Meu marido tem insônia há anos! Já tomou inúmeros remédios receitados pelo psiquiatra: Zolpidem;

6 respostas
Meu marido tem insônia há anos! Já tomou inúmeros remédios receitados pelo psiquiatra: Zolpidem; amplictil; queropax... Sempre mudando na tentativa de de acertar com um remédio que o ajude. Mas ultimamente está desolado, pois nenhum desses faz com que ele durma! O que devemos fazer?
A insônia pode ser considerada simples no tratamento, mas se não avaliamos sua causa podemos cair no erro de tornar o paciente intolerante aos medicamentos sem ajudá-lo.

Seria importante ele ter uma equipe multidisciplinar, contendo psicólogo (a), neuro, psiquiatra, entre outros. As vezes a insônia pode ser considerada parte de um sintoma, ou seja, algo que ele não consegue lidar internamente, e ao tentar descansar, a sua mente não o deixa dormir, por talvez, ficar ansioso pensando em inúmeras situações.
Uma intervenção com equipe multidisciplinar tem se mostrado mais efetiva.

Busque um acompanhamento psiquiátrico (um especializado em distúrbios do sono) e um suporte terapêutico (psicanalise / comportamental.. cada paciente se identifica com uma abordagem, isto é muito pessoal).

Avalie os profissionais que ira escolher, e lembre-se, é importante que estes profissionais interajam para que o tratamento seja bem direcionado
Seria importante que ele passasse por uma avaliação pormenorizada, incluindo a investigação de definição e tipologia de insônia e suas causas possíveis, incluindo causas físicas. Uma vez avaliado de maneira pormenorizada, e entendida a insônia como um sintoma de um transtorno psiquiátrico ou como um transtorno primário do sono, torna-se mais simples instituir uma terapêutica adequada.
A insônia pode ser de difícil tratamento, nem todos os pacientes respondem como o esperado às medicações prescritas.
Neste caso, acredito que o melhor seria uma avaliação com um psiquiatra, de preferência especialista em distúrbios do sono, para que ele consiga identificar possíveis causas da insônia e estabelecer um tratamento que seja efetivo. Essa avaliação pode incluir exames laboratoriais e polissonografia.
Fazer terapia também pode ser de grande ajuda, especialmente a terapia cognitiva comportamental (TCC) com um profissional capacitado. Espero ter ajudado. Boa sorte, um abraço.
Além da medicação adequada sugiro a hipnose clínica dentro de um contexto de Psicoterapia, pois auxilia de forma expressiva em casos de insônia, com uma reprogramação neurolinguística em estado de transe conseguimos induzir o sono facilmente e conseguimos por meio de uma associação fazer um relaxamento onde o próprio paciente irá eliciar estados relaxantes em seu corpo por meio de uma auto-hipnose, é realizado um treinamento para isso e todo o processo é científico.