonato de Lítio de liberação prolongada.
Espero ter ajudado!
Conforme os demais especialistas já explicaram, essa prescrição está adequada sim. A posologia depende muito do paciente e da medicação administrada.
E há mais um fator para escolher essa forma de administrar a medicação: se vc tomar 2x ao dia a chance de esquecer de tomar o remédio é muito menor do que 3x ao dia. Isso conta muito no tratamento do TAB!!!
Siga as recomendações do seu psiquiatra. Mas caso não se sinta confortável, discuta com ele a possibilidade de usar o lítio de liberação prolongada ou 3x ao dia. ????????

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.