Meu marido tem refluxo e atinge as cordas vocais. Tem muita dificuldade de falar, muito pigarro e sente

3 respostas
Meu marido tem refluxo e atinge as cordas vocais. Tem muita dificuldade de falar, muito pigarro e sente corpo estranho na garganta. Já foi a gastro e otorrino. O otorrino diz que não tem nada na laringe, faringe, mas se ele tem refluxo e não consegue quase falar, não deveria aparecer alguma coisa?
Sugiro que ele faça novo exame. Caso ele sinta muita ânsia de vômito durante o exame com o otorrinolaringologista, ele pode fazer nasovideo (pelo nariz). É importante refazer o exame principalmente pela sensação de desconforto e corpo estranho na laringe.
Os sinais de refluxo são bastante pontuais ao exame de imagem da laringe.
Ele já tratou o refluxo? Durante quanto tempo? Continua tratando o refluxo? Isso não ficou muito claro pra mim.
Continue investigando. Não desistam, pois se ele sente este mal estar é preciso insistir para obter respostas e resolver seu problema.
Outra pergunta? Ele tem bruxismo (range os dentes à noite)?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu concordo quanto ao novo exame. Oriento tb, junto ao novo exame de imagem do otorrino, investigar o comportamento vocal de seu marido, com um fonoaudiólogo. A dor e incômodo podem sim estar associado ao refluxo, mas pode ser tb um comportamento inadequado da voz que se tornou o "normal" dele por hábito. A avaliação percepto auditiva e análise acústica da voz, feitas pelo fonoaudiólogo, especialista em voz, podem orientar muito, unidas ao exame de imagem novo do otorrinolaringologista.
Procure fazer um exame de videolaringoestroboscopia com um otorrinolaringologista, que é um exame que possibilitará uma melhor visualização e funcionamento da laringe. Se seu marido realmente possuir refluxo é necessário o tratamento, já que o refluxo pode levar à irritação na parte posterior da laringe, até mesmo na mucosa das pregas vocais. Vale também a pena investigar com um fonoaudiólogo se há algum sinal de disfagia (problemas durante a alimentação e deglutição). Espero ter conseguido ajudar.

Especialistas

Raquel Castanheira

Raquel Castanheira

Otorrino

Ouro Preto

Fabiana Belchior

Fabiana Belchior

Otorrino

Niterói

Miriã Boaretto T Fernandes

Miriã Boaretto T Fernandes

Otorrino

São Paulo

Anne Louise Tortato

Anne Louise Tortato

Otorrino

Itajaí

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Doenças Da Laringe
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.