Meu marido tem insônia há anos! Já tomou inúmeros remédios receitados pelo psiquiatra: Zolpidem;

6 respostas
Meu marido tem insônia há anos! Já tomou inúmeros remédios receitados pelo psiquiatra: Zolpidem; amplictil; queropax... Sempre mudando na tentativa de de acertar com um remédio que o ajude. Mas ultimamente está desolado, pois nenhum desses faz com que ele durma! O que devemos fazer?
A insônia pode ser considerada simples no tratamento, mas se não avaliamos sua causa podemos cair no erro de tornar o paciente intolerante aos medicamentos sem ajudá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria importante ele ter uma equipe multidisciplinar, contendo psicólogo (a), neuro, psiquiatra, entre outros. As vezes a insônia pode ser considerada parte de um sintoma, ou seja, algo que ele não consegue lidar internamente, e ao tentar descansar, a sua mente não o deixa dormir, por talvez, ficar ansioso pensando em inúmeras situações.
Uma intervenção com equipe multidisciplinar tem se mostrado mais efetiva.

Busque um acompanhamento psiquiátrico (um especializado em distúrbios do sono) e um suporte terapêutico (psicanalise / comportamental.. cada paciente se identifica com uma abordagem, isto é muito pessoal).

Avalie os profissionais que ira escolher, e lembre-se, é importante que estes profissionais interajam para que o tratamento seja bem direcionado
Seria importante que ele passasse por uma avaliação pormenorizada, incluindo a investigação de definição e tipologia de insônia e suas causas possíveis, incluindo causas físicas. Uma vez avaliado de maneira pormenorizada, e entendida a insônia como um sintoma de um transtorno psiquiátrico ou como um transtorno primário do sono, torna-se mais simples instituir uma terapêutica adequada.
A insônia pode ser de difícil tratamento, nem todos os pacientes respondem como o esperado às medicações prescritas.
Neste caso, acredito que o melhor seria uma avaliação com um psiquiatra, de preferência especialista em distúrbios do sono, para que ele consiga identificar possíveis causas da insônia e estabelecer um tratamento que seja efetivo. Essa avaliação pode incluir exames laboratoriais e polissonografia.
Fazer terapia também pode ser de grande ajuda, especialmente a terapia cognitiva comportamental (TCC) com um profissional capacitado. Espero ter ajudado. Boa sorte, um abraço.
Além da medicação adequada sugiro a hipnose clínica dentro de um contexto de Psicoterapia, pois auxilia de forma expressiva em casos de insônia, com uma reprogramação neurolinguística em estado de transe conseguimos induzir o sono facilmente e conseguimos por meio de uma associação fazer um relaxamento onde o próprio paciente irá eliciar estados relaxantes em seu corpo por meio de uma auto-hipnose, é realizado um treinamento para isso e todo o processo é científico.

Especialistas

Fernanda Mallmann

Fernanda Mallmann

Psicólogo

Curitiba

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Ismael De Oliveira

Ismael De Oliveira

Terapeuta complementar

Carapicuíba

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Psicólogo

Engenheiro Coelho

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 219 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.